O PPGEC se localiza no Centro de Pós-Graduação e Pesquisa, no qual a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) e os Programas de Pós-Graduação stricto e lato sensu estão fortemente integrados, otimizando processos, tomadas de decisões e permitindo amplo contato entre os docentes de diferentes programas. O complexo da pós-graduação integra a PROPEP, as secretarias dos programas, auditório, laboratórios, Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), salas de orientações e salas de reuniões. O novo espaço está localizado na área central do campus da universidade, facilitando o acesso aos alunos, visitantes, professores e a realização de eventos. A área também integra o Núcleo de Internacionalização (NINT) da universidade.
O campus e as diferentes instalações estão adaptados e têm condições de acesso a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida por meio de rampas com inclinação adequada e instalações sanitárias apropriadas. Há prioridade de acesso ao estacionamento interno ao campus sede.
As atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências contam com uma infraestrutura de elevado padrão, onde estão disponíveis diversos laboratórios de ensino e pesquisa, laboratórios de informática, auditórios e uma biblioteca com acervo bibliográfico em constante atualização, a saber:
A UNIGRANRIO possui quatro Laboratórios de Química, dos quais três são destinados às aulas práticas e um à pesquisa. Os laboratórios estão preparados para atenderem às diferentes demandas da área da Química. O corpo de funcionários, administrativo e acadêmico, é formado por técnicos em química e estagiários (Licenciatura e Bacharelado em Química), para auxiliar professores e mestrandos em suas atividades. O laboratório de Análises Químicas conta com espaço climatizado com dois espectofotômetros de infravermelho, um espectofotômetro de UV/vis e um espectofotômetro de Absorção Atômica.
Os laboratórios estão dentro dos parâmetros de biossegurança, supervisionado por uma comissão de Biossegurança que monitora os procedimentos operacionais padrão (POP´s), além de elaborar, indicar, propor e avalizar aplicação dos parâmetros de biossegurança das clínicas, policlínicas, laboratórios e demais instalações utilizadas pelas Escolas e Institutos da UNIGRANRIO.
A UNIGRANRIO, desde maio de 2012, conta com o Laboratório de Genética Humana (LabGen). Este é um laboratório inédito em instituições particulares do estado do Rio de Janeiro. O objetivo desse centro de pesquisa é propiciar qualidade de vida da população da Baixada e do estado, dar apoio a médicos, clínicas, laboratórios e hospitais, além de chamar à responsabilidade todos os que têm compromisso com a vida humana. Inicialmente, o serviço consistirá do diagnóstico molecular de doenças condicionadas por fatores genéticos (como as neuromusculares degenerativas, diabetes, hipertensão arterial, obesidade etc.) e estudo de genes associados a doenças infecto-parasitárias. Os alunos do Programa de Mestrado em Ensino das Ciências contam com este espaço para desenvolverem seus projetos de pesquisa e elaboração de produtos voltados a esta temática tão atual e carente de vivências práticas em salas de aula na Educação Básica.
A UNIGRANRIO estruturou dois laboratórios de Física no Campus I, em Duque de Caxias. Eles atendem aos mais diversos estudos de Física, inclusive experimental. Os dois laboratórios possuem a infraestrutura necessária para a realização de cerca de 100 diferentes tipos de práticas na área de: Mecânica, Tecnologia dos Materiais, Mecânicas dos Fluídos, Termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo, Óptica Avançada e Hidrostática. As práticas são possíveis graças aos kits comprados junto ao Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa (CIDEPE), empresa de referência em instrumentos educacionais no Brasil.
Um herbário didático, único da Baixada Fluminense, e uma coleção de espécimes fixados para uso nas práticas (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ) estão à disposição dos alunos.
No Laboratório de Ensino de Ciências e Educação Matemática, os mestrandos realizam experimentos de cunho didático, interagem por meio de oficinas, desenvolvem os produtos educacionais vinculados às suas dissertações de mestrado, realizam projetos em conjunto e compartilham conhecimento prático.
De acordo com a European Round Table (ERT), o baixo número de estudantes que escolhem carreiras STEM representa um desafio para a seleção de recursos humanos na maioria dos países europeus. As alterações previstas na economia e no mercado de trabalho, nos próximos dez anos, afetarão a demanda por profissionais STEM, que vai crescer em maior grau em relação a profissionais de outros setores. Este quadro não está muito distante da realidade brasileira. Desta forma, ações voltadas para a Educação STEM são de grande importância para a política de desenvolvimento econômico, industrial e científico do país.
O PPGEC, e seu conjunto de docentes, foi contemplado com fomento (FAPERJ – R$ 214.000,00/2017) para criação de um espaço de desenvolvimento de Inovações Tecnológicas e Educacionais em diferentes áreas do conhecimento. Unindo projetos e áreas de interesse, o PPGEC implantou um espaço integrador das áreas STEM, destinado aos alunos dos cursos de graduação das áreas de Engenharia, Matemática, Arquitetura, Ciências da Computação e dos cursos de licenciatura da UNIGRANRIO para o desenvolvimento de competências, promoção de vocações, alargamento de habilidades, ações criativas, educativas, inovadoras e empreendedoras nas áreas STEM.
O laboratório de computação gráfica está equipado com computadores de configurações avançadas para a produção de materiais didáticos e de aulas, tratamento de dados de pesquisa e elaboração de produtos para extensão. É usado em muitas como suporte para a elaboração dos produtos educacionais que utilizam tecnologia digital e diagramação, por exemplo.
A universidade possui ampla estrutura para atendimento, produção e finalização de produtos audiovisuais para TV, Cinema e Internet. A infraestrutura é composta de estúdio de TV, equipado com câmera HDV digital, ilha de edição digital não linear, sala de projeção, kits de iluminação e sonorização. É de grande importância para a formatação de produtos educacionais do tipo vídeos educativos, videoaulas e podcasts.
A Unigranrio é a maior instituição de ensino da região da Baixada Fluminense, com estudantes oriundos de diferentes municípios do Grande Rio. Em decorrência dos papéis educacionais, científicos e sociais desempenhados pela Universidade na região, a Biblioteca Euclides da Cunha, localizada no Campus do Programa, é uma das maiores bibliotecas da Baixada Fluminense.
Atualmente, o acervo da Biblioteca corresponde ao número total de 57.719 títulos, sendo 138.417 exemplares. No laboratório existente na Biblioteca, encontram-se disponíveis ao público 28 (vinte e oito) computadores com acesso ao UP TO DATE. O espaço conta com os seguintes recursos humanos: 2 bibliotecários, 1 assistente, 5 auxiliares e dois jovens aprendizes.
Inaugurada em 1972, a Biblioteca funciona de segunda a sábado. Conta com um Núcleo de Coordenação de Bibliotecas (NCB), composto por 10 Bibliotecas, Unidade de Conservação e Restauração de Documentos (UCORE) e um Laboratório de Informática. Ocupa um espaço físico de 2.000 m2, distribuídos em recepção, salão de acervo, salões de leitura, salas de estudo em grupo, cabines de estudo individual e hall para exposições e eventos.
A Biblioteca conta com acesso à Base de Teses e Dissertações (BDTD), permitindo o compartilhamento de dados com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (banco de dados internacional). Finalmente, há acesso à base SCIELO (Scientific Electronic Library Online), que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A UNIGRANRIO tem acesso franqueado às bases Scopus e Science Direct através do Portal de Periódicos da CAPES, que cobrem publicações centrais das Ciências Biológicas e da Saúde.
O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais e nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES, além do uso intenso do sistema UP TO DATE, que é uma base de dados amplamente utilizada por profissionais da área de saúde, que disponibiliza artigos de revisão, escritos por autoridades renomadas em cada tema e que facilitam a atualização rápida e eficaz destes profissionais.
Além do extenso acervo da Biblioteca, os usuários têm acesso Wi-Fi nos salões de leitura a diferentes bases de dados, como:
O Sistema de Bibliotecas fornece acessibilidade aos seus usuários com necessidades educacionais especiais a diferentes fontes de informação, através de recursos diferenciados, como o acesso por rampas, o atendimento aos portadores de necessidades auditivas realizado por um intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Além disso, conta com o Sistema DOSVOX que interage com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso dos computadores, além da impressão em braile.
O acervo da Biblioteca é permanentemente atualizado, objetivando atender a pesquisa dos usuários.
As salas de aula estão estruturadas para receber de 15 a 30 alunos e contam com sonorização ambiente, climatização, iluminação fria e são equipadas com projetor multimídia e computador e acesso a rede wifi.
Campus I - Duque de Caxias
Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bloco C, 2º andar – 25 de Agosto – Duque de Caxias – Rio de Janeiro. CEP 25071-202
Coordenação Geral
Eline das Flores Victer
ppgec@unigranrio.com.br / eline.victer@unigranrio.edu.br