Apresentação

Recomendado pela CAPES – Homologado pelo CNE (Portaria do MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seção 1, p. 25)

NOTA 4 ATRIBUÍDA PELA CAPES NA AVALIAÇÃO QUADRIENAL 2013/2016

MESTRADO EM ODONTOLOGIA

O curso de Mestrado em Odontologia foi implantado na Unigranrio no ano de 2000 e, desde então, vem atendendo às demandas do mercado para a formação de profissionais qualificados. Muitos dos seus egressos ocupam, hoje, posições de destaque nos cenários acadêmico, profissional e tecnológico.

Com o amadurecimento do programa surgiu a necessidade de credenciamento de docentes com titulação nas áreas de formação envolvidas na nova proposta do curso, sobretudo, com alta performance na produção tecnológica/científica, na captação de recursos financeiros junto a agências governamentais e nas atividades de ensino no âmbito do programa e nos cursos de graduação.

Além disso, a Unigranrio, em contrapartida aos recursos captados pelo corpo docente, investiu na adequação e modernização da sua infraestrutura para pesquisa. Hoje, os laboratórios de Biomateriais, de Pesquisas Multidisciplinares em Odontologia (LAMP) e de Genética Humana (LabGen), além da clínica odontológica dedicada ao programa, dão completo suporte aos projetos desenvolvidos nas suas linhas de pesquisa.

Dos pontos de vista acadêmico e pedagógico, a proposta e a estrutura curricular do programa acompanharam a evolução das conjunturas do mercado em que se insere a Odontologia. A mudança de paradigma fez com que o curso de mestrado passasse a buscar perguntas (problemas) de âmbito geral que pudessem ser respondidas à luz do conhecimento das especialidades odontológicas e áreas afins, e não apenas o aprofundamento das especialidades em si.

Assim, foi criada a área de concentração em Clínica Odontológica. Nela são trabalhados saberes de caráter tecnológico, inovador, científico e profissional que, integrados, dão suporte à realização de atividades para a formação de mestres profissionais qualificados e capazes de atuar nos mais variados cenários da Odontologia contemporânea. As linhas de pesquisa são: (i) Tecnologias, materiais e instrumentos empregados na Odontologia; e (ii) Estudos avançados em clínica odontológica – articuladas entre si e com o conjunto diversificado de disciplinas, agregam projetos que estudam os princípios mecânicos e biológicos da prática clínica odontológica.

Objetivos do curso

Os objetivos do curso de Mestrado em Odontologia da Unigranrio são: (i) capacitar cirurgiões-dentistas para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; (ii) transferir conhecimento para a sociedade, atendendo às demandas específicas e aos arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local; (iii) promover a articulação integrada com distintas entidades que pleiteiam a formação profissional qualificada, visando melhorar a eficácia e eficiência de organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e aplicação de processos adequados de inovação; (iv) contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade de empresas e organizações públicas e privadas; (v) formar profissionais qualificados para o mundo do trabalho e despertar vocações para a docência com vistas à compreensão dos avanços do conhecimento científico e tecnológico aplicáveis à Odontologia, assim como em áreas afins; e (vi) aprimorar modelos metodológicos experimentais e clínicos de modo a contribuir para a formação de profissionais capazes de lidar com as contínuas mudanças no conhecimento científico e tecnológico.

Perfil do profissional a ser formado

No curso de Mestrado em Odontologia contempla-se o componente profissionalizante, que prepara o egresso para as atividades tecnológicas, científicas e profissionais, desenvolvendo competências e habilidades para o mundo do trabalho no âmbito geral da Clínica Odontológica, na qual se caracterizam a interdisciplinaridade e a complementaridade, não deixando de lado a identidade disciplinar e a competência transdisciplinar.

Público-alvo

Poderão se candidatar ao curso de Mestrado em Odontologia da Unigranrio, os portadores de diplomas de nível superior obtidos em cursos de Odontologia reconhecidos pelo MEC, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Odontologia.

Duração do Curso

Cumpridos os créditos e demais requisitos, o prazo para a conclusão do curso é de 24 meses.

 


Opções Curriculares

Áreas de Concentração

  • Clínica Odontológica

Nesta área de concentração são trabalhados saberes de caráter tecnológico, inovador, científico e profissional que, integrados, dão suporte à realização de atividades para a formação de mestres profissionais qualificados e capazes de atuar nos mais variados cenários da Odontologia contemporânea. Além disso, essas atividades visam o despertar de vocações em profissionais que saibam lidar com as contínuas mudanças no conhecimento científico e tecnológico demandadas pela área da Odontologia. As linhas de pesquisa, articuladas entre si e com um conjunto diversificado de disciplinas, agregam projetos que estudam os princípios mecânicos e biológicos da prática clínica. Os projetos incluem desde a investigação e caracterização dos materiais odontológicos, passando pela interação com os tecidos bucais, chegando às manifestações sistêmicas das doenças da boca e às manifestações bucais das doenças sistêmicas.


  • Endodontia

Nesta área de concentração são trabalhados saberes de caráter técnico, científico e acadêmico que, integrados, dão suporte à realização de atividades de formação profissional. Atendendo também aos objetivos mais amplos da especialidade, doutores com competências e habilidades diversificadas, capazes de transitar pelas avenidas da Endodontia contemporânea, garantem uma formação qualificada para o mundo do trabalho, despertando vocação para a docência em profissionais que saibam lidar com as contínuas mudanças no conhecimento científico e tecnológico relacionado com a Endodontia. A linha de pesquisa Endodontia Experimental, articulada com um conjunto diversificado de disciplinas, inclui projetos que partem do estudo da interação de biomateriais com o complexo dentina-polpa e tecidos periapicais, analisando os eventos celulares e moleculares histofisiopatológicos decorrentes desta interação. A Endodontia Experimental, nas suas dimensões práticas e teóricas, se projeta, ainda, na investigação de instrumentos, materiais e técnicas endodônticas.


  • Implantodontia

Nesta área de concentração são trabalhados saberes de caráter técnico, científico e acadêmico que, integrados, dão suporte à realização de atividades de formação profissional. Atendendo também aos objetivos mais amplos da especialidade, doutores com competências e habilidades diversificadas, capazes de transitar pelas avenidas da Implantodontia contemporânea, garantem uma formação qualificada para o mundo do trabalho, despertando vocação para a docência em profissionais que saibam lidar com as contínuas mudanças no conhecimento científico e tecnológico relacionado com a Implantodontia e Reabilitação Oral. A linha de pesquisa Biomateriais em Odontologia, articulada com um conjunto diversificado de disciplinas, inclui projetos que começam com a caracterização mecânica de biomateriais implantáveis e restauradores, que busca compreender os mecanismos de falha e suas probabilidades, visando estabelecer uma previsibilidade quanto ao uso destes materiais. São estudadas a fisiopatologia óssea e a biomecânica dos implantes relacionados com a osteointegração em modelos experimentais, principalmente por meio da compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos na interação célula-material.


  • Periodontia

Nesta área de concentração são trabalhados saberes de caráter técnico, científico e acadêmico que, integrados, dão suporte à realização de atividades de formação profissional. Atendendo também aos objetivos mais amplos da especialidade, doutores com competências e habilidades diversificadas, capazes de transitar pelas avenidas da Periodontia contemporânea, garantem uma formação qualificada para o mundo do trabalho, despertando vocação para a docência em profissionais que saibam lidar com as contínuas mudanças no conhecimento científico e tecnológico relacionado com a Periodontia. A linha de pesquisa Estudos em Periodontia, articulada com um conjunto diversificado de disciplinas, inclui projetos que estudam, clínica e laboratorialmente, antimicrobianos, antissépticos e biomateriais odontológicos utilizados em periodontia; avaliam diferentes terapias e técnicas cirúrgicas em pacientes periodontalmente comprometidos; e visam estabelecer as possíveis relações entre doenças sistêmicas e doença periodontal.

 


Linhas de Pesquisa

  • Tecnologias, Materiais e Instrumentos Empregados na Odontologia

Esta linha de pesquisa agrega projetos destinados a estudar as características biológicas e as propriedades físico-químicas dos materiais e instrumentos de emprego odontológico, incluindo os biomateriais. Envolve estudos voltados para os comportamentos mecânico e biomecânico dos materiais frente à aplicação clínica e experimentação laboratorial com a finalidade de propor o aperfeiçoamento dos materiais existentes e o desenvolvimento de novos materiais. São utilizados métodos de simulação e análise por elementos finitos em modelos matemáticos, métodos de imagem, incluindo tomografia computadorizada e microtomografia, análises bioquímicas, ensaios mecânicos, técnicas de extensiometria e fotoelasticidade em modelos experimentais e em estudos clínicos.

Área de Concentração: Clínica Odontológica


  • Estudos Avançados em Clínica Odontológica

Esta linha de pesquisa agrega projetos que estudam as repercussões na cavidade oral frente aos principais patógenos, incluindo as interações microbianas, buscando também o melhor entendimento sobre os aspectos celulares e moleculares envolvidos no processo patológico pulpar, periapical, periodontal e perimplantar. A linha inclui projetos sobre a identificação de marcadores moleculares (genes e microRNAs) que se encontram diferencialmente expressos nas mais diversas doenças que incidem na cavidade oral. Nesses projetos, pacientes portadores de doenças orais (doença periodontal, inflamações pulpares e periapicais, periodontites, lesões neoplásicas e não neoplásicas de mucosa oral) serão examinados por meio de metodologias que vão da cultura celular, passando pela investigação microbiológica de patógenos e culminando em análises moleculares como PCR convencional, qPCR (PCR quantitativa), análises de metilação do DNA e sequenciamento genômico.

Área de Concentração: Clínica Odontológica


  • Aspectos Biológicos do Tratamento Odontológico

Esta linha de pesquisa agrega projetos que estudam as repercussões na cavidade oral frente aos principais patógenos, incluindo as interações microbianas, buscando também o melhor entendimento sobre os aspectos celulares e moleculares envolvidos no processo patológico pulpar, periapical, periodontal e perimplantar. A linha inclui projetos sobre a identificação de marcadores moleculares (genes e microRNAs) que se encontram diferencialmente expressos nas mais diversas doenças que incidem na cavidade oral. Nesses projetos, pacientes portadores de doenças orais (doença periodontal, inflamações pulpares e periapicais, periodontites, lesões neoplásicas e não neoplásicas de mucosa oral) serão examinados por meio de metodologias que vão da cultura celular, passando pela investigação microbiológica de patógenos e culminando em análises moleculares como PCR convencional, qPCR (PCR quantitativa), análises de metilação do DNA e sequenciamento genômico.

Área de Concentração: Clínica Odontológica


  • Biomateriais em Odontologia

Esta linha de pesquisa objetiva abordar, de forma abrangente e sistemática, aspectos relacionados com a pesquisa experimental clínica e laboratorial nas áreas da Implantodontia e da Reabilitação Oral. A linha agrega projetos que começam com a caracterização mecânica de biomateriais implantáveis e restauradores, que buscam compreender os mecanismos de falha e suas probabilidades, visando estabelecer uma previsibilidade quanto ao uso destes materiais. São estudadas a fisiopatologia óssea e a biomecânica dos implantes relacionados com a osteointegração em modelos experimentais, principalmente por meio da compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos na interação célula-material.

Área de Concentração: Implantodontia


  • Endodontia Experimental

Esta linha de pesquisa objetiva abordar, de forma abrangente e sistemática, aspectos relacionados com a pesquisa experimental clínica e laboratorial na área da Endodontia. A linha agrega projetos destinados a estudar as características biológicas (biocompatibilidade e bioatividade), as propriedades físico-químicas (mecânicas, estruturais, microestruturais e de superfície) dos materiais de aplicação odontológica. A linha inclui projetos de investigação das características estruturais dos tecidos dentais e o comportamento biomecânico dos mesmos frente aos materiais e às técnicas empregados durante os procedimentos clínicos. São utilizados métodos de simulação e análise por elementos finitos em modelos matemáticos, métodos de imagem, incluindo microtomografia, análises bioquímicas, ensaios mecânicos, técnicas de extensiometria e fotoelasticidade em modelos experimentais e estudos clínicos.

Área de Concentração: Endodontia


  • Estudos em Periodontia

Esta linha de pesquisa objetiva abordar, de forma abrangente e sistemática, aspectos relacionados com a pesquisa experimental clínica e laboratorial na área da Periodontia. A linha agrega projetos que estudam, clínica e laboratorialmente, antimicrobianos, antissépticos e biomateriais odontológicos utilizados em Periodontia; avaliam diferentes terapias e técnicas cirúrgicas em pacientes periodontalmente comprometidos; e visam estabelecer as possíveis relações entre doenças sistêmicas e doença periodontal.

Área de Concentração: Periodontia