LABORATÓRIOS

O Programa conta com 4 Laboratórios com infraestrutura própria,de salas de reunião e salas de estudo para os discentes, além de equipamentos como notebooks e tablets para uso dos alunos durante as aulas e nas atividades de pesquisa.

  • Laboratório PPGA

BIBLIOTECA

A UNIGRANRIO é a maior instituição de ensino da região da Baixada Fluminense, com estudantes oriundos de diferentes municípios do Grande Rio. Em decorrência dos papéis educacionais, científicos e sociais desempenhados pela Universidade na região, a Biblioteca Euclides da Cunha, localizada no Campus do Programa, é uma das maiores bibliotecas da Baixada Fluminense.

Atualmente, o acervo da Biblioteca corresponde ao número total de 57.719 títulos, sendo 138.417 exemplares. No laboratório existente na Biblioteca, encontram-se disponíveis ao público 28 (vinte e oito) computadores com acesso ao UP TO DATE. O espaço conta com os seguintes recursos humanos: 2 bibliotecários, 1 assistente, 5 auxiliares e dois jovens aprendizes.

Inaugurada em 1972, a Biblioteca funciona de segunda a sábado. Conta com um Núcleo de Coordenação de Bibliotecas (NCB), composto por 10 Bibliotecas, Unidade de Conservação e Restauração de Documentos (UCORE) e um Laboratório de Informática. Ocupa um espaço físico de 2.000 m2, distribuídos em recepção, salão de acervo, salões de leitura, salas de estudo em grupo, cabines de estudo individual e hall para exposições e eventos.
A Biblioteca conta com acesso à Base de Teses e Dissertações (BDTD), permitindo o compartilhamento de dados com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (banco de dados internacional). Finalmente, há acesso à base SCIELO (Scientific Electronic Library Online), que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A UNIGRANRIO tem acesso franqueado às bases Scopus e Science Direct através do Portal de Periódicos da CAPES, que cobrem publicações centrais das Ciências Biológicas e da Saúde.

O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais e nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES, além do uso intenso do sistema UP TO DATE, que é uma base de dados, amplamente utilizada por profissionais da área de saúde, que disponibiliza artigos de revisão, escritos por autoridades renomadas em cada tema e que facilitam a atualização rápida e eficaz destes profissionais.
Além do extenso acervo da Biblioteca, os usuários têm acesso Wi-Fi nos salões de leitura a diferentes bases de dados, como:

  • Portal CAPES: O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais, nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES.
  • Minha Biblioteca: é uma plataforma formada pelo consórcio de 26 editoras de livros acadêmicos nacionais: Autêntica, Cengage, Cortez, Grupo A (Artes Médicas, Artmed, Bookman, McGraw-Hill, AMGH, Penso e Tekne), Grupo GEN (AC Farmacêutica, Atlas, E.P.U., Forense, Forense Universitária, Guanabara Koogan, LAB, LTC, Método, Roca, Santos), Loyola, Manole, Saraiva (Atual e Érica) e Zahar. Essas editoras se uniram para oferecer às instituições de ensino superior acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet através da chamada computação nas nuvens. Através da Minha Biblioteca, estudantes têm acesso rápido e fácil a mais de 9 mil títulos acadêmicos, incluindo as principais publicações de diversas áreas do conhecimento. A plataforma permite a impressão, de forma gratuita, de 15 por cento das obras consultadas.
  • Biblioteca Virtual Pearson: a Biblioteca Virtual Universitária Pearson disponibiliza 7.608 títulos em seu catálogo online de 36 editoras de livros com textos integrais, recursos de busca, anotações e impressões de partes mediante pagamento à Editora. As editoras que fazem parte da Biblioteca Virtual Pearson são: Ágora, Aleph, Atheneu, Ática, Autêntica, Blossom, Blucher, Brasport, Callis, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, Contexto, Difusão Editora, EdiPUCRS, EDUCS, Editora Eureka, Freitas Bastos, GLS, Grupo Summus, Interciência, Intersaberes, Jaypee, Labrador, Lexikon, Manole, Mescla, MG Editores, Oficina dos Textos, Papirus, Pearson, Plexus, Rideel, Scipione, Selo Negro Edições, Vozes, Yendis.
  • EBSCO: a Base de Dados EBSCO engloba sub-bases em diversas áreas do conhecimento, com uma variada coleção de periódicos científicos internacionais.
  • SCIELO (Scientific Electronic Library Online): Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, especialmente desenvolvida para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento- particularmente na América Latina e Caribe - proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica.
  • Bases de Dados de Teses e Dissertações (BDTD): Base de Dados de Teses e Dissertações da UNIGRANRIO faz parte do Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações que, com apoio da FINEP, vem sendo mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Seu objetivo maior é registrar e disseminar as teses e dissertações elaboradas e defendidas no âmbito dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, por meio do “TEDE 2”, software desenvolvido pelo IBICT, permitindo o compartilhamento dos dados da UNIGRANRIO com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations - NDLT, banco de dados internacional de Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações.
    O Sistema de Bibliotecas fornece acessibilidade aos seus usuários com necessidades educacionais especiais a diferentes fontes de informação, através de recursos diferenciados, como o acesso por rampas, o atendimento aos portadores de necessidades auditivas realizado por um intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

SALA DE AULA

SALA DE ESTUDOS