Engenharia de Produção envolve duas áreas: Engenharia e Administração

A principal tarefa de um engenheiro de produção é melhorar e garantir a eficiência dos processos produtivos em uma empresa de produtos ou serviços. É por isso que o melhor das áreas de Engenharia e Administração está reunido no curso de Engenharia de Produção!

Mas, afinal, onde esse profissional pode trabalhar e como é a grade curricular da Engenharia da Produção? Neste post, vamos tirar essas e outras dúvidas! E além disso, você também vai conhecer um pouco mais sobre a Unigranrio, uma instituição de referência quando o assunto é Engenharia de Produção no Rio de Janeiro!

engen de materiais.jpg

O mercado de trabalho

Seja em um cenário de crise, estabilidade ou crescimento econômico, o que as empresas querem é eficiência na produtividade para aumentar os seus ganhos. E é por isso que o engenheiro de produção tem destaque em negócios de pequeno, médio e grande porte em diferentes setores da indústria ou do comércio de bens e serviços.

Com as habilidades técnicas e gerenciais adquiridas ao longo do curso, o engenheiro de produção pode desempenhar várias funções, do chão de fábrica ao planejamento da estrutura organizacional de uma empresa.

Uma das possibilidades é atuar no controle e na melhoria da produção de um produto, desde a compra da matéria-prima ao transporte da mercadoria finalizada ao cliente, buscando reduzir custos e aumentar a eficiência.

Além de trabalhar com produtos, o engenheiro de produção também pode atuar em empresas de bens e serviços. Um exemplo, neste caso, é a organização dos postos de trabalho e do arranjo físico do estabelecimento para melhorar a produtividade.

O engenheiro de produção também está habilitado a atuar no planejamento estratégico de um negócio, desde sua estrutura organizacional até a tomada de decisões sobre a aplicação de recursos dentro da empresa. Estima-se que a média salarial de um profissional desta área seja de R$ 6,2 mil no Brasil.

Como é a grade curricular de Engenharia de Produção?

O curso de Engenharia de Produção tem duração de cinco anos e, como já dissemos, alia em sua grade curricular disciplinas relacionadas à engenharia, administração e até mesmo a outras áreas, como a economia.

Nos primeiros semestres, o aluno tem contato com disciplinas comuns aos cursos de engenharia, mais relacionadas às Ciências Exatas, como cálculo e física, por exemplo. Esse conteúdo promove as habilidades técnicas necessárias aos profissionais em diversas atividades, como a simulação de processos, método utilizado para antecipar riscos e encontrar soluções em relação aos processos produtivos.

Também fazem parte do currículo as disciplinas específicas da Engenharia de Produção, que capacitam o aluno para as atividades que ele irá encarar na rotina da profissão. Um exemplo é a disciplina de engenharia do trabalho, que ensina ao aluno como gerenciar os postos de trabalho e o ambiente físico para melhorar a produção.

Já as disciplinas ligadas à gestão, à administração, e à economia oferecem uma visão estratégica a respeito da estrutura e do desenvolvimento das organizações. Alguns exemplos são as disciplinas de gestão da qualidade e gestão da produção.

Curso de Engenharia de Produção da Unigranrio

Se você gostou dessa carreira e pretende cursar Engenharia de Produção no Rio de Janeiro, não perca tempo e acesse agora o site da Unigranrio! A instituição oferece diversas opções de bolsas, convênios e descontos, e há várias formas de ingressar no ensino superior, como o vestibular, nota do Enem ou como segunda graduação.

E pra saber mais sobre a Engenharia de Produção, não deixe de baixar o e-book do curso e mergulhar ainda mais nessa carreira cheia de oportunidades!

Baixe o e-book aqui!

O novo Coronavírus: O Biomédico em situações de emergência em saúde pública

O Coronavírus é um grupo de vírus comum entre os animais e, ocasionalmente, pode ser transmitido a seres humanos, por isso, é considerado zoonótico. A maioria das infecções em humanos é causada por sorotipos de baixa patogenicidade (229E, NL63, OC43 e HKU1), levando ao desenvolvimento de sintomas semelhantes ao resfriado, podendo causar infecções graves em idosos e crianças. Outros dois tipos virais, altamente patogênicos, já tiveram destaques epidemiológicos, o SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio).