BLOG UNIGRANRIO

Saiba mais sobre a UNIGRANRIO. Descubra porque investimos no futuro e inovamos tanto em ofertas de cursos, quanto em infraestrutura que apoia sua formação.

Todos os Posts

Saiba tudo sobre Fisioterapia e descubra se esse curso é para você!

Ser paciente, gostar de cuidar e motivar pessoas a superar limitações são características essenciais para quem quer fazer faculdade de Fisioterapia. O trabalho do fisioterapeuta é bem mais complexo do que se imagina, pois, na maioria das vezes, o paciente acaba de sofrer experiências de dor extrema, tanto no campo emocional como físico.

Acidentes, doenças degenerativas ou problemas neurológicos são alguns dos fatores que levam as pessoas até a fisioterapia, por isso, essa área de conhecimento é tão abrangente. Neste artigo você vai conhecer melhor a profissão e descobrir se é a carreira ideal para você!

Fisioterapia.jpg

Para quem é indicada a faculdade de Fisioterapia?

O profissional formado em Fisioterapia deve ter condições de identificar os níveis das lesões, criar o tratamento adequado a cada caso e expedir os laudos médicos necessários. Pode também atuar em pesquisa e educação na área, sem falar na administração de serviços de saúde nos setores público e privado e no mercado desportivo.

A fisioterapia pode tanto tratar como prevenir doenças. Por meio de manobras, massagens e exercícios, lesões das mais diversas naturezas são amenizadas ou mesmo curadas, restabelecendo a autonomia e o bem-estar das pessoas.

O fisioterapeuta, além de preencher todos os pré-requisitos naturais da profissão, precisa ser bastante estudioso para prestar o serviço com excelência. Para isso, ele pode se especializar em massoterapia, acupuntura e reeducação postural, entre outros.

Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia

O prazo médio para concluir o curso de Fisioterapia é de 4 a 5 anos. Ao longo a graduação, a grade curricular engloba matérias teóricas, como história, fundamentações filosóficas e metodológicas, e também disciplinas práticas, promovendo a aprendizagem ativa desde o primeiro dia de aula.

O futuro fisioterapeuta estuda o corpo humano e suas particularidades, conhece as características específicas das faixas etárias e dos gêneros, bem como as possíveis lesões e formas de recuperação indicadas para cada um. Aprende, por exemplo, como tratar de maneira singular a criança, o idoso e a gestante, com manobras e procedimentos específicos.

Ao final do curso, nos dois últimos semestres, os alunos se deparam com o estágio obrigatório, quando têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos. O ponto crucial para a formatura é a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC.

Investimentos

O curso de Fisioterapia está disponível em praticamente todas as regiões do Brasil. Os valores pagos por mês estão em uma escala média que varia de R$ 400,00 a R$ 1500,00, sendo uma das faculdades mais acessíveis da área da saúde.

Se você não tem o valor total ou mesmo parcial da mensalidade disponível, pode utilizar as opções de financiamento e viver o seu sonho de se tornar um fisioterapeuta.

Finaciamentos

O principal financiamento do Governo Federal é o Programa Universidade para Todos (ProUni), onde os estudantes com bom resultado no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio e que se enquadrem em determinados parâmetros socioeconômicos têm direito a requerer bolsas de estudo. Além disso, muitas universidades oferecem créditos próprios. São incentivos com porcentagens de desconto diversas, baseadas nas notas do vestibular.

Profissão regulamentada

A profissão do fisioterapeuta é regulamentada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Ele define a formação necessária, as possíveis áreas de atuação, jornada de trabalho e tudo que se refira a essa atividade.

Assim, o Conselho, por meio do seu comitê de educação, traçou o perfil profissiográfico do fisioterapeuta. Ele determina, entre outras coisas, que esse profissional precisa estar habilitado a coletar, avaliar e interpretar informações para a composição de um diagnóstico, bem como saber utilizar os recursos técnicos da terapia em prol da recuperação do paciente.

Faculdade de Fisioterapia no RJ

Se você pretende fazer a sua faculdade de Fisioterapia no Rio de Janeiro, escolha a melhor. A Unigranrio, com estrutura de ensino completa, disponibiliza cursos em alto nível. Acesse nosso site e confira!

Baixe o nosso E-book para mais informações sobre o curso.

Baixe o e-book aqui!

Leia também: Enfermagem: uma profissão sem a qual não viveríamos

Posts Relacionados

Você conhece a Educação Executiva?

Uma boa formação vai além da graduação e envolve o aprendizado contínuo. A pós-graduação é uma ótima opção para quem quer alcançar um nível a mais na capacitação profissional e se destacar no mercado de trabalho, pois possui cursos destinados aos profissionais já formados e que almejam especialização em temas específicos da área em que estão construindo uma carreira. 

3 atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente e sabemos que a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele depende da preservação do mesmo. Devido ao elevado nível de consumo, por exemplo, são inúmeros os prejuízos ocasionando desequilíbrios ambientais, que muitas vezes são irreversíveis.

3 dicas de livros para estudantes de Pós-graduação em Odontologia

Procrastinar o hábito de ler é muito comum e também muito ruim, pois essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial. Decidimos trazer uma série de indicações de livros de acordo com cada área e assim te dar uma força na criação desse hábito.