Regras para o inscrição no Fies 2019

No último dia 28 de Dezembro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou do Diário Oficial a Portaria 1.435 que informa as regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019.

O Fies é um programa criado pelo MEC que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas cadastrados no sistema e tem como objetivo facilitar o acesso de jovens de baixa renda à educação superior.

Quem pode participar do Fies 2019?

Você pode se inscrever no processo seletivo caso:

• Tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero;
  • Possua renda familiar mensal bruta per capita de:

- até três salários mínimos, na modalidade de financiamento do Fies;

- até cinco salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-Fies.

Como fazer a inscrição no Fies 2019?

A inscrição do Fies e do P-Fies será realizada por meio do site: http://fiesselecao.mec.gov.br.

Antes de realizar sua inscrição, acesse o site da Unigranrio e veja todos os cursos, campus e horários: http://unigranrio.com.br/

Para realizar a inscrição, é necessário informar o número do seu CPF e informar os dados solicitados. Quando finalizar a pesquisa, você receberá as opções de curso, turno, instituição de ensino e local de oferta, ao escolher a que melhor atender suas expectativas, essa será sua primeira opção.

Após essa escolha, você poderá indicar, por ordem de preferência, até três outras opções de curso/turno/local dentre as opções disponíveis.

Reiterando que, durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de grupo de preferência, bem como efetuar o seu cancelamento.

Quando será divulgado o resultado do Fies 2019?

Após o fim do período de inscrição, o sistema do Fies, a partir dos critérios de seleção, apontará aqueles que conquistaram as vagas oferecidas.

Ainda não foi divulgado a data de divulgação do resultado do Fies, porém a Portaria reforça que "a pré-seleção do candidato na chamada única em qualquer uma das duas modalidades de financiamento ou em lista de espera na modalidade do Fies assegura apenas “a expectativa de direito a uma das vagas para as quais se inscreveu e foi pré-selecionado no processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2019".

Apesar da Portaria 1.435 divulgar as normas do Fies do primeiro semestre, ainda não foi informado o calendário deste programa do governo de ingresso no Ensino Superior.

Para mais informações, fique de olho em nossos conteúdos e acompanhe as redes sociais da Unigranrio.

Graduação semipresencial é compromisso com flexibilidade!

A graduação semipresencial é a nova tendência entre os cursos de graduação. Essa modalidade é o intermediário entre o presencial e a educação a distância, oferecendo o melhor dos dois mundos ao aluno.