Saiba tudo sobre Fisioterapia e descubra se esse curso é para você!

Ser paciente, gostar de cuidar e motivar pessoas a superar limitações são características essenciais para quem quer fazer faculdade de Fisioterapia. O trabalho do fisioterapeuta é bem mais complexo do que se imagina, pois, na maioria das vezes, o paciente acaba de sofrer experiências de dor extrema, tanto no campo emocional como físico.

Acidentes, doenças degenerativas ou problemas neurológicos são alguns dos fatores que levam as pessoas até a fisioterapia, por isso, essa área de conhecimento é tão abrangente. Neste artigo você vai conhecer melhor a profissão e descobrir se é a carreira ideal para você!

Fisioterapia.jpg

Para quem é indicada a faculdade de Fisioterapia?

O profissional formado em Fisioterapia deve ter condições de identificar os níveis das lesões, criar o tratamento adequado a cada caso e expedir os laudos médicos necessários. Pode também atuar em pesquisa e educação na área, sem falar na administração de serviços de saúde nos setores público e privado e no mercado desportivo.

A fisioterapia pode tanto tratar como prevenir doenças. Por meio de manobras, massagens e exercícios, lesões das mais diversas naturezas são amenizadas ou mesmo curadas, restabelecendo a autonomia e o bem-estar das pessoas.

O fisioterapeuta, além de preencher todos os pré-requisitos naturais da profissão, precisa ser bastante estudioso para prestar o serviço com excelência. Para isso, ele pode se especializar em massoterapia, acupuntura e reeducação postural, entre outros.

Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia

O prazo médio para concluir o curso de Fisioterapia é de 4 a 5 anos. Ao longo a graduação, a grade curricular engloba matérias teóricas, como história, fundamentações filosóficas e metodológicas, e também disciplinas práticas, promovendo a aprendizagem ativa desde o primeiro dia de aula.

O futuro fisioterapeuta estuda o corpo humano e suas particularidades, conhece as características específicas das faixas etárias e dos gêneros, bem como as possíveis lesões e formas de recuperação indicadas para cada um. Aprende, por exemplo, como tratar de maneira singular a criança, o idoso e a gestante, com manobras e procedimentos específicos.

Ao final do curso, nos dois últimos semestres, os alunos se deparam com o estágio obrigatório, quando têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos. O ponto crucial para a formatura é a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC.

Investimentos

O curso de Fisioterapia está disponível em praticamente todas as regiões do Brasil. Os valores pagos por mês estão em uma escala média que varia de R$ 400,00 a R$ 1500,00, sendo uma das faculdades mais acessíveis da área da saúde.

Se você não tem o valor total ou mesmo parcial da mensalidade disponível, pode utilizar as opções de financiamento e viver o seu sonho de se tornar um fisioterapeuta.

Finaciamentos

O principal financiamento do Governo Federal é o Programa Universidade para Todos (ProUni), onde os estudantes com bom resultado no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio e que se enquadrem em determinados parâmetros socioeconômicos têm direito a requerer bolsas de estudo. Além disso, muitas universidades oferecem créditos próprios. São incentivos com porcentagens de desconto diversas, baseadas nas notas do vestibular.

Profissão regulamentada

A profissão do fisioterapeuta é regulamentada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Ele define a formação necessária, as possíveis áreas de atuação, jornada de trabalho e tudo que se refira a essa atividade.

Assim, o Conselho, por meio do seu comitê de educação, traçou o perfil profissiográfico do fisioterapeuta. Ele determina, entre outras coisas, que esse profissional precisa estar habilitado a coletar, avaliar e interpretar informações para a composição de um diagnóstico, bem como saber utilizar os recursos técnicos da terapia em prol da recuperação do paciente.

Faculdade de Fisioterapia no RJ

Se você pretende fazer a sua faculdade de Fisioterapia no Rio de Janeiro, escolha a melhor. A Unigranrio, com estrutura de ensino completa, disponibiliza cursos em alto nível. Acesse nosso site e confira!

Baixe o nosso E-book para mais informações sobre o curso.

Baixe o e-book aqui!