Corpo Docente

Docentes Permanentes

  • Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta 
    Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2000), fez Mestrado em Ciências Contábeis na FACC (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE (2014), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora adjunta da Universidade do Grande Rio, com atuação na Graduação em Administração e em Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIGRANRIO). Na pesquisa, tem se dedicado ao estudo de aplicação da ética na administração e nos negócios, a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar, estudos organizacionais críticos e revisão de conceitos teóricos da área da administração à luz de obras originais. Membro da Comissão Especial de Governança Corporativa e Compliance do CRA RJ. (Mandato 2020).
    Lattes:http://lattes.cnpq.br/7131847533990402
    Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5918-6274
    E-mail: ana.motta@unigranrio.edu.br

  • Bernardo Frossard da Silva Rêgo
    Professor assistente da Universidade Católica de Petrópolis na graduação (2018) e na pós graduação lato sensu (2020). Professor substituto no CEFET-RJ. Doutor em administração com foco em negócios internacionais pelo COPPEAD/UFRJ (2020), com período sanduíche de 6 meses na Northeastern University de Boston (2018-2019) sob orientação do professor Alvaro Cuervo-Cazurra. Mestre em administração pelo COPPEAD/UFRJ (2015), com intercâmbio na Politécnico di Milano na Itália (2014) e graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem interesse nas áreas Negócios Internacionais, estratégia e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Institucional, Internacionalização de Empresas, Investimento Direto Externo, Marketing Internacional e Estratégia.
    Lattes:http://lattes.cnpq.br/6722263226667885
    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4475-3920
    E-mail:

  • Davi José de Souza da Silva
    Pró-reitor de pós-graduação e pesquisa na Universidade UNIGRANRIO, Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Foi Líder nacional da área das Ciências Jurídicas da YDUQS, responsável pela política pedagógica, conteúdo, supervisão, consultoria e suporte aos gestores acadêmicos e coordenadores dos cursos de Direito, Relações Internacionais, Gestão Pública, Segurança Privada e Segurança Pública (2020-2021). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012-2017) com Estágio de Pesquisa no Justitia Amplificata - Advanced Centre, na Goethe Universität, Frankfurt do Meno, Alemanha (2014). Mestre em Direito com ênfase em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2006-2008). MBA em Gestão Escolar (2017-2020) pelo Instituto Damásio de Direito - Faculdade IBMEC, São Paulo. Graduação em Direito pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2001-2005). Membro do Grupo de Trabalho Teoria Critica e Teorias da Justiça da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia - ANPOF. Membro da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Pará. Membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia. Avaliador e Parecerista de periódicos acadêmicos.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5114374665706148
    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7625-191X
    E-mail: davi.silva@unigranrio.com.br


  • Eduardo André Teixeira Ayrosa
    Sou doutor em Administração pela London Business School (University of London, 2001), mestre em Administração pela COPPEAD - UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1990), e Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Atuo na área de Administração, com ênfase em Estudos de Consumo, Marketing, e Epistemologia e Metodologia de Pesquisa. Tenho concentrado meus esforços de pesquisa em temas relacionados a impactos do consumo sobre subjetividades e sociedades. Temas específicos de pesquisa incluem, por exemplo, formação de identidades e trabalho identitário em culturas de consumo; relações entre consumo e corpo / corporeidades; formas de resistência do consumidor; consumo, ação política, e voto; consumo de produtos da criação artística, esportes e entretenimento baseado em media. Desde 2015 tenho tido interesse especial em compreender as relações entre consumo e violência em suas diversas formas. Em Epistemologia e Metodologia de Pesquisa, tenho interesse em estudos relacionados à filosofia das ciências sociais e em métodos interpretativos de pesquisa.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3253083752578585
    E-mail: eduardo.ayrosa@unigranrio.com.br 

 

  • Josir Simeone Gomes
    Possui graduação em Contabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (1973), graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Possui pós-doutorado na Universidad Carlos III de Madrid (Espanha) e curso de especialização na Harvard Business School. Atualmente, é professor adjunto no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Unigranrio. Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Controle Gerencial, Controle de Gestão, Orçamento Público, Contabilidade Gerencial, Globalização e Metodologia do Ensino Superior.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1636507410124631
    Email: josir.gomes@unigranrio.edu.br



  • Marco Aurelio Carino Bouzada
    Dpossui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2001) e doutorado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2006). Foi, por mais de 10 anos, professor titular do curso de graduação em Administração da ESPM e de outros cursos de graduação e pós-graduação em diversas instiuições. Por mais de 12 anos, foi professor titular do quadro permanente do Mestrado em Administração da Universidade Estácio de Sá, tendo sido coordenador adjunto do programa e editor-chefe do periódico acadêmico Adm.MADE . Atualmente é professor permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Admnistração da UNIGRANRIO, coordenador e professor do Curso de Formação em Compras e Supply Chain do ALUMNI COPPEAD (UFRJ), além de professor dos Cursos de Formação em Gestão Empresarial e Finanças da insituição, do MBA em Logística da Universidade Veiga de Almeida e do MBA em Finanças da UFF. Tem mais de 50 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É organizador e principal autor dos livros Jogando Logística no Brasil; Métodos Quantitativos Aplicados a Casos Reais; O uso de ferramentas quantitativas em call centers - previsão e dimensionamento; Logística Operacional Interna; e Laboratório de Logística: testando teoria com um jogo de empresas. Tem experiência na área de Estatística, Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Business Games.
    Lattes:http://lattes.cnpq.br/3017782305924304
    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7183-1325
    E-mail: marco.bouzada@unigranrio.edu.br

  • Paola Bastos Lohmann
    Doutora em Turismo na Universidade de Aveiro, Portugal (2021). Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2010) e graduada em Turismo pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atuou na área de gestão de projetos e pesquisas em turismo, na Fundação Getulio Vargas, desde 2005, até 2015. Foi professora substituta na graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) no período de 2015 ? 2017 e professora substituta do curso tecnológico em Hotelaria da Universidade Federal de Viçosa (março de 2021 a julho de 2021). Membro do Corpo Editorial da Revista Observatório de Inovação do Turismo - RAOIT (Qualis B2) e pesquisadora visitante do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio de 2015 até os dias atuais, onde atua coordenando projetos, pesquisas e eventos nas áreas de Turismo, com foco em inovação, empreendedorismo e planejamento. Possui uma vasta experiência em planejamento, gestão e submissão de propostas de projetos para a FAPERJ, CNPq e Capes e, também, no gerenciamento de projetos e pesquisas. Na área acadêmica, publicou em 2022, um e-book de Inovação e Empreendedorismo em Turismo, fruto de um evento internacional que coordenou juntamente com a equipe do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio. No âmbito da pesquisa, ao longo dos últimos anos, seus estudos tiveram enfoque na cidade do Rio de Janeiro, contemplando os megaeventos esportivos e seus impactos, assim como aspectos relacionados a Inovação e Empreendedorismo. No âmbito da consultoria, dentre os projetos que gerenciou, destacam-se: Plano Diretor de Turismo de João Pessoa, Paraíba, Brasil (2012), Estudo de Perfil e Impacto Econômico de Cruzeiros Marítimos na costa brasileira (2011), Estudo de Perfil e Impacto Econômico de Eventos Internacionais no Brasil (2008). Dentre os clientes atendidos, destacam-se: Ministério do Turismo, EMBRATUR, Secretarias Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Convention & Visitors Bureau, entre outros. Áreas de interesse: eventos e megaeventos esportivos; metodologia de pesquisa; inovação e empreendedorismo em turismo; plano de negócios; experiência do turista e consultoria em turismo. No contexto empresarial, a pesquisadora atua no segmento de eventos na área social e cultural, sempre atenta à conexão entre a academia e o mercado.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5290825520541606
    E-mail: paola.lohmann@unigranrio.com.br 


  • Paulo Vitor Jordão da Gama Silva
    Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela PUC-RIO, mestrado em Finanças pela mesma instituição. Possui MBA em Gestão Tributária e Fiscal (UNESA). Graduação em Administração (PUC-RIO) e Contabilidade (UNESA). Possui experiência profissional em empresas públicas, privadas e multinacionais, atuando em áreas, como: Planejamento e Controle Financeiro, Controladoria, Contabilidade e Projetos Financeiros. Atualmente, é professor adjunto da Unigranrio, atuando com pesquisas nas áreas de Governança Corporativa, Finanças Comportamentais e Inovações Financeiras/Mercado de Capitais. É proprietário da empresa Blockchain Finance (com foco em cursos de criptomoedas e projetos de consultoria), membro do Núcleo de Pesquisa em Finanças (FINE / PUC-RIO) e membro/professor na Associação de Peritos Judiciais do Estado do Rio de Janeiro (APJERJ). Possui publicações em periódicos nacionais e internacionais.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5515359838087830
    E-mail: paulo.jordao@unigranrio.edu.br

  • Rejane Prevot Nascimento
    Cientista Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente, é professora da Universidade do Grande Rio, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIGRANRIO) e seus cursos de Mestrado e Doutorado em Administração. É professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Flexibilidade, Trabalho e Relações de Trabalho, Estudos de Gênero, Controle e Dominação no Trabalho e Estudos Críticos.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0414849680636159
    E-mail: rejane.nascimento@unigranrio.edu.br

  • Renan Gomes de Moura
    Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2012), Especialista em Gestão de Competências e Talentos Humanos pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2014) e mestrado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2017) e Doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2022). Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração no nível de graduação e Pós-Graduação. Em pesquisa possui interesse nos seguintes temas: Gênero, Sexualidade e Diversidade; Raça e Etnia; Trabalho; Organizações religiosas afro-brasileiras.
    Lattes:http://lattes.cnpq.br/7825583906742125
    E-mail: renan.moura@unigranrio.edu.br

  • Renata Couto de Azevedo de Oliveira
    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO, 2019), pela linha de Organizações, Sociedade e Desenvolvimento. Mestre em Administração (IAG/PUC-RJ, 2013). MBA em Marketing (IAG/PUC-RJ, 2008). Workshops de Branding, Marketing Sensorial e Construção da Imagem da Marca (Instituto Rio Moda, 2008). Especialização em Marketing de Moda (Istituto Marangoni de Milão, 2007). Graduada em Direito (PUC-RJ, 2001). Experiência profissional em gestão de marca e merchandising visual. Interesse em Estudos de Consumo, principalmente aqueles com viés crítico. Outros interesses: abordagem psicanalítica; consumo e corpo (modificações corporais, moda); consumo, mercados e estado; consumo e resistência/desobediência; formas de violência. Atualmente me dedico aos estudos de plataforma, governança algorítmica e capitalismo de dados. 
    Lattes:http://lattes.cnpq.br/2627687483907979
    E-mail: renata.coutoazevedo@unigranrio.com.br 

  • Roberto Pessoa de Queiroz Falcão
    Posição atual e histórico: Professor de Mestrado em Administração (PPGA-Unigranrio), Professor substituto 20h - UFF (departamento de Empreendedorismo). Doutor em Administração - IAG PUC (2018), Mestre - MSc em Gestão Empresarial pela FGV - EBAPE Rio (2014), Pesquisador associado do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços - LabrInTOS/COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Graduado em Marketing pela ESPM (1998), graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1992). Profissional de Marketing com 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de novos negócios e projetos com base em análise de mercado. Atuação em cargos gerenciais na Coca-Cola, AMBEV, Fagga GL Events, além de outras experiências empreendedoras. Atua principalmente nos seguintes temas: estratégia, marketing, empreendedorismo, vendas, inovação, comportamento do consumidor, cultura, turismo e gestão de eventos. Experiência anterior em Docência - professor substituto do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - UFF (2015-2017); professor do MBA Empreendimentos Turísticos - UFF, professor do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente-LATEC em treinamentos ministrados para o Tribunal de Justiça do Estado - TJRJ. Universidade Cândido Mendes (2003 - 2005) - foi professor auxiliar. Disciplinas que ministrou na UFF: Estratégia Empresarial, Cenários e Tendências, Práticas Empresariais, Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Design Thinking. Disciplinas que ministrou na Universidade Candido Mendes: Marketing de Serviços, Lançamento de Produtos, Marketing Básico e Marketing Avançado, para os cursos de Gestão de Marketing e de Negócios. Fluente em inglês, espanhol e francês.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6312062730390527
    E-mail: roberto.falcao@unigranrio.edu.br

  • Sérgio Eduardo de Pinho Velho Wanderley
    Professor do PPGA da Unigranrio. Doutor e mestre em Administração pela Ebape/FGV. Graduado em economia pela UFRJ. Principais publicações aparecem em Organization, Management Learning, Cadernos EBAPE, Revista de Administração Pública, RAE - Revista de Administração de Empresas, Critical Perspectives on International Business, Management & Organizational History e Qualitative Research in Organization and Management. Participação em congressos nacionais e internacionais de administração, tais como 3Es, Enanpad, Academy of Management, Critical Managmenet Studies e Laemos. Revisor dos períodicos Organization, Academy of Management Learning and Education, Qualitative Research on Organization and Management.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4325227503327272
    E-mail: sergio.wanderley@unigranrio.edu.br    

    Docentes Colaboradores
  • Marcio Luiz Correa Vilaça
    Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ (2003), bacharelado em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e licenciatura plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na área de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase Linguística Aplicada e em Ensino de Línguas, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, Ensino/Aprendizagem de Línguas, Tecnologia e Ensino, Cibercultura e Letramento Digital, Formação de Professores, Ensino de Língua Inglesa e Materiais Didáticos.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8277768121091487
    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8746-2923
    E-mail: marcio.vilaca@unigranrio.edu.br
  • Patricia Asunción Loaiza Calderón
    Doutora em Administração pela UNIGRANRIO (2018). Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas/EBAPE/FGV-RJ (2001). Graduada em Relações Industriais e Públicas - Universidad Nacional de San Agustín-UNSA-Peru (1994) e Graduação em Administração na UNIGRANRIO (2021). Foi professora do curso de Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio-UNIGRANRIO durante 19 anos. Tendo lecionado também na Pós-Graduação latu sensu (especialização) na UFF, AEDB, AVM, ECEX-UFRJ, UNIGRANRIO e em cursos de extensão. Tem experiência gerencial na área de Gestão de Recursos Humanos, teve atuação como consultora pela VALORE-RH em Empresas Multinacionais Brasileiras e ofereceu palestras no ECEX(UFRJ), CONFINT(FGV) e na UNIGRANRIO. Foi membro do Núcleo Docente Estruturante da UNIGRANRIO e tem publicações em revistas e anais de eventos nacionais e internacionais. Professora convidada da Universidade Nacional de San Agustín de Arequipa/Peru , lecionando no Mestrado de GRH e oferecendo capacitação aos docentes da Escola de Relações Industriais. (2020-2023). Atualmente é professora Tutora da Fundação Getulio Vargas/FGV. e professora Convidada do ECEX-UFRJ. As áreas de interesse atual são: Gestão Internacional de Recursos Humanos, Relações Internacionais, Cultura no contexto global dos negócios, Expatriação e Identidade, Ensino Superior nos cursos de Administração. Comportamento Organizacional, Gestão Social e Tecnologias Sociais. A experiência docente é no ensino presencial, híbrido e EAD estando capacitada para trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas digitais para o EAD
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4896812229474435 
  • Ronan Reis Marçal
    Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA). Atualmente é Professor Adjunto A na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seus principais interesses são as pesquisas positivistas em Ciências Contábeis com enfoque em: Relevância da Informação Contábil; Eficiência do Mercado de Capitais; Gerenciamento de Resultados; Qualidade da Auditoria e Contabilidade aplicada à Entidades Desportivas.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/7708460729514020