O que é Sistemas de Informação?

Os fundamentos dos sistemas de informação estão em nosso dia a dia. Ao acessar um aplicativo delivery, fazer login em sua rede social favorita, entrar no site do seu banco para pagar uma conta ou ler uma notícia, você está enviando e recebendo informações por meio de sistemas elaborados para esse fim.

Administrar o fluxo de dados que circulam diariamente por esses sistemas é uma tarefa para o egresso do curso de Sistemas de Informação. Mas, afinal de contas, o que você sabe sobre esse tema? Se está pensando em escolher essa carreira, descubra mais sobre o assunto neste post!

sistema da info

Entendendo os fundamentos de Sistemas de Informação

Via de regra, o conceito de Sistema de Informação é aplicável a todo mecanismo projetado com a finalidade de coletar, processar, armazenar e transmitir informações, de maneira a facilitar o acesso de usuários interessados, solucionando problemas e atendendo suas necessidades.

Para estruturar um sistema de informação, é preciso desenvolver soluções que atendam às finalidades desejadas, destacando-se, por exemplo, o controle de processos internos, como o volume de vendas ou a disposição de itens no estoque.

Embora cada componente execute uma função específica, todos eles estão inter-relacionados em prol do cumprimento de uma meta comum. Destaca-se também a conversão de dados em informações, ou seja, obter conhecimento a partir de dados brutos, o que é essencial  na tomada de decisões mais assertivas atualmente, onde tem-se uma grande massa de dados distribuídos pela Internet.

O que leva as empresas a investirem em Sistemas de Informação?

Em tempos onde as empresas devem se adequar a padrões de exigência cada vez mais altos, a exploração dos fundamentos de sistemas de informação transformou-se em um importante diferencial capaz de potencializar a competitividade das organizações.

Isso porque, via de regra, a informatização dos sistemas reduz drasticamente a ocorrência de falhas, permitindo que elas sejam identificadas e corrigidas mais rapidamente. Além do mais, centraliza a gestão dos diferentes processos de uma empresa, possibilitando que os resultados alcançados sejam analisados de forma individual ou integrada.

Ademais, frente ao alto volume de informações produzido por uma companhia, vale lembrar que a checagem e conferência feita por seres humanos desperdiça muito tempo. Com a automação, as pessoas podem concentrar seus esforços nas atividades onde a sua intervenção se faz realmente necessária.

Onde estão as oportunidades para quem cursa Sistemas de Informação?

O mercado de trabalho para o analista de sistemas é bastante promissor, assim como para qualquer outro bacharel que trabalhe com Tecnologia da Informação (TI). Destaca-se, inclusive, o excedente de vagas não preenchidas pela falta de profissionais qualificados e, além disso, fala-se hoje que programação é o novo Inglês.

As oportunidades podem ser encontradas em organizações dos diferentes setores e portes, como instituições financeiras, indústrias, e-commerces, entre outros. Aliás, é um equívoco acreditar que a automação é vantajosa apenas para grandes companhias ou multinacionais, basta observar as startups de base tecnológica, como pequenas e simples soluções que impactam muitos usuários.

O bacharel formado no curso de Sistemas de Informação pode gerenciar todo o sistema de TI de seu cliente ou atuar prestando assessoria para vários deles ao mesmo tempo, no desenvolvimento de softwares sob encomenda. Ou seja, é um grande mercado de oportunidades para empreendedores.

Depois de descobrir o que é sistemas de informação e as possibilidades que esta carreira traz para os egressos do curso, aproveite para acessar a página do vestibular da Unigranrio e faça sua inscrição o quanto antes!

INSCREVA-SE!