TEOLOGIA

Formação: Bacharelado
Duração: 3,5 anos
Modalidade: EAD

INSCREVA-SE AGORA!


Curso de Teologia Unigranrio Afya

Sobre o curso

A graduação em Teologia da Unigranrio Afya é a melhor* do Brasil pelo MEC. A Teologia tem uma longa história de produção e presença acadêmicas desde as primeiras universidades europeias. Enquanto campo de conhecimento, a Teologia vem se abrindo a novos sujeitos, novos objetos de estudo, novas metodologias e novas abordagens, estabelecendo cada vez mais nexos interdisciplinares com os estudos literários, as demais ciências humanas e sociais, as artes e até mesmo as ciências naturais. A compreensão dos fenômenos religiosos e a estruturação das expressões de fé são exigências necessárias para conhecer e transformar a vida; para ampliar a compreensão da condição humana e, assim, nos ajudar na sociedade contemporânea, especialmente, para a promoção da paz e do diálogo, bem como na construção de uma sociedade justa e fraterna. * Entre todas as universidades particulares, não contabilizando as públicas e confessionais (Nível Universidade).

Competências

O Curso de Teologia da UNIGRANRIO foi articulado a partir de uma proposta de diálogo com a sociedade e a constante relação entre teoria e prática que possibilita não apenas a formação para o exercício teológico e pastoral, mas a formação de um ser humano com visão holística, apto para a interpretação de um papel socialmente atuante, informado sobre as questões globais e locais que permeiam o seu meio cultural, social, político, econômico e religioso. O curso promove a formação de teólogos(as), pastores(as) e padres a partir de atividades investigativas das questões teológicas em perspectiva interdisciplinar e integradora. Tal formação ocorre a partir do diálogo e da prática religiosa solidária diante da pluralidade cultural e religiosa brasileira. Do ponto de vista ético, o curso forma profissionais capazes de valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às diferenças e à luta contra as desigualdades, com vistas à qualidade de vida e à constituição de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, o curso possibilita o desenvolvimento das seguintes competências:

  • articular de forma interdisciplinar as interfaces existentes nas diferentes áreas das ciências humanas, da Teologia e de outros campos do saber, promovendo a integração teórico-prática;
  • atuar em consonância com os princípios éticos de ação para a cidadania, considerando as questões contemporâneas sobre temas ligados aos Direitos Humanos, meio ambiente, educação étnico-racial, educação indígena e sustentabilidade;
  • produzir conhecimento científico no campo da Teologia e da hermenêutica bíblica e na área das ciências humanas.

Diferenciais da unidade

O curso de Teologia é 100% EAD, utilizando a plataforma CANVAS. Essa plataforma possibilita fácil acesso aos conteúdos da disciplina, bem como permite a realização de webconferências síncronas (realizadas ao vivo) com o docente da disciplina. Essas web’s são agendadas desde o início do semestre e, uma vez realizadas, disponibilizadas na disciplina para serem assistidas posteriormente pelos alunos.

Perfil do egresso

O Curso de Teologia da UNIGRANRIO AFYA pauta-se na busca da excelência, tendo como foco o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante, concebido de modo a integrar de maneira indissociável a formação humana e cidadã e a qualificação para o exercício profissional, com o compromisso de assegurar aos teólogos(as) formados a capacidade de manter-se permanentemente em desenvolvimento, de modo a garantir-lhes a trabalhabilidade. Assim, busca-se a formação de um profissional de conhecimentos interdisciplinares capaz de atuar de forma crítica e consciente sobre as diversas demandas profissionais a ele apresentadas, como agente transformador na sociedade. O perfil do Egresso de Teologia, articulado a partir dos objetivos do curso, contempla o contexto educacional, as aspirações de formação humanística, os pilares acadêmicos da Universidade e o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas para o exercício profissional. O Curso de Teologia promove a construção de um perfil de egresso com as seguintes características: profissional com sólida formação científica e técnica na área teológica e bíblica, capaz de perceber, identificar e acompanhar as mudanças contextuais da realidade na qual está inserido, fazendo as intervenções necessárias baseadas em princípios éticos e de cidadania e uma sólida visão humanística.

Espera-se, ainda, que o profissional egresso seja formado para realizar o exercício ministerial eclesiástico (ministério pastoral, missões, educação cristã etc.); o exercício das diversas formas de capelania; a orientação e assistência religiosa; a coordenação de comunidades ou de instituições religiosas; e a prática do aconselhamento. Além das possibilidades já mencionadas, o egresso também poderá exercer: coordenação ou consultoria de organismos comunitários; gestão de áreas do 3º Setor; mediador de conflitos; assessorias culturais e políticas e; criação e gestão de bancos de dados, para consulta pública.

Mercado de trabalho

A maioria dos interessados em Teologia busca o curso como o início de sua vida religiosa na prática do sacerdócio e do ministério pastoral. Nesse sentido, a graduação do curso de Teologia da Unigranrio Afya forma líderes eclesiásticos, como pastores, pastoras ou padres, fornecendo-lhes ampla base bíblica e teológica para a realização de seus ministérios. Em capelas de hospitais, escolas, instituições militares, entre outras, o profissional também ministra as práticas religiosas. A educação é outro nicho no qual o teólogo é muito presente, pois possibilita a continuidade da carreira acadêmica em cursos de especialização, mestrado e doutorado. O teólogo(a) pode ministrar aulas de ensino religioso em instituições privadas e realizar estudos no campo religioso, além de realizar consultoria e revisão em livros e materiais didáticos acerca de temas bíblicos e teológicos.

Diferenciais do curso

O curso de Teologia EAD da Unigranrio Afya recebeu nota 5 na avaliação do MEC (nota máxima) e, segundo a nota do ENADE 2018, ficou em 1º lugar no Estado do Rio de Janeiro e em 3º lugar no Brasil entre as universidades privadas que oferecem graduação em Teologia. Segundo o ENADE 2022, o curso ficou em 1º lugar no Brasil entre as universidades privadas, com fins lucrativos, que ofertam Teologia-EAD. Esses resultados confirmam a qualidade acadêmica e teológica que o curso de Teologia da Unigranrio tem desenvolvido ao longo de seus anos de existência. O curso enfatiza,ainda, a utilização de metodologias ativas e uma aproximação entre docente-discente por meio de webconferências síncronas realizadas nas disciplinas durante o semestre.

O curso desenvolve projetos nas áreas de educação e responsabilidade social, como o projeto CASA AMARELA, que tem como objetivo desenvolver ações tendo como ponto de partida a “Casa Amarela”, localizada no antigo lixão do bairro Jardim Gramacho (Rua Tocantins, 30 - Jardim Gramacho, Duque de Caxias – RJ – CEP: 25050- 510 – Brasil). Liderado pelo Pr. Mauro Cruzeiro, o projeto Casa Amarela dá apoio a crianças em estado de grande vulnerabilidade social e tem sido um importante fator de cuidado e humanização naquela comunidade. A visita in loco feita pelos discentes os auxilia no desenvolvimento de propostas semelhantes em sua própria realidade comunitária e eclesial, ressaltando a necessária ligação entre ensino, pesquisa e extensão como característica da disciplina e do próprio curso. Outro projeto é o CLUBE DO LIVRO, desenvolvido em conjunto com uma aluna formada pelo curso de Teologia, que tem a proposta de incentivar e desenvolver nos participantes o hábito da leitura de forma mais integrada e cooperativa. O projeto está sendo colocado em prática, desde 2018 e já alcançou todos os Estados do país (link do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/clubedolivro.pilar/?locale=am_ET).

O curso também elabora a Revista científica TEOLOGIA EM DIÁLOGO, que é lançada semestralmente, e tem caráter interdisciplinar, com o objetivo de publicar artigos científicos sobre temas variados em diálogo com a fé cristã.

Principais eventos

Ao longo do curso oferecemos vários encontros presenciais e/ou virtuais, sob a forma de eventos, palestras, oficinas e fóruns, nos quais podemos refletir juntos sobre os problemas e questões contemporâneas à luz da fé cristã. Esses eventos garantem horas complementares para o curso e constituem uma excelente maneira de conhecer mais do rico universo da Teologia. Os eventos são gravados e depois disponibilizados no CANVAS (nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem) e também no canal do curso de Teologia no Youtube. No segundo semestre de cada ano, realizamos nossa SEMANA TEOLÓGICA, na qual refletimos sobre uma temática teológica a partir de uma abordagem interdisciplinar. Nesse período, um dia é destinado às comunicações de alunos(as) do curso de Teologia que, assim, têm a rica oportunidade de desenvolver sua formação acadêmica.

Dentre os eventos realizados, destacam-se o PAPO DE FÉ, um programa veiculado pelo canal do curso de Teologia no Youtube, por meio do Streamyard, no qual se aborda uma temática do universo da Teologia e áreas afins, em caráter dialógico e interdisciplinar; a realização do programa (PRO)VOCAÇÕES TEOLÓGICAS, também de caráter interdisciplinar, gravado nos estúdios da UNIGRANRIO (campus Caxias) e exibido posteriormente no canal Youtube do curso de Teologia. Esse programa é roteirizado e apresentado por professores membros do NDE do curso de Teologia, e recebe, quinzenalmente, um docente – de outros cursos oferecidos pela Universidade ou de outras instituições religiosas e/ou de ensino – o que proporciona aos docentes e discentes do curso de Teologia da UNIGRANRIO AFYA um ambiente dialogal e criativo, capaz de produzir uma visão holística sobre o conhecimento teológico. Nesse sentido, o (PRO)VOCAÇÕES TEOLÓGICAS propõe o encontro de estudiosos e pesquisadores da Teologia e de outras áreas do conhecimento que proporciona o entrelaçamento da Teologia à cultura, à política, às identidades religiosas e culturais, à cidadania, dentre outros. Outro projeto do curso – o TEOPOÉTICA – contempla o entrecruzamento que se estabelece entre a Teologia e as diversas expressões artísticas, explorando suas múltiplas e complexas possibilidades, a fim de despertar para a valorização das artes como fonte privilegiada de pesquisas teológicas, veículo de representações teológicas e instrumento para o ensino da Teologia.

Parcerias

O curso abre-se à parceria com grupos eclesiásticos, paraeclesiásticos e de educação religiosa, como a ABU (Aliança Bíblica Universitária) com a qual, aliás, foi realizado um Fórum de Teologia e Literatura Fantástica.

Atividades práticas

O curso possui como uma de suas características principais a relação entre teoria e prática, exemplificada na forma como as disciplinas do curso foram elaboradas. Nesse sentido, por entender que Teologia lida com a vida cotidiana, o curso conduz as reflexões teológicas ao dia a dia, por meio de metodologias ativas e estudos de caso. 


Como disciplina especialmente prática, destacam-se os dois estágios do curso. Estes estágios ocorrem durante o 6º e 7º períodos do curso, respectivamente nas disciplinas Estágio Supervisionado de Homilética (6º período), envolvendo a realização de atividades na própria Universidade, em Igrejas e em instituições para-eclesiásticas, e na disciplina Estágio Supervisionado em Aconselhamento (7º período), ambas com 100 horas. O professor da disciplina irá orientar os alunos em todos os processos relacionados ao estágio.

Os PCA’s (Projeto Curricular Articulador) ocorrem em todos os períodos do curso e buscam ressaltar a relação entre teoria e prática como dinâmica necessária à reflexão e prática teológica. Em cada período, uma determinada área relacionada ao conhecimento teológico é abordada. Os PCA’s do 6º e do 7º períodos são voltados ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob a forma de Artigo Acadêmico ou Monografia..

INSCREVA-SE AGORA!

COORDENADOR
  • Márcio Simão de Vasconcellos
MENSALIDADE

Confira os valores