Graduação e cursos

O que você deve buscar em uma faculdade para empreender?

Você também quer encontrar uma faculdade que vá além dos moldes tradicionais e que esteja a par das transformações atuais? Então continue lendo esse post!

7
minutos de leitura

Ter um emprego estável, em que se fica por toda a carreira, como acontecia há décadas: essa cena é cada vez mais rara no mundo de hoje. Seja por razões econômicas ou sociais, as novas gerações têm procurado por uma faculdade para empreender. O dinamismo do mundo contemporâneo, repleto de informações e possibilidades, tem sido uma das molas propulsoras desse novo contexto mercadológico.

Você também quer encontrar uma faculdade que vá além dos moldes tradicionais e que esteja a par das transformações atuais? Então continue lendo esse post!

o-que-voce-deve-buscar-em-uma-faculdade-para-empreender

Professores atualizados

Faculdades no molde tradicional geralmente são bastante voltadas para a teoria e debates que nem sempre se aplicam à prática ou mesmo que estão descontextualizados da vida contemporânea. Só que esse é um grande erro.

Encontrar uma instituição em que a grade curricular, as ementas e os professores sabem aliar teoria e prática, colocando-se à frente dos desafios do mundo moderno: isso faz toda a diferença. Não é à toa que muitos jovens se frustram ao ir para a graduação quando se deparam com um ambiente que não corresponde a suas expectativas.

Para não se frustrar também, pesquise bastante sobre onde estudará antes de tomar qualquer decisão. Durante sua busca, tenha sempre em mente que existem sim ótimas universidades que podem não só atender, mas superar seus anseios, fazendo com que conquiste seus objetivos.

Iniciativa própria

Quando o assunto é empreender, é impossível não falarmos sobre ter iniciativa própria, não é mesmo? Por mais que seja importante estar bem amparado por uma instituição moderna, você mesmo tem que arregaçar as mangas, buscando constantemente por informação e desenvolvimento da criatividade.

Repare como grandes empreendedores estão sempre estudando, pesquisando, buscando formas de aprimorar seus projetos e suas ideias. Lembre-se disso para aproveitar o ambiente acadêmico ao máximo, extraindo dali o melhor que a faculdade tem a oferecer. Assim, você com certeza chegará mais longe.

Durante sua trajetória acadêmica, busque participar dos eventos que surgirem, como seminários, simpósios e workshops, além de encontros estudantis que promovam a troca de saber, tão essencial a quem quer empreender. Sim, as melhores instituições podem oferecer essas oportunidades.

Experiências diferenciadas

Já não é nenhuma novidade que o mercado de trabalho se encontra cada vez mais competitivo, correto? Nesse sentido, ter uma experiência diferenciada, como estudar fora do país, pode ser o que faltava para você se destacar na atuação profissional.

Muitas empresas têm valorizado esse tipo de vivência na hora de contratar colaboradores. Esse é, portanto, um critério que deve constar na sua checklist para escolher a universidade onde estudará. Além disso, como futuro empreendedor, ter contato com iniciativas de outros países promove um conhecimento exclusivo.

Na prática, porém, nem todas as universidades oferecem oportunidades como essas. Agora imagine se você escolhe uma instituição assim, mas acaba resolvendo que deve passar por essa experiência em algum momento da graduação. Aí já está limitado.

A Unigranrio, por exemplo, oferece um programa de cooperação internacional com universidades de diversos países, como Inglaterra, Alemanha, Hungria, Portugal e Espanha, além da América Latina. Nesse sistema, o aluno concorre a bolsas de estudo por meio de editais internos lançados periodicamente. Caso atendam aos pré-requisitos, os estudantes podem conseguir a chance de estudar em uma universidade estrangeira, usufruindo de todas as benesses dos demais estudantes daquele país.

Coaching e suporte à carreira

Em meio a tantas possibilidades e oportunidades, pode ser um pouco difícil definir um trajeto para a vida profissional. Por isso, projetos de coaching e suporte à carreira surgem como elementos agregadores na vida dos estudantes. E não seria ótimo se eles pudessem usufruir disso na universidade em que estudam?

Unigranrio procura acompanhar de perto as necessidades dos alunos, oferecendo a eles o direcionamento profissional de que tanto precisam e até dando dicas de marketing pessoal, tudo para que comecem a ter clareza sobre o caminho que querem seguir e como empreender de maneira eficaz.

Com um mercado de trabalho que só se amplia, abrangendo novas formas de produzir e viver do que se gosta, é muito importante que o estudante saiba se posicionar para colher os frutos que almeja. Uma boa universidade valoriza isso e busca maneiras de contribuir para o pleno desenvolvimento de seus alunos.

Promoção do empreendedorismo

Inevitavelmente, existem alguns cursos que já têm um caráter empreendedor mais forte que outros. Não que exista a faculdade certa para empreender, uma vez que é possível se reinventar em qualquer área, mas, de fato, algumas grades curriculares e a atuação profissional que segue a formatura são mais propícias ao empreendedorismo.

A faculdade de Administração é um desses casos. Nesse curso, o aluno aprende a gerir negócios em geral, independentemente se dele próprio ou de outras pessoas. Sabia, por exemplo, que a cantora Anitta é formada nesse curso e é ela própria quem gere sua carreira? Não estamos discutindo aqui gosto musical, só reconhecendo o sucesso dela em seu trabalho de autogestão.

Que tal pensar nessa possibilidade, unindo graduação com empreendedorismo? Outros cursos bons para isso são MarketingGestão Comercial e Gestão Financeira. O melhor: você pode encontrar todas essas carreiras na Unigranrio!

Importância das prospecções

Uma característica muito presente na faculdade de Administração e que faz parte da gestação de qualquer negócio diz respeito à necessidade de prospectar ideias, seja fazendo simulações no papel ou mesmo desenvolvendo versões beta de um empreendimento antes de colocá-lo abertamente no mercado.

Como aluno da Unigranrio, você terá apoio nisso tanto teoricamente, no conhecimento obtido nos livros e com as atividades feitas em sala de aula, quanto no direcionamento dado pelos professores e no serviço de coaching profissional que a instituição oferece.

Dessa forma, antes de sair por aí gastando tempo e energia em uma ideia em que você ainda não sente segurança suficiente, poderá contar com a ajuda de pessoas experientes e até mesmo dos seus colegas de sala, que poderão discutir a ideia com você e ajudar a aprimorá-la.

Como você pode ver, empreender envolve muitas questões. Você deve estar aberto a todas elas, a fim de colher o máximo de informações possível, usando-as de maneira apropriada na hora de colocar suas ideias no mundo. Pronto para essa aventura?

Se gostou de saber o que deve buscar em uma faculdade para empreender, entre em contato conosco agora mesmo!

Leia também: Trabalhar e estudar ao mesmo tempo: veja 6 dicas para se dar bem

Tags
Nenhuma TAG relacionada.