Estágio e carreira

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo: veja 6 dicas para se dar bem

Sabendo que conciliar trabalho e estudo não é uma tarefa fácil de desempenhar, confira como vencer o desafio de estudar e trabalhar ao mesmo tempo é sim possível. Para isso, é preciso reorganizar a rotina e mudar certos hábitos.

6
minutos de leitura

Você já ouviu aquele ditado que diz que, para ser completo, o homem tem que estudar, trabalhar e lutar? Nos dias de hoje, tanto o estudo quanto o trabalho adquiriram significados grandiosos, estabelecendo-se ao longo do tempo como elementos de caráter indispensável para se obter uma estabilidade financeira e um futuro melhor.

O detalhe é que essa rotina de trabalhar e estudar é, sem dúvida, um desafio e tanto na vida de muitas pessoas. Essa união é decorrente da vontade de agregar conhecimentos, no intuito de ampliar as oportunidades de crescimento pessoal, a qualidade de vida e o sucesso profissional, acrescida da necessidade de se sustentar por meio de um salário.

Certamente, conciliar trabalho e estudo não é uma tarefa fácil de desempenhar. Justamente por isso, muitos desistem pelo meio do caminho. Nada de entrar para essa estatística, combinado? Saiba desde já: vencer o desafio de estudar e trabalhar ao mesmo tempo é sim possível. Para isso, é preciso reorganizar a rotina e mudar certos hábitos.

Confira a partir de agora 6 dicas para você trabalhar e estudar sem maiores dores de cabeça, alcançando sua tão desejada ascensão social, educacional e profissional!

trabalhar e estudar ao msm tempo

1. Invista em organização

Trabalhar e estudar exige organização para proporcionar um bom desempenho em ambas as atividades. Anote aí: o princípio de organização influencia diretamente na melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional.

Usando seu tempo de forma inteligente, você jamais se surpreenderá por dizer frases típicas dos desorganizados, como não tenho tempo para nada! Com isso, evita deixar tudo para a última hora.

Para isso, procure primeiramente compreender sua atual rotina para adaptá-la aos novos hábitos diários, distribuindo bem o tempo para trabalho, estudo e lazer. Lembre-se: você é dono do seu tempo e tem 24 horas todos os dias. Cabe somente a você, então, escolher a melhor maneira de usá-lo para alcançar seus objetivos!

2. Mantenha-se motivado

A motivação é uma força que parte de dentro de cada indivíduo por algum estímulo, uma razão ou um motivo qualquer que seja forte o suficiente para mobilizar as pessoas na busca de seus objetivos. Nesse sentido, manter-se motivado é um tipo de motor para enfrentar as dificuldades decorrentes da conciliação entre trabalho e estudo.

Você precisa de um bom motivo para realizar suas atividades? Quer motivo maior que se formar e atingir o tão sonhado sucesso profissional? Pense sempre positivo e não desanime, pois, apesar das dificuldades, essa etapa um dia vai passar, transformando-se apenas em uma lembrança na história do triunfo da sua carreira.

3. Estabeleça prioridades

A palavra prioridade normalmente nos remete à ideia de algo que é importante e que está em primeiro lugar em relação a todo o resto, certo? Nesse conturbado momento em que se tem que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, nada mais sábio que priorizar as atividades que contribuirão para você alcançar seus objetivos.

Quando se está na faculdade, a prioridade é o estudo. Já quando se está trabalhando, a prioridade é o trabalho. É muito importante mensurar as prioridades para as 2 atividades durante a caminhada, de forma que ambas corram da melhor maneira possível, com êxito.

4. Procure auxílio financeiro

Você se sacrifica trabalhando e estudando o mês inteiro para, no final, quando recebe o suado salário, perceber que ele não dá conta de muita coisa. Sem desespero! Para garantir a permanência na faculdade daqueles estudantes com baixas condições econômicas, o Ministério da Educação e também algumas universidades oferecem programas de financiamento, auxílios financeiros e assistência estudantil.

São diversos os programas existentes, como o FIES e o ProUni, do governo federal, sendo que o ProUni possibilita outros tipos de auxílio financeiro e assistência estudantil. Há também bolsas, estágios e programas de assistências oferecidas pelas próprias universidades, com o intuito de contribuir com o custeio das despesas dos estudantes.

Procure saber mais sobre essas oportunidades nas universidades que oferecem esses tipos de benefícios, entendendo melhor as formas de solicitação dos benefícios para, assim, garantir sua permanência na faculdade! Valorize esses tipos de recursos, pois eles podem ser de grande valia para seu triunfo.

5. Escolha uma estratégia de estudo

O tempo disponibilizado para os estudos segundo sua organização tem que ser muito bem aproveitado, o que exige determinação e eficiência. Pensando nisso, elabore uma estratégia. Escolha um local adequado para a qualidade do estudo, distribua as horas de dedicação entre todas as matérias, monte grupos ou o que achar melhor, desde que facilite sua produtividade.

6. Descanse e se divirta

Ao organizar sua rotina e destacar suas prioridades, não deixe de lado o descanso e o lazer! Tudo bem que conceber o estudo como um hábito é fundamental para alcançar o sucesso, mas nem por isso você deve abrir mão de momentos para relaxar e aliviar o peso das atividades diárias.

Lembre-se de que o descanso do corpo e da mente influencia significativamente o rendimento dos estudos. O fundamental é equilibrar momentos de estudo, lazer e descanso para sustentar o foco e a determinação, que são as chaves para garantir a qualidade do estudo e, simultaneamente, o sucesso profissional.

A conciliação entre estudo e trabalho pode ser decorrente da busca por uma carreira mais sólida por meio da graduação ou por um aperfeiçoamento profissional, com a pós-graduação, a especialização e cursos extracurriculares. Independentemente da modalidade de aprendizado, o fundamental é vencer os obstáculos colocados, porque o resultado sempre vale a pena.

Tenha em mente que dificuldades sempre vão existir. No entanto, pelo caminho você aprenderá lições necessárias, que servem como uma espécie de processo seletivo da vida. Afinal, os que não desistem, superando todos os contratempos, tornam-se mais fortes e, consequentemente, merecedores do sucesso.

Está se preparando para trabalhar e estudar? Essa é a hora de buscar se adaptar a uma nova rotina, que provavelmente trará inúmeros benefícios, resultando diretamente na superação de seus objetivos de vida e, claro, na garantia de um futuro melhor!

E então, gostou das nossas dicas para se dar bem no trabalho e nos estudos? Ficou ainda com alguma dúvida? Então entre em contato conosco para obter maiores informações sobre nossos serviços!

Leia também: Faculdade a distância: prós e contras para quem trabalha

Tags
Nenhuma TAG relacionada.