BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Mercado de administração: quais caminhos o estudante pode seguir?

O amplo mercado de administração, cada vez mais, atrai jovens que têm interesse em um curso superior que ofereça diversas possibilidades de atuação. Por ser uma graduação que abrange diferentes conteúdos e opções para a construção de uma carreira, o curso de administração é um dos mais procurados no Brasil.

No entanto, alguns ainda têm dúvidas sobre a amplitude do mercado de trabalho para quem cursa administração. Afinal, quais são os caminhos que esse profissional poderá seguir? Pensando nisso, nós selecionamos algumas opções que o estudante tem após a conclusão do curso. Boa leitura!

mercado-de-administracao-quais-caminhos-o-estudante-pode-seguir

Logística

A logística é parte fundamental para empresas que transportam e negociam materiais. O administrador desenvolve a competência necessária para gerir e coordenar de forma organizada esse setor.

Essa disciplina é desenvolvida dentro da grade curricular do curso de administração, sendo uma boa opção para quem tem interesse no planejamento de projetos e gestão de custos, por exemplo.

Quando o assunto é oportunidades de atuação, sabemos que as grandes cidades contam com várias opções na área. O mercado carioca, por exemplo, que necessita de logística portuária, é um dos que mais ofertam vagas para esses profissionais.

Recursos humanos

O setor de recursos humanos engloba a coordenação dos colaboradores internos da empresa. Ao cursar administração, o estudante poderá atuar também nesse mercado.

Oportunidade para treinamentos, recrutadores e gerenciamento de pessoas. As empresas buscam e valorizam profissionais qualificados, que saibam alinhar o conhecimento teórico adquirido no curso ao conhecimento prático sobre a vivência humana.

Afinal, esse profissional trabalhará diretamente com a gestão de pessoal e precisará conhecer os setores da empresa e o funcionamento de cada um. Além disso, é necessário o conhecimento teórico sobre leis trabalhistas, que serão de auxílio para os procedimentos internos.

O mercado de trabalho para quem é um gestor de recursos humanos é rentável e conta com algumas possibilidades de atuação. Alguns profissionais estão em alta, com uma demanda maior de contratação. O curso de administração oferece o suporte necessário para a capacitação do estudante nessa área, seja por meio da teoria ou, até mesmo, em estágios.

Administração de empresas

Visão estratégica é um dos principais atributos para quem deseja ter o seu próprio negócio. Além dessa característica, o administrador de uma empresa precisa conhecer toda a parte operacional do negócio, assim como prever meios mais adequados de administrá-lo.

O curso de administração oferece ao estudante uma visão empreendedora, motivando-o a empreender e colocar seus conhecimentos em prática. Com um mercado cada vez mais competitivo, quando falamos em abrir um negócio é preciso ter em mente que é necessário inovar, desenvolver uma visão estratégica e usar o conhecimento técnico de administração.

Não é raro encontrarmos casos de empreendedores jovens, muitas vezes, recém-formados, que construíram um bom modelo de negócio e colocaram em prática metodologias de administração que geraram um resultado positivo e lucrativo.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostrou que a taxa de empreendedores no Brasil é de 36,4%, de acordo com o ano de 2017. Esse índice representa um desejo cada vez maior de empreender, criar uma ideia de negócio e administrar a própria empresa.

Por isso, o estudante de administração adquire uma bagagem de conhecimento teórico e prático que o capacita para planejar modelos de negócios e empreender, gerando mais vagas de emprego e colaborando para o crescimento econômico do país.

Marketing

Alguns estudantes que concluem o curso de administração podem optar pelo mercado de marketing para atuar. Em um cenário que necessita cada vez mais de estratégias eficientes para captar a atenção do público, esse profissional é o colaborador preparado para analisar e planejar ações de divulgação da empresa.

Entre as disciplinas que são ofertadas no curso, o marketing está presente. Então, quando o profissional escolhe cursar administração ele será capacitado também para coordenar as estratégias de vendas e desenvolver campanhas em prol da organização.

O mercado de trabalho para esse profissional é amplo. Algumas funções que podem ser exercidas são: analista de pesquisa de mercado, consultor de mídia e coordenador de produtos.

Portanto, com as novas mídias, surgiram diversas oportunidades e novas funções para quem deseja seguir na área de marketing. Nesse contexto, contar com uma graduação em administraçãoé de grande ajuda para atuar nesse setor.

Financeiro

O departamento financeiro também pode ser responsabilidade de um administrador. Afinal, é ele quem conhece todas as operações envolvendo gastos e receitas relacionadas à empresa.

É no setor financeiro que os profissionais devem planejar e controlar todas as finanças da organização. Funções como gestor de riscos e tesoureiro são algumas das possibilidades para esse profissional.

É importante lembrar que a dinâmica do departamento financeiro muda de acordo com o tamanho da empresa e o número de pessoas envolvidas.

O mercado de trabalho nessa área é amplo e com um bom número de vagas, principalmente em capitais de grande ascensão econômica, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Consultoria

O trabalho de um consultor envolve usar o seu conhecimento para promover soluções e estratégias mais eficientes para outros profissionais, indicando qual o melhor caminho a ser seguido. Consultor de investimentos, empreendimentos e outros campos de atuação são opções para o administrador.

Em um cenário econômico instável, muitos preferem contratar uma consultoria financeira, por exemplo, antes de dar prosseguimento aos projetos. Dessa forma, os riscos serão menores porque a empresa terá uma ajuda especializada.

Para quem deseja seguir nessa área, é preciso ter um conhecimento avançado, com estudo minucioso do mercado em que atuará. Além da base teórica, desenvolver um pensamento analítico também é essencial.

O mercado de administração é amplo e gera diversas oportunidades de trabalho, de acordo com o perfil do estudante. Setores como recursos humanos, logística e financeiro são apenas algumas das possibilidades para o administrador.

Além disso, as oportunidades são encontradas tanto no setor público como privado, gerando ainda mais alternativas de atuação. É importante escolher um curso de administração em uma instituição de confiança e que ofereça o suporte necessário para a carreira.

Gostou de saber quais são os caminhos que um administrador pode seguir? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre o curso que temos para você!

Baixe o e-book aqui!

Leia também: Processos gerenciais ou administração? Qual o melhor curso pra você?

Posts Relacionados

Graduação semipresencial é compromisso com flexibilidade!

A graduação semipresencial é a nova tendência entre os cursos de graduação. Essa modalidade é o intermediário entre o presencial e a educação a distância, oferecendo o melhor dos dois mundos ao aluno.

Tem dúvida sobre como preencher o seu Imposto de Renda?

Os alunos do curso de Ciências Contábeis irão prestar atendimento gratuito à comunidade para o preenchimento do IRPF. A ação irá ocorrer aos sábados, entre os dias 14/03 e 25/04, das 9h às 13h, nos campi Duque de Caxias, São João de Meriti, Lapa, Carioca e Nova Iguaçu.

Profissional de Educação Física, o que você tem feito para reter clientes?

O mercado do profissional de Educação Física é um dos mais amplos que existe, afinal, atuamos com o ser humano desde antes de seu nascimento – no rebote dos benefícios produzidos no atendimento à gestante, com exercícios que irão prepará-la para o parto e facilitar a sua recuperação –, até a idade mais avançada, contribuindo para a autonomia, o combate de doenças crônico-degenerativas e a manutenção dos níveis de qualidade de vida.