INFRAESTRUTURA

Laboratórios

A UNIGRANRIO, o INMETRO e a UEZO contam com vários laboratórios equipados para o desenvolvimento das dissertações e teses. Eles se complementam com cenários clínicos, permitindo o trânsito translacional proposto pelo Programa. Equipamentos de maior porte estão disponíveis na modalidade multiusuário. Estudantes e docentes têm acesso franqueado a todos os laboratórios, independentemente de sua instituição de origem.

UNIGRANRIO

  • Laboratório de Genética Humana (LABGEN)
Conta com PCR em tempo real, termocicladores, cabines de PCR e de segurança para extração de DNA, freezer de -80ºC, cubas e fontes de eletroforese, fotodocumentador, sistemas de eletroforese, geladeira, autoclave, balança, micro-ondas, estufas, estufa de CO2, centrífugas, oxígrafo de alta resolução com eletrodos de O2, Ca2+ e NO, microscópio invertido, microscópio de fluorescência, fluorímetro, fotômetro de chama, sistema de aferição da pressão arterial (tailcuff), sistemas para imunodetecção e pequenos equipamentos de utilização geral na bancada.

  • Laboratório de Preparo de Amostras

Conta com fluxo laminar, estufa, geladeira, freezer, balança, centrífuga, autoclave, destilador, espectrofotômetro, pH-metro e pequenos equipamentos auxiliares de bancada.


  • Laboratório de Análises Clínicas (LABORAFE)

Dispõe dos equipamentos Dimension AR de alto desempenho para dosagens bioquímicas, Cell-Dyn 3700 e Sysmex KX-21N para hematologia, Immulite 1000 para dosagem de hormônios, análises imunológicas e biomarcadores tumorais, Coagutimer para análises enzimáticas e instrumental para eletroforese. Conta com espectrofotômetro, fotômetro de chama, diluidor, leitor e lavadora de Elisa, centrífugas diversas, deionizador, freezer e geladeiras.


  • Laboratório de Análise de Imagens

Conta com computadores para processamento digital, lupa estereoscópica trinocular, computador de 1 Tb com software de imagens e medidas, microscópio de luz acoplado a um computador de 1 Tb, computadores diversos, impressoras, câmeras e flashes.


  • Laboratório de Biomateriais

Conta com microtomógrafo Bruker, estação de trabalho computacional, cortadeira, discos de corte diamantados e máquina universal de ensaios mecânicos.


  • Laboratório Multidisciplinar (LAMP)

Conta com fluxo laminar, incubadora de CO2, termociclador, microscópios, centrífugas, instrumental de eletroforese, balança, pH-metro, geladeira, freezer, micro-ondas, espectrofotômetro, além de pequenos instrumentos complementares, computadores e instalações para cultivo celular.


  • Núcleo Integrado de Estomatologia

Tem câmera intraoral ligada a computador, microscópio binocular, central de computação, videoteca, banco de macromodelos, aparelhos de raios X e instrumentos acessórios


  • Laboratório Multiusuário de Apoio à Clínica Odontológica

Equipado com máquina de solda, fornos, micromotores, cortadores, prensas, centrífugas, trijato de areia, fotopolimerizadores, amalgamadores e plastificadora a vácuo, além de computadores.


  • Policlínica de Duque de Caxias (PDC-Saúde)

Junto com a Clínica Odontológica, a Policlínica de Duque de Caxias constitui o cenário translacional do Programa. Funciona em edifício de 5 andares, com 53 consultórios equipados com mesa de exame físico, negatoscópio, aparelhos de aferição da pressão arterial, oftalmoscópio e balança antropométrica. Conta com salas especializadas de endocrinologia, gastroenterologia, genética clínica, geriatria, hematologia, infectologia, nefrologia, pediatria, pneumologia, reumatologia, ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, fisioterapia e estética. Conta com 2 salas de cirurgia e 1 sala de recuperação. Dispõe de um Centro Integrado de Medicina Diagnóstica com Laboratório de Patologia Clínica e Departamento de Imagens (tomografia computadorizada de alta resolução, mamografia de alta resolução, radiologia convencional, ultrassonografia, ecografia com Doppler a cores, ultrassonografia vascular, videocolposcópio), eletrocardiógrafos e esteira ergométrica para avaliação da capacidade respiratória.


  • Clínica Odontológica

A clínica para pacientes não infectantes dispõe de 79 conjuntos odontológicos completos dotados de biossegurança, lavadoras ultrassônicas, aparelhos de raios X, bisturi elétrico, ultrassom, fotopolimerizadores, câmaras escuras e microscópio para endodontia. Anexo a esta clínica, há outra com isolamento para pacientes infectantes com 36 conjuntos semi-automatizados e semelhantes aos outros. Conta com macas e equipamentos para reanimação e uma central de esterilização completa. A Clínica, junto com o Núcleo de Estomatologia, constituem espaços de interação entre o BIOTRANS e o Programa de Pós-Graduação em Odontologia.


 

INMETRO

  • Laboratório de Bioimagem

A microscopia óptica dispõe de microscópios convencionais diversos, microscópio invertido, estereomicroscópio, microscópio de varredura confocal a laser, microscópio confocal de alta resolução e sistema para análise celular multiparamétrica de alto conteúdo. A microscopia de força atômica possui um instrumento acoplado a um microscópio óptico invertido para experimentos de microscopia correlativa. A microscopia eletrônica está equipada com microscópio de transmissão, microscópio de varredura ambiental de alta resolução e equipamentos para o preparo de amostras (convencionais ou por crio-processamento). A difração de raios X conta com um difratômetro (Cu e Mo) e sistema de triagem de cristais. O BIOTRANS também tem acesso ao Centro de Microscopia do INMETRO, onde há 2 microscópios eletrônicos de varredura de alta resolução com acessório para microanálise e feixe de íons focalizados para análise de nanopartículas, 2 microscópios eletrônicos de transmissão e diversas técnicas de microanálise (espectroscopia de raios X por dispersão em energia/EDS, espectroscopia de energia dos elétrons/EELS e difração de elétrons de área selecionada/SAED)


  • Laboratório de Macromoléculas

Conta com centrífugas e ultracentrífugas, centrífuga preparativa de grandes volumes, ultrassom, espectrômetro de massas acoplado a HPLC, sistemas variados de eletroforese, espectrofotômetro, espectrofluorímetro de microplacas, sistema de cromatografia líquida de alto desempenho e equipamentos acessórios.


  • Laboratório de Biologia Molecular

Possui termocicladores, PCR em tempo real, sequenciador, eletroporador, concentrador, sistemas de eletroforese e sistema de fotodocumentação.


  • Laboratório de Microbiologia

Conta com fluxos laminares, incubadores, incubadoras microprocessadas, banhos com agitação e estufa bacteriológica.


  • Laboratórios de Bioengenharia Tecidual e de Toxicologia “in vitro”

Conta com salas de cultura, estufas de CO2 convencionais e para cultivo em larga escala, fluxos laminares, microscópios, citômetro de fluxo com sorting, tanques de N2 líquido, leitor de microplacas (luz visível, ultravioleta, luminescência e fluorescência), contador automático de células, simulador de luz solar, leitor de citocinas, opacitômetro, analisador de processos biológicos em tempo real, permeação cutânea, acessórios para os diferentes instrumentos e automatização para plaqueamento celular. Há salas com cabines de segurança biológica de acesso controlado.

O INMETRO disponibiliza para realização de pesquisa multidisciplinar uma rede de 51 laboratórios acreditados internacionalmente, localizados na sua sede de Xerém (RJ).


 

UEZO

  • Laboratório de Tecnologia em Bioquímica e Microscopia

Conta com microscópio confocal Zeiss (3 lasers de gases nobres e 1 ultravioleta), microscópio eletrônico de transmissão FEI SPIRIT, microscópio eletrônico de varredura JEOL e sistemas de microanálise para microscópio eletrônico de transmissão OXFORD e de varredura THERMO. Há balanças, pH-metros, microcentrífugas e sistema de análise bioquímica sanguínea (pequenos animais). Em sala de cultivo celular anexa, conta com 2 cabines de fluxo laminar nível de segurança 2, estufa de CO2, microscópio invertido, refrigeradores, sistema de esterilização de ar, sistemas de preparação de géis, PCR em tempo real, espectrofotômetros e ultracentrífuga.


  • Laboratório de Terapia e Fisiologia Celular e Molecular Antônio Carlos Campos de Carvalho

Conta com 2 cabines de fluxo laminar (nível 2), estufa de CO2 com controle eletrônico via satélite e sistema de descontaminação automático, microscópio invertido, refrigeradores, sistema de esterilização de ar, sistemas de preparação de géis, PCR em tempo real, pH-metros, balanças, centrífugas e espectrofotômetros. Conta com microscópio de fluorescência ZEISS, microscópio de fluorescência por fibra óptica e sistema de imagem APOTOME ZEISS acoplado a um sistema de aquisição de alta velocidade e sistema de citometria de fluxo FACScalibur (3 canais).


  • Laboratório de Biotecnologia Ambiental

Conta com autoclaves, fluxos laminares, sistema de purificação de água, microcentrífugas, sistemas de eletroforese, termociclador, sistema de fotodocumentação, agitadores, capelas de exaustão, estufa de cultivo bacteriológico e de CO2, estufa de secagem, balanças, banhos e agitadores. Há setores de cultivo vegetal in vitro e de células, de biologia molecular associado a computadores de última geração, sistema automatizado VITEK para identificação de microorganismos e sistema para detecção de mutação. Conta com capela de exaustão, estufa de secagem com circulação forçada de ar, sistema de purificação de água deionizada monitorado com o software EC-Lab™, células eletroquímicas, pH-metros, medidor de O2, bomba de vácuo, agitadores e outros pequenos equipamentos de bancada.


  • Biotério de Animais

O Biotério visa atender a demanda dos projetos que utilizam animais, aprovados pela CEUA. É uma edificação de 65 m² composta por sala de recepção; sala de procedimentos; um corredor às salas de criação; um corredor de circulação; uma sala de criação de camundongos (até 600); uma sala de criação de ratos (até 200); e uma sala de limpeza. O fluxo de entrada e saída do pessoal é feito pela porta de entrada da sala de recepção. A sala de criação tem a função de alojar os animais, proporcionando adequadas condições de saúde e conforto, até serem encaminhados para experimentação.

 


 

Recursos de Informática

A UNIGRANRIO, como instituição âncora, sedia o BIOTRANS no Campus de Duque de Caxias. Para o desenvolvimento das atividades de ensino e administrativas, o BIOTRANS ocupa espaço físico na Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa/PROPEP, com salas para secretaria, coordenação, reuniões do colegiado, convivência de pesquisadores e estudantes, laboratórios de informática com 75 computadores no local, auditórios para aulas, teleconferências nacionais e internacionais, exames de qualificação, defesas de dissertações e teses, seminários e pequenos eventos. Em relação aos recursos de informática, estão disponíveis os computadores da Biblioteca Central e os computadores dos 8 laboratórios de informática do Bloco A, todos com conexão em rede online. A UNIGRANRIO, conta com diferentes tecnologias de transmissão de dados possibilitando acesso gratuito à Plataforma Microsoft, sistemas operacionais e ferramentas de desenvolvimento, permitindo que todo o conjunto de software possa ser instalado nos computadores de professores e estudantes. A UNIGRANRIO disponibiliza também acesso à Plataforma Institucional Google Suite for Education e ao Portal de Periódicos da CAPES. A Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) presta apoio técnico-operacional, no âmbito de sua competência, a todas as unidades da UNIGRANRIO. O INMETRO e a UEZO dispõem, igualmente, de espaço físico para o BIOTRANS, com salas para coordenação e salas para o corpo docente e discente, além de auditórios com recursos de multimídia e laboratórios de informática disponíveis para uso compartilhado de estudantes e professores do Programa. A UNIGRANRIO conta com a plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) via Blackboard. Na Pós-Graduação, como já mencionado acima, o AVA tem sido utilizado no controle de plágio (SafeAssign). Além desta ferramenta, o AVA é utilizado como fórum de discussão e para interação e compartilhamento de materiais de apoio e de aula. E deve ser enfatizado que a riqueza em recursos de informática foi crucial para o desenvolvimento das atividades durante a pandemia.


 

Bibliotecas

A UNIGRANRIO, o INMETRO e a UEZO contribuem com 3 bibliotecas em expansão que se complementam em termos de acervo, acesso à informação e operacionalização. Os estudantes e docentes do BIOTRANS têm acesso franqueado às 3 bibliotecas, independentemente de sua instituição de origem, bem como às bases de dados disponíveis.

  • Biblioteca Euclides da Cunha da UNIGRANRIO

A UNIGRANRIO é a maior instituição privada de ensino superior da região da Baixada Fluminense, com estudantes oriundos de diferentes municípios do Grande Rio. Em decorrência dos papéis educacionais, científicos e sociais desempenhados pela Universidade na região, a Biblioteca Euclides da Cunha, localizada no Campus de Duque de Caxias é uma das maiores bibliotecas da Baixada Fluminense.

Atualmente, o acervo da Biblioteca chega a um número total de quase 50.000 títulos, com 123.078 exemplares. No laboratório existente na Biblioteca, encontram-se disponíveis ao público 30 computadores com acesso ao “up to date”. O espaço conta com 2 bibliotecários, 1 assistente, 5 auxiliares e dois jovens aprendizes.

Inaugurada em 1972, a Biblioteca funciona de segunda a sábado. Conta com um Núcleo de Coordenação de Bibliotecas (NCB), composto por 10 Bibliotecas, Unidade de Conservação e Restauração de Documentos (UCORE) e um Laboratório de Informática. Ocupa um espaço físico de 2.000 m2, distribuídos em recepção, salão de acervo, salões de leitura, salas de estudo em grupo, cabines de estudo individual e hall para exposições e eventos.

A Biblioteca disponibiliza 219.049 livros e teses virtuais a partir de 7 bases de dados (multidisciplinares e de ciências da saúde).
A Biblioteca conta com acesso à Base de Teses e Dissertações (BDTD), permitindo o compartilhamento de dados com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (banco de dados internacional). Há acesso à base SCIELO (Scientific Electronic Library Online), que abrange uma coleção selecionada e bem conhecida de periódicos científicos brasileiros. A UNIGRANRIO tem acesso franqueado às bases Scopus e Science Direct através do Portal de Periódicos da CAPES, que cobrem publicações centrais das Ciências Biológicas e da Saúde, disponibilizados para os docentes do BIOTRANS das outras duas Instituições.

O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, estudantes e egressos do BIOTRANS, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas de circulação internacional, incluindo aquelas editadas no Brasil. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos periódicos do Portal, além do uso intenso do sistema “up to date”, base de dados amplamente utilizada por profissionais da área de saúde, que disponibiliza artigos de revisão, escritos por autoridades renomadas em cada tema e que facilitam atualização rápida e eficaz.

Além do extenso acervo da Biblioteca e do acesso integral ao Portal de Periódicos da CAPES (53.000 títulos com texto completo), os usuários têm acesso Wi-Fi nos salões de leitura a diferentes bases de dados, como descrito a seguir.

• Minha Biblioteca. É uma plataforma formada por um consórcio de editoras de livros acadêmicos nacionais: Autêntica, Cengage, Cortez, Grupo A (Artes Médicas, Artmed, Bookman, McGraw-Hill, AMGH, Penso e Tekne), Grupo GEN (AC Farmacêutica, Atlas, E.P.U., Forense, Forense Universitária, Guanabara Koogan, LAB, LTC, Método, Roca, Santos), Loyola, Manole, Saraiva (Atual e Érica) e Zahar. Essas editoras se uniram para oferecer às instituições de ensino superior acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet através da chamada computação nas nuvens. Através da Minha Biblioteca, estudantes têm acesso rápido e fácil a 12.060 mil títulos acadêmicos, incluindo as principais publicações de diversas áreas do conhecimento. A plataforma permite a impressão, de forma gratuita, de 15 por cento das obras consultadas.

• Biblioteca Virtual Pearson. Disponibiliza 9.793 títulos em seu catálogo online de 36 editoras de livros com textos integrais, recursos de busca, anotações e impressões de partes mediante pagamento à Editora. As editoras que fazem parte da Biblioteca Virtual Pearson são Ágora, Aleph, Atheneu, Ática, Autêntica, Blossom, Blucher, Brasport, Callis, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, Contexto, Difusão Editora, EdiPUCRS, EDUCS, Editora Eureka, Freitas Bastos, GLS, Grupo Summus, Interciência, Intersaberes, Jaypee, Labrador, Lexikon, Manole, Mescla, MG Editores, Oficina dos Textos, Papirus, Pearson, Plexus, Rideel, Scipione, Selo Negro Edições, Vozes, Yendis.

• EBSCO. A Base de Dados EBSCO engloba sub-bases em diversas áreas do conhecimento, com uma variada coleção de periódicos científicos internacionais.

• SCIELO. A biblioteca eletrônica oferece uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, especialmente desenvolvida para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento, particularmente na América Latina e Caribe. Proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica.

• BDTD. A Base de Dados de Teses e Dissertações da UNIGRANRIO faz parte do Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações que, com apoio da FINEP, vem sendo mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/IBICT. Seu objetivo maior é registrar e disseminar as teses e dissertações elaboradas e defendidas no âmbito dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, por meio do TEDE 2, software desenvolvido pelo IBICT, permitindo o compartilhamento dos dados da UNIGRANRIO com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations, banco de dados internacional de Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações.


  • Biblioteca do INMETRO

O acervo da Biblioteca do INMETRO conta atualmente com mais de 22.000 títulos. São mais de 100 periódicos nacionais, 25 periódicos internacionais, 4.600 livros, 200 dissertações e teses, 120 apostilas, 750 relatórios técnicos, 470 referências e 16.500 normas técnicas, especializados nas áreas de metrologia científica e industrial e em qualidade/avaliação da conformidade e acreditação.

Todos os computadores da Biblioteca e dos pesquisadores dos diferentes laboratórios do INMETRO estão conectados também ao Portal de Periódicos da CAPES. O acesso ao Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação.
A Biblioteca online INMETRO disponibiliza publicações avulsas ou coleções, as produções intelectuais do INMETRO, as portarias e regulamentos técnicos, metrológicos e de avaliação, e o acesso a diferentes bases de dados nacionais e internacionais, havendo ainda acesso à internet para os usuários nas salas de leitura. A Biblioteca conta com 2 bibliotecárias e pessoal técnico-administrativo especializado.


  • Biblioteca da UEZO

A Biblioteca Central da UEZO possui um acervo com mais de 6.000 exemplares, a maioria livros, 1 catálogo e 3 tipos de periódicos. Estes últimos são os existentes no Portal de Ciências Avançadas e Tecnologia (AS&T), a revista Polímeros e os disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES ao qual a UEZO tem acesso. O sistema BDTD permite o acesso a teses e dissertações, como nas outras duas instituições associadas, e o Portal Livro Aberto, a livros selecionados. A biblioteca conta ainda com o COMUT e com acesso ao Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD), administrado pela Biblioteca Regional de Medicina da Organização Panamericana da Saúde (OPAS).
Grande parte do processo de instalação e modernização da Biblioteca da UEZO foi possível a partir da aprovação de projetos junto à FAPERJ, como mais uma evidência da capacidade institucional para a captação de recursos de agências de fomento para o apoio às atividades de pesquisa e pós-graduação.
.


Sala de Aula


Sala de Estudos