Engenharia de Produção envolve duas áreas: Engenharia e Administração

A principal tarefa de um engenheiro de produção é melhorar e garantir a eficiência dos processos produtivos em uma empresa de produtos ou serviços. É por isso que o melhor das áreas de Engenharia e Administração está reunido no curso de Engenharia de Produção!

Mas, afinal, onde esse profissional pode trabalhar e como é a grade curricular da Engenharia da Produção? Neste post, vamos tirar essas e outras dúvidas! E além disso, você também vai conhecer um pouco mais sobre a Unigranrio, uma instituição de referência quando o assunto é Engenharia de Produção no Rio de Janeiro!

engen de materiais.jpg

O mercado de trabalho

Seja em um cenário de crise, estabilidade ou crescimento econômico, o que as empresas querem é eficiência na produtividade para aumentar os seus ganhos. E é por isso que o engenheiro de produção tem destaque em negócios de pequeno, médio e grande porte em diferentes setores da indústria ou do comércio de bens e serviços.

Com as habilidades técnicas e gerenciais adquiridas ao longo do curso, o engenheiro de produção pode desempenhar várias funções, do chão de fábrica ao planejamento da estrutura organizacional de uma empresa.

Uma das possibilidades é atuar no controle e na melhoria da produção de um produto, desde a compra da matéria-prima ao transporte da mercadoria finalizada ao cliente, buscando reduzir custos e aumentar a eficiência.

Além de trabalhar com produtos, o engenheiro de produção também pode atuar em empresas de bens e serviços. Um exemplo, neste caso, é a organização dos postos de trabalho e do arranjo físico do estabelecimento para melhorar a produtividade.

O engenheiro de produção também está habilitado a atuar no planejamento estratégico de um negócio, desde sua estrutura organizacional até a tomada de decisões sobre a aplicação de recursos dentro da empresa. Estima-se que a média salarial de um profissional desta área seja de R$ 6,2 mil no Brasil.

Como é a grade curricular de Engenharia de Produção?

O curso de Engenharia de Produção tem duração de cinco anos e, como já dissemos, alia em sua grade curricular disciplinas relacionadas à engenharia, administração e até mesmo a outras áreas, como a economia.

Nos primeiros semestres, o aluno tem contato com disciplinas comuns aos cursos de engenharia, mais relacionadas às Ciências Exatas, como cálculo e física, por exemplo. Esse conteúdo promove as habilidades técnicas necessárias aos profissionais em diversas atividades, como a simulação de processos, método utilizado para antecipar riscos e encontrar soluções em relação aos processos produtivos.

Também fazem parte do currículo as disciplinas específicas da Engenharia de Produção, que capacitam o aluno para as atividades que ele irá encarar na rotina da profissão. Um exemplo é a disciplina de engenharia do trabalho, que ensina ao aluno como gerenciar os postos de trabalho e o ambiente físico para melhorar a produção.

Já as disciplinas ligadas à gestão, à administração, e à economia oferecem uma visão estratégica a respeito da estrutura e do desenvolvimento das organizações. Alguns exemplos são as disciplinas de gestão da qualidade e gestão da produção.

Curso de Engenharia de Produção da Unigranrio

Se você gostou dessa carreira e pretende cursar Engenharia de Produção no Rio de Janeiro, não perca tempo e acesse agora o site da Unigranrio! A instituição oferece diversas opções de bolsas, convênios e descontos, e há várias formas de ingressar no ensino superior, como o vestibular, nota do Enem ou como segunda graduação.

E pra saber mais sobre a Engenharia de Produção, não deixe de baixar o e-book do curso e mergulhar ainda mais nessa carreira cheia de oportunidades!

Baixe o e-book aqui!

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira.

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.