PROJECTS

  • THE CONSTRUCTION OF THE MANAGER´S AND THE ENTREPRENEUR´S PLACE IN SOCIETY AND ORGANIZATIONS WITHIN THE IPES SPEECHES (Doctorate)

Ipês was a Brazilian think tank that operated during the 1960s, bringing together several relevant actors from Brazilian national society, in order to build a collective vision and positioning. Through document research, the project seeks to evidence how the Brazilian business community outlined its place in society during the 1960s and how it worked to ensure its leading role. The work is associated with discussions about history and administration, companies and society, national business and politics, companies and think tanks.

Start: 09/2019
Responsible: Denise Franca Barros
Research line: Discursos, Controles Sociais e Ressignificações
Concentration area: Modern Languages, Humanities and Social Sciences: Urban Body, Historical Legacy, Legitimacy and Rights


  • WOMEN IN THE ROLE: BODIES AND EMOTIONS IN THE DIARIES OF RUTH BUENO AND MARIA HELENA CARDOSO (Master)

Women on paper: bodies and emotions in the diaries of Ruth Bueno and Maria Helena Cardoso

Start: 03/2018

Responsible: Daniele Ribeiro Fortuna

Concentration area: Discurso, Cultura e Formação Humana

Research line: Gender, Ethnicity and Identity


  • OS DIÁRIOS DE WALMIR AYALA, LUCIO CARDOSO E HARRY LAUS: EXPRESSÕES DO CORPO E DA EMOÇÃO (Doutorado)

Este projeto de pesquisa pretende analisar e comparar os diários de Walmir Ayala, Harry Laus e Lúcio Cardoso, escritos no final da década de 1950. Seu foco é o diário como extensão do corpo e como lugar de expressão das emoções. Busca, ainda, perceber como a homossexualidade é tratada por esses autores, em um momento em que pouco se abordava o tema e, quando se fazia, era de forma bastante reservada e comedida.

Início: 08/2016

Responsável: Daniele Ribeiro Fortuna

Área de concentração: Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos

Linha de pesquisa: Narrativas, Práticas Sociais e Poder


  • IMAGEMNO – IMAGENS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS ONÍRICAS (Mestrado)

Composto por pesquisadores da Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e interessados de outras instituições, alunos de pós-graduação e de iniciação científica, o IMAGEMNO se formula como grupo cadastrado no CNPq, voltado à produção documental em diferentes suportes, guarda e exame das relações entre textos e imagens. Com vocação marcada pelas demandas interdisciplinares, os projetos abrigados pelo IMAGEMNO objetivam o desenvolvimento de pesquisas que combinam atividades empíricas com fundamentação metodológica e dimensão analítica, ligadas, inclusive, à produção documental/material e seus possíveis desdobramentos e divulgação em escala. Trata-se de um grupo atento aos ditames da produção acadêmica, mas destinado também ao alargamento dos resultados, segundo supostos da história pública. Assim, além da produção e reprodução dos resultados, a divulgação ampla se constitui em meta do grupo. É sob esse propósito que se reúnem trabalhos da área de Humanidades em geral, Comunicação e Artes.

Início: 11/2015

Responsável: Anna Paula Soares Lemos

Área de concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana

Linha de pesquisa: Representação da Historicidade, Memória e Discurso


  • A CIDADE EM FOTOGRAMAS: CORPO URBANO, LEGADO HISTÓRICO, POSSIBILIDADES E DIREITOS (Mestrado)

O objetivo geral da pesquisa é analisar como a Cidade de Duque de Caxias aparece no cinema. Estabeleceremos durante a pesquisa a perspectiva da tela e a perspectiva da sala: o relato de quem produz o filme, de quem é personagem na tela e de quem assiste ao filme. A cidade em cena na tela e na plateia em movimentos constantes a partir do filmado e do não filmado. O objetivo específico é reunir um corpus documental cinematográfico da Cidade de Duque de Caxias. A primeira análise será do filme de Sérgio Resende, O homem da capa preta.

Início: 04/2014

Responsável: Anna Paula Soares Lemos

Área de concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana

Linha de pesquisa: Representação da Historicidade, Memória e Discurso

RESEARCH GROUPS

  • LINGUÍSTICA APLICADA, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO (LATED)

Descrição: O grupo Linguística Aplicada, Tecnologias e Educação (LATED) articula a integração interdisciplinar de pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), alunos de iniciação científica e colaboradores que realizam estudo e pesquisas em campos da linguística aplicada, tecnologia e educação. O foco está nas seguintes temáticas: as novas tecnologias de informação e comunicação, o processo de ensino/aprendizagem de línguas (materna e estrangeiras), formação de professores, educação on-line, letramento, leitura, materiais didáticos, cibercultura e letramento digital. O grupo busca, também, promover o estreitamento de relação entre pesquisadores e alunos da Unigranrio com pesquisadores de outras instituições. O LATED organizou quatro edições do Seminário Vozes da Linguística Aplicada desde 2012, evento que já se tornou de abrangência nacional, com quatro edições. Já foram publicados dois e-books. Também organizou o Seminário de Cultura Digital, Inovação e Educação.

Nome do líder: Márcio Luiz Corrêa Vilaça

Palavras-chave: linguística aplicada, tecnologias, educação, cultura digital, inovação

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40160


  • IMAGEMNO – Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades

Descrição: Composto por pesquisadores da Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e interessados de outras instituições, alunos de pós-graduação e de iniciação científica, o IMAGEMNO se formula como grupo cadastrado no CNPq, voltado à produção documental em diferentes suportes, guarda o exame das relações entre textos e imagens. Com vocação marcada pelas demandas interdisciplinares, os projetos abrigados pelo IMAGEMNO objetivam o desenvolvimento de pesquisas que combinam atividades empíricas com fundamentação metodológica e dimensão analítica, ligadas, inclusive, à produção documental/material e seus possíveis desdobramentos. Trata-se de um grupo atento aos ditames da produção acadêmica, mas destinado também ao alargamento dos resultados, segundo supostos das narrativas orais, incluindo narrativas audiovisuais, produção e dramaturgia teatral. É sob esse propósito que se reúnem trabalhos da área de Humanidades em geral, Comunicação e Artes.

Nome dos líderes: Anna Paula Soares Lemos e Joaquim Humberto Coelho de Oliveira

Docentes do PPGHCA que participam do grupo:   Anna Paula Soares Lemos e Joaquim Humberto Coelho de Oliveira

Palavras-chave: Imagens, Memórias, Narrativas, Oralidades, Artes

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/182596#repercussao



  • NARRATIVAS DO EU: COMUNICAÇÃO, LITERATURA E SOCIEDADE

Descrição: O grupo reúne três linhas de pesquisa: 1 – Literatura e escritas do eu; 2 – Comunicação: as narrativas midiáticas e tecnologia; 3 – Sociedade, cultura e corpo. A linha 1 se dedica a estudos sobre literatura, escritas de si – autobiografias, diários, cartas, autoficção – e escritas do eu (qualquer tipo de narrativa em que o narrador se coloque em primeira pessoa), abordando a relação entre escrita e gênero. O objetivo é tentar perceber como o gênero do autor se revela em sua escrita e ainda como as práticas sócias relativas se mostram em seu texto. Dedica-se, também, à literatura contemporânea e à literatura brasileira. A linha 2 está concentrada em estudos sobre narrativas midiáticas – depoimentos em áudio e vídeo, blogs, vlogs; análise de textos jornalísticos e publicitários – e também sua relação com as tecnologias. Na linha 3, estudos sobre diferentes manifestações culturais em perspectiva interdisciplinar, dialogando com estudos das áreas de Filosofia, Sociologia e Antropologia, tendo como um dos focos principais corpo e emoção.

Nome do líder: Daniele Ribeiro Fortuna

Docentes do PPGHCA que participam do grupo:  Marcio Luiz Correa Vilaça, Fabiana Bazilio Farias

Palavras-chave: Narrativas; Escritas do Eu; Literatura; Comunicação

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2052137100205527



  • MARGENS DA LITERATURA

Descrição: O grupo de pesquisa "Margens da Literatura" tem como objetivo mais amplo trabalhar com temas que envolvam, de alguma maneira, a literatura, mas que mantenham diálogo com outras áreas do saber e promovam reflexões sobre aspectos relativos às minorias, às periferias, em sentido amplo, à exclusão, social, em várias de suas, nem sempre explícitas, ramificações. Mais especificamente, o grupo almeja trazer à discussão questões suscitadas por textos literários e/ou artísticos de diversas linguagens e/ou procedências disciplinares. O grupo tem desenvolvido várias atividades acadêmicas, o que inclui confecção de vários livros com a participação de seus integrantes e convidados, e a promoção de simpósios, seminários, encontros e eventos artísticos.

Nome do líder: Idemburgo Frazão

Docentes do PPGHCA que participam do grupo: Anna Paula Soares Lemos, Fabiana Bazilio Faria

Palavras-chave: Literatura e Marginalidade; Baixada Fluminense; Identidades; Poética; e, Arte

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9971922836380731



  • GRUPO DE PESQUISA EM FORMAÇÃO HUMANA, INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA

Descrição: O GPEFIC (Grupo de Pesquisa em Formação Humana, Inclusão Social e Cidadania), em uma perspectiva interdisciplinar, tem como objetivo investigar e refletir sobre a formação humana de pessoas em diferentes fases da vida, ou seja, criança, jovens, adultos e idosos. A atenção do grupo está centrada na formação humana tanto nos alunos da educação básica, graduação e pós-graduação quanto na formação do professor no sentido de pensar em metodologias mais adequadas e que permitam conhecer melhor as situações do ensino das escolas com vistas ao desenvolvimento de saberes e reconhecimento dos direitos e deveres no exercício da cidadania no âmbito das relações sócio-política-econômica. Acompanham os docentes pesquisadores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, docentes da graduação, bem como alunos da graduação que são bolsistas de iniciação científica.

Nome do líder: Jurema Rosa Lopes Soares

Palavras-chave: Formação, Inclusão, Cidadania

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5079292694374771


  • FORMAÇÃO HUMANA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Descrição: A cibercultura transcendendo as formas de apropriação do saber e acarretando a exigência do domínio de novos códigos como condição elementar para a inserção social. A ressignificação da escola ao estabelecer o diálogo com as correntes midiáticas e as novas tecnologias, sempre considerando o contexto na perspectiva das ampliações culturais. O papel das comunidades digitais na formação humana. Os objetivos principais do grupo são: contribuir para o desenvolvimento da racionalidade crítico-dialética frente à formação humana na sociedade da informação; analisar as conquistas educacionais das tecnologias atuais correlatadas ao ensino e aprendizagem; compreender o conceito de cibercultura e as novas formas de apropriação do saber e do conhecimento; identificar o papel das comunidades digitais na formação humana; discutir questões relacionadas entre o mundo do trabalho e as novas tecnologias na contemporaneidade.

Nome do líder: Renato da Silva

Docentes do PPGHCA que participam do grupo: Márcio Luiz Corrêa Vilaça

Palavras-chave: Cibercultura; Formação Humana; Sociedade da Informação

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/41757



  • DOCÊNCIA E TUTORIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PRÁTICAS E DESAFIOS

Descrição: O grupo de pesquisa Docência e Tutoria na Educação a Distância: Práticas e Desafios é uma iniciativa do Núcleo de Educação a Distância, órgão da Reitoria da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Este Núcleo é responsável pela construção e adequação da educação a distância da universidade nos moldes exigidos pela legislação e pelo mercado. Neste sentido, o núcleo contribui para a plena aplicabilidade dos pilares sob os quais a universidade está alicerçada: sustentabilidade, empregabilidade e empreendedorismo. A criação de um espaço voltado para pesquisa científica, na área de educação a distância, pretende gerar uma série de elementos que possibilitem análises da prática docente e do impacto social no que diz respeito à inclusão digital. Além disso, o grupo de pesquisa pretende possibilitar a geração de dados estatísticos, qualitativos e quantitativos, artigos discutindo desafios e dificuldades para a construção dos cursos a distância.

Nome dos líderes: Rosane Cristina de Oliveira, Andressa Maria Freire da Rocha Arana

Palavras-chave: Educação a Distância, EaD, Tutoria, Tecnologias, Educação

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2060384061924816



  • EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA

Descrição: Estuda os processos de escolarização na educação básica e no ensino superior com ênfase para a inclusão escolar e social do público-alvo da educação especial. Visa investigar as implementações das políticas públicas de educação e das práticas de ensino existentes, com vistas às melhorias nas condições de aprendizagem escolar mediadas pelo uso das Tecnologias de Comunicação, Informação e Tecnologias Assistivas. Preocupa-se com estudos sobre desenvolvimento humano e inserção para o mundo do trabalho na região do Grande Rio, prioritariamente. Pretende-se, ainda, investigar e propor novas metodologias de ensino para a educação básica e ensino superior em parceria com pesquisadores do PPG em Diversidade e Inclusão (UFF) e pesquisadores da Equipe de Treinamento e Desenvolvimento de RH do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS – Duque de Caxias/RJ).

Nome dos líder: Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9138738718902785