Blog Unigranrio

Matemática a distância: tem diferenças do presencial?

Written by Felipe Rios | 24-10-2018 12:00

Cerca de 51,3% dos professores que dão aulas de matemática no Brasil não possuem formação específica na área para atuar nessa disciplina. Esse problema afeta diretamente a qualidade da educação no país. Por isso, um dos objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE) é que todos os professores da educação básica tenham formação específica na área que ensinam até o ano de 2024.

A demanda por professores qualificados pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja fazer faculdade de Matemática e ter uma carreira de grande relevância social. Mas também existem outras opções para quem se forma na área, como a matemática computacional, que relaciona os conhecimentos com a informática, e a biomatemática, que se conecta com a biologia.

Se você tem interesse em números e cálculos, confira no post a seguir o que se estuda no curso de Matemática e qual a diferença entre fazer Matemática a distância ou presencialmente. Continue acompanhando!

Interação entre professor e aluno

A maior diferença entre os cursos de Matemática a distância e presencial é que no caso da modalidade EaD, os alunos assistem às aulas e acessam os materiais complementares, a exemplo de apostilas, por meio de uma plataforma digital.

Isso significa que a interação entre os estudantes e os professores também acontece por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em fóruns e canais de discussão, e não fisicamente, como acontece no curso presencial.

Avaliações

Nos cursos a distância, existem alguns tipos de avaliações que são aplicados de forma virtual e presencial. Atividades e trabalhos, normalmente, são feitos a distância. Enquanto as avaliações ao final de cada disciplina, geralmente, são aplicadas de forma presencial em locais e datas determinadas pela instituição de ensino.

Horários e custo

As principais vantagens que levam as pessoas a fazerem uma faculdade a distância são a flexibilidade de horários e os menores custos que essa modalidade de ensino costuma oferecer. Isso significa que em um curso de Matemática a distância, o aluno não é obrigado a assistir às aulas no horário marcado, podendo adequar o estudo à sua rotina.

Quanto aos custos, as graduações EaD costumam ser mais baratas do que as presenciais, pois uma única aula é dada para centenas e até milhares de estudantes ao mesmo tempo.

Presença

Como em uma faculdade de Matemática a distância os alunos podem assistir às aulas em qualquer horário, sem que o professor precise estar online ao mesmo tempo.

A presença nas aulas é contada a partir da entrega de atividades e trabalhos, além do tempo de permanência do estudante no AVA.

No curso presencial, o engajamento do aluno é monitorado por meio da lista de chamada.

Diploma

Em relação à validade do diploma, à carga horária e às atividades dos cursos, não há diferenças entre a modalidade a distância e a presencial A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) tem recomendações que precisam ser seguidas pelas instituições de ensino sobre o conteúdo e a quantidade de aulas e avaliações, além de outras questões.

Como você pode ver neste post, em termos de qualidade e validade no mercado de trabalho, não há diferenças entre fazer Matemática a distância ou presencial. Por isso, algumas vantagens do EaD, como menores custos e flexibilidade de horários, têm levado cada vez mais pessoas a investirem nessa modalidade de ensino para concluir a graduação. Essa, portanto, pode ser a sua chance de fazer uma faculdade de Matemática.

Agora que você sabe mais sobre o curso de Matemática a distância, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem esse assunto!