Faculdade de administração: conheça melhor esta carreira!

Pensa em cursar uma faculdade de Administração? Entenda por que esse profissional é tão importante para empresas e organizações de todos os setores!

Uma das mais tradicionais graduações existentes, a faculdade de Administração se firma como uma ótima opção de carreira para quem demonstra interesse por várias áreas do conhecimento, devido à pluralidade de conteúdos estudados neste curso.

Entenda quais são as vantagens de fazer uma faculdade de Administração e por que o mercado de trabalho na área tão promissor!

administracao ungranrio

O que é Administração e quais as funções do profissional?

Para começar, vamos explicar o que é Administração. Trata-se da atividade de gerenciamento de recursos financeiros, materiais ou humanos, de modo que o aproveitamento de todos eles seja otimizado em prol do cumprimento de metas pré-definidas.

O objetivo de sua intervenção é inibir os entraves que acabam afetando o crescimento de uma organização. Em outras palavras, a meta é manter ou ampliar os bons resultados, mesmo em condições adversas.

Entre as suas atribuições possíveis estão a tomada de decisões sobre investimentos ou contenção de gastos, incluindo contratações, demissões e movimentação de patrimônio.

Como é a graduação em Administração e o que você aprende?

Oferecido na modalidade bacharelado, o curso de Administração no RJ tem duração de oito semestres. Para proporcionar ao graduando uma formação tão plural, a grade curricular dialoga com diversas áreas do conhecimento.

De um lado, temos as disciplinas ligadas à área de exatas, como Economia, Contabilidade, Matemática Financeira e Análise de Custos, que servirão de base para que o profissional tome decisões relacionadas ao aspecto financeiro.

No outro extremo, existem os conteúdos da área de humanas, que, dentre outros propósitos, buscam aprimorar a capacidade de relacionamento, já que no exercício de suas atividades o administrador precisará interagir com diversos grupos: subordinados, clientes e fornecedores, por exemplo.

Por conta disso, há uma disciplina específica que ensina técnicas de negociação, além dos principais fundamentos para alcançar a eficiência na gestão de pessoas.

Onde estão as oportunidades para o administrador?

Agora, é importante mencionar as perspectivas promissoras para quem decide trilhar uma carreira em administração de empresas. Isso porque a intervenção desse bacharel é essencial em qualquer organização - pública, privada ou terceiro setor - independentemente de porte ou ramo de atuação.

Para quem busca a estabilidade proporcionada pelo funcionalismo público, concursos que pedem a formação em Administração Pública são uma excelente oportunidade. Além disso, não se deve descartar a possibilidade de atuação em ONGs que desejem profissionalizar seu modelo de gestão e melhorar a relação com órgãos governamentais.

Os conhecimentos aprendidos durante a faculdade de Administração também são úteis para quem deseja montar o próprio negócio, o que faz da faculdade de Administração uma excelente opção para quem deseja fazer uma segunda graduação.

Está procurando por um curso de Administração no Rio de Janeiro? Conheça os diferenciais oferecidos pela Unigranrio e saiba mais sobre mercado de trabalho e perfil profissional do administrador. Faça o download do e-book do curso gratuitamente!