Saiba mais sobre o curso de Enfermagem!

O curso de Enfermagem é o primeiro passo para iniciar uma carreira na área que sustenta todo o ramo da Saúde. São enfermeiros os profissionais responsáveis pelo auxílio dado a pacientes, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e todos aqueles envolvidos na luta pela vida.

Seu papel é tão fundamental, que esses heróis são encontrados em hospitais, casas de repouso, centros de reabilitação e até na casa do paciente. Onde for preciso, o enfermeiro está presente para oferecer os cuidados mais simples e básicos, mas que são essenciais para a manutenção da saúde humana.

Quer descobrir onde essa jornada começa e como ela pode terminar em uma carreira de sucesso? Continue lendo o post e saiba tudo sobre Enfermagem!enfermeiros

Um auxílio para a vida

O profissional de Enfermagem é responsável pelos cuidados básicos do paciente, os quais incluem atenção, tratamento e prevenção. Em cada etapa do processo de cura, da chegada ao hospital ou clínica até seu restabelecimento, o paciente é acompanhado de perto por um enfermeiro.

O enfermeiro auxilia realização de diagnósticos monitorando possíveis sintomas a partir da medição de temperatura, frequência cardíaca, volume de urina, etc. Além de estar preparado a prestar os primeiros socorros em caso de emergência – um dos aprendizados mais importantes da faculdade de Enfermagem.

Ao longo do tratamento, a Enfermagem também está presente na aplicação de medicamentos e na assistência da equipe médica, o que tanto pode ser feito na troca de um simples curativo ou dentro da sala de cirurgia, apoiando a realização de procedimentos complexos.

Por fim, os enfermeiros também são importantes agentes da Saúde Coletiva de caráter preventivo. Eles aplicam vacinas e oferecem orientações aos pacientes para evitar o surgimento e a propagação de infecções e doenças. Toda essa capacidade, no entanto, começa pelo curso de Enfermagem.

Onde nascem esses heróis

Para adquirir as competências de um bom profissional da Saúde, o estudante deve buscar um bom curso de Enfermagem. Essa faculdade tem duração de 04 anos e uma ampla carga horária prática que desenvolve habilidades técnicas e comportamentais.

É nos estágios e nas vivências comunitárias que o estudante de Enfermagem começa a formar seu perfil profissional. Principalmente, por adquirir experiência no trato de pessoas em situação de risco, desconforto ou dor. Afinal, o sofrimento físico e psicológico dos pacientes é o maior desafio do enfermeiro.

Esse é um tipo de conhecimento que nenhum livro consegue transmitir e, por isso, a prática é tão evidenciada no curso de Enfermagem. Adquirir um perfil que combina capacidade analítica e investigativa com competências técnicas e um tratamento humanitário necessita de muito treinamento.

A base teórica do curso, por sua vez, corresponde às disciplinas comuns à formação em Saúde, incluindo Anatomia, Fisiologia, Farmacologia e Microbiologia. Também fazem parte do currículo matérias como Psicologia, Sociologia e Humanização, as quais ajudam no contato com o paciente.

Depois da faculdade de Enfermagem

O egresso do curso de Enfermagem, provavelmente, irá iniciar e consolidar sua carreira dentro de um hospital. Este ainda é o maior empregador do profissional e oferece inúmeras opções de carreira. Entre elas, enfermeiro de emergência, cirúrgico e de obstetrícia.

Fora do hospital também existem muitas possibilidades. O home care é um exemplo e oferece, além de bons salários, autonomia e flexibilidade no emprego. Há ainda opções para quem gosta de uma rotina mais agitada, como o enfermeiro de resgate, o qual atua atendendo em acidentes, e a carreira acadêmica.

Leia mais: Enfermagem: uma profissão sem a qual não viveríamos!

Nova call to action

O novo Coronavírus: O Biomédico em situações de emergência em saúde pública

O Coronavírus é um grupo de vírus comum entre os animais e, ocasionalmente, pode ser transmitido a seres humanos, por isso, é considerado zoonótico. A maioria das infecções em humanos é causada por sorotipos de baixa patogenicidade (229E, NL63, OC43 e HKU1), levando ao desenvolvimento de sintomas semelhantes ao resfriado, podendo causar infecções graves em idosos e crianças. Outros dois tipos virais, altamente patogênicos, já tiveram destaques epidemiológicos, o SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio).