Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

IMG-20231020-WA0060

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento importante que acontece em várias Universidades em todo o Brasil e têm como objetivo promover a ciência, a tecnologia e a inovação, além de aproximar a comunidade acadêmica e o público em geral. Completando 20 anos de trajetória de SNCT este ano, com o tema "Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável", o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde organizou e promoveu durante atividades integradoras entre a pós graduação, graduação e as escolas, mobilizando diferentes polos da Baixada Fluminense e Rio de Janeiro com atividades que envolveram ensino, inclusão, saúde e artes. A apresentação de atividades educacionais e de divulgação científica propiciou a discussão de temáticas como: metodologias ativas, tecnologias imersivas, tecnologias assistivas, inclusão, educação financeira, sustentabilidade, práticas experimentais em laboratórios, entre tantas outras. Nossos produtos e projetos educacionais voltados para melhoria do ensino e qualidade de vida e com foco no desenvolvimento sustentável foram apresentados em forma de rodas de conversa, mini cursos, atividades de extensão, palestras, teatro, visitas a laboratórios e etc.

Foram muitos envolvidos, entre alunos de vários níveis (Fundamental, Médio, Superior ) estavam professores de Educação Básica, professores da Graduação e Pós Graduação, alunos de Graduação, mestrandos, alunos de Iniciação Científica e Iniciação a Docências, Residência Pedagógica, Alunos de escolas Públicas e Privadas. A semana teve ainda atividades espalhadas em outros municípios, além de Duque de Caxias, tivemos atividade em Nova Iguaçu, Belford Roxo, Rio de Janeiro e Teresópolis. Nas fotos, alunos do Colégio Estadual Alexander Graham Bell, com 30 alunas do 2° e 3° anos do Ensino Médio, Formação de Professores, foram até a Unigranrio para conhecer nossos laboratórios em visita guiada. Destacamos que a abertura das portas da UNIGRANRIO demonstram compromisso da universidade em promover a educação científica e tecnológica, estimular o interesse pela pesquisa e inovação e fortalecer a interação entre a comunidade acadêmica e o público em geral. A expectativa é de que nos próximos anos a iniciativa seja expandida para outros segmentos da sociedade alcançando um número ainda mais expressivo de participantes. É a Unigranrio fazendo a sua parte na democratização do acesso a ciência e tecnologia.

IMG-20231020-WA0050

IMG-20231020-WA0055

IMG-20231020-WA0045

IMG-20231020-WA0048

IMG-20231020-WA0046

IMG-20231020-WA0041

IMG-20231020-WA0049

IMG-20231020-WA0042

IMG-20231020-WA0053

Canal do Youtube

O PPGEC está no Youtube. Lá você encontrará palestras, depoimentos de alunos, matérias sobre ensino de ciências, saúde e ambiente, dicas, pílulas de conhecimento e muito mais.

Visite-nos e se INSCREVA!

Periódico Científico

RECM

A Revista Educação, Ciências e Matemática (RECM)

A Revista de Educação, Ciências e Matemática é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica da Unigranrio (Mestrado), qualis A4  na aréa de Ensino e com publicação quadrimestral. Destina-se à divulgação de artigos inéditos na área de Ensino das Ciências e Matemática, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e professores do ensino fundamental, médio e superior. Está aberta a artigos em português, inglês e espanhol que apresentem resultados de pesquisas, relatos de experiências e Produtos Educacionais.

Acesse!

Conversa com a Coordenação

CCoord

Quer conhecer mais a respeito do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências? Assiste a "Conversa com o Coordenador", onde as professoras Andrea Velloso e Eline Victer explicam sobre a modalidade profissional e sobre o curso.

Clique AQUI para assistir.

Aula Magna

AULA MAGNA 28-08 2023