Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Administração

Recomendado pela CAPES: Conceito 5.
Mestrado: 92ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em julho de 2006.
Doutorado: 139º Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em setembro de 2012.

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unigranrio é membro efetivo da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) desde 2006.

Os cursos de mestrado e doutorado estão estruturados em torno da área de concentração intitulada "Gestão Organizacional", com duas linhas de pesquisa, “Organizações e Sociedade” e “Estratégia e Governança”, que englobam as temáticas e experiências de pesquisa, produção, docência e orientação dos docentes integrantes do PPGA.

Corpo Docente

O corpo docente é constituído por professores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio e está também articulado com a Coordenação do Curso de Graduação em Administração. Extremamente qualificado, possui vasta produção acadêmica e formação nas melhores instituições de ensino do Brasil e do exterior. Os docentes têm ainda participação em bancas de defesa, bancas de concurso, publicações e pesquisas em parceria com profissionais de outros programas de pós-graduação.

Localização

Localizado no Campus I da UNIGRANRIO, em Duque de Caxias, o PPGA disponibiliza uma estrutura adequada aos seus alunos. Os discentes do Programa têm à sua disposição uma biblioteca moderna, com banco de dados digital, revistas nacionais e internacionais (os quais constam da listagem Qualis da Capes), quatro Laboratórios e Núcleos de Pesquisa com espaço próprio para os alunos de iniciação científica, Mestrado, Doutorado e para pesquisadores de Pós-Doutorado, além de salas de estudo e computadores com acesso à internet.

Estágio e Pesquisa

Na Unigranrio, os mestrandos e doutorandos têm a oportunidade de participar do programa de estágio docente na graduação e de Núcleos, Laboratórios e Grupos de Pesquisa atuantes, registrados no CNPq. Ainda no âmbito da pesquisa, os alunos do PPGA podem integrar pesquisas financiadas pelo Programa de Iniciação Científica da instituição, com bolsas FUNADESP e CNPq.

Opções Curriculares

Áreas de Concentração

Gestão Organizacional
Início: 01/2017

Na realidade das mudanças causadas pela era da informação e pela globalização econômica e produtiva, estruturas e processos organizacionais mais complexos são necessários para garantir a competitividade em um ambiente de forte e crescente concorrência, não só para conquistar novos mercados, mas, sobretudo, para sobreviver nos já conquistados. Para tanto, faz-se necessário o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, com qualidade e baixos custos. Desta forma, é importante reexaminar as teorias atuais sobre as organizações para a adoção de inovações tecnológicas e organizacionais, e estudar novas estratégias empresariais e, consequentemente, as formas de gestão organizacional.

A área de concentração em Gestão Organizacional volta-se para estudos sobre políticas, procedimentos e artefatos que interagem, por meio das atividades de gestão das organizações, de maneira a agregar inovação, desenvolvimento e sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental, tendo como instrumental abordagens teóricas e metodológicas que reconhecem a interação organização-sociedade-indivíduo na criação e no compartilhamento de valor e cidadania.

 


Linhas de Pesquisa

Estratégia e Governança
Início: 01/2018

Esta linha estuda as relações entre o principal e os diversos participantes no tocante às competências e capacidades, ao desempenho e à geração de valor nos diversos setores econômicos, grupos estratégicos e nas firmas. Inclui os temas: estratégia, logística, empreendedorismo, gestão do turismo, finanças, governança corporativa, gestão de instituições de saúde, gestão da informação, gestão pública, marketing, gestão estratégica de pessoas.

Área de concentração: Gestão Organizacional.
Docentes: Bernardo Frossard da Silva-Rêgo, Josir Simeone Gomes, Marco Aurelio Carino Bouzada, Paola Bastos Lohmann, Paulo Vitor Jordão da Gama Silva e Roberto Pessoa de Queiroz Falcão.


Organizações e Sociedade
Início: 01/2018

Esta linha aborda os estudos sobre as relações entre organizações, sociedade e indivíduos, buscando analisar criticamente as suas práticas sociais – organização, gestão, trabalho, consumo, entre outras –, além das implicações destas relações sobre o desenvolvimento. Estuda, em particular, os seguintes temas: consumo e sociedade, comportamento organizacional, satisfação no trabalho e clima organizacional, estudos críticos em administração, diversidade nas organizações, saúde mental e organizações, saúde no trabalho, história e memória das organizações, sustentabilidade, pensamento brasileiro em administração, significado, sentido e relações de trabalho.

 

Área de concentração: Gestão Organizacional.
Docentes: Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta, Davi José de Souza da Silva, Eduardo André Teixeira Ayrosa, Rejane Prevot Nascimento, Renan Gomes de Moura, Renata Couto de Azevedo Oliveira e Sérgio Eduardo de Pinho Velho Wanderley.

Pós-Doutorandos: Patricia Loaiza de Asunción Caldeiron e Ronan Reis Marçal