Apresentação

O Mestrado Profissional 

Segundo a Portaria Normativa nº 7, de 22 de junho de 2009, do Ministério da Educação, os objetivos do mestrado profissional passam por capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, assim como transferir conhecimento para a sociedade, atendendo às demandas específicas e de arranjos produtivos para o desenvolvimento nacional, regional ou local. Além disso, busca contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.

Entendemos que, diferentemente dos programas de pós-graduação acadêmicos, o objetivo maior do mestrado profissional é devolver ao mercado, no nosso caso à escola, um profissional altamente qualificado, com poder de análise crítica e potencial de transformação de sua prática para responder às necessidades da contemporaneidade.

Duração: de 24 a 30 meses.

Coordenação Geral
Eline das Flores Victer
eline.victer@unigranrio.edu.br

Membros do Colegiado do PPGEC:

Profa. Eline das Flores Victer

(Coordenadora)

Profa. Eline das Flores Victer

(Representante da Área da Matemática)

Profa. Giselle Capaci Rodrigues

(Representante da Área da Química)

Profa. Rosilaine de Fátima Wardenski

(Representante da Área da Biologia)

Louise Madureira Martins
(Representante Administrativo)

Opções Curriculares

A estrutura curricular do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências é composta por disciplinas obrigatórias, eletivas, prática docente supervisionada e atividades complementares. A carga horária mínima para a conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência é de 450h de disciplinas e 90h de Orientação de Dissertação e Defesa, perfazendo um total de 540 horas a serem cumpridas em quatro semestres, com a possibilidade de se estender a cinco semestres (como prevê o documento de Área de Ensino para os Cursos de Mestrado Profissional). O aluno do PPGEC deve cumprir durante sua formação em nível de Mestrado profissional:

  • Disciplinas obrigatórias (270h)
  • Disciplinas eletivas (180h)
  • Atividades de Orientação (90h)
  • Atividades de Acompanhamento (30h)

O PPGEC oferece seis disciplinas obrigatórias. O grande número de disciplinas eletivas ofertadas denota a importância dada ao princípio da flexibilização e a liberdade de escolha do próprio aluno para a sua formação, a partir de experiências que mais se aproximem de seus interesses pessoais.

 Matriz Curricular: DISCIPLINAS E EMENTAS

Área de Concentração

  • Ensino das Ciências na Educação Básica

Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica conta com um curso de mestrado profissional na área de Ensino das Ciências voltado para professores das áreas de Matemática, Biologia, Química e Física. O objetivo do curso é ressignificar a prática docente e os seus processos formativos, que deverão estar ancorados em abordagens educativas inovadoras.

 

Linhas de Pesquisa

  • Ensino das Ciências: Abordagens Conceituais

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como reflexão o processo de ensinar e aprender Ciência. Neste contexto, a abordagem conceitual relaciona as questões da cultura, dos saberes e das práticas escolares sob a perspectiva do seu pensar e fazer cotidiano. Procura, ainda, buscar um entendimento da maneira como ocorre o processo de apropriação das significações, dos conceitos em Ciência e a compreensão do papel da interação/relação no processo de aprendizagem, as quais implicam uma estrutura mental superior do indivíduo no processo de elaboração conceitual.


  • Ensino das Ciências: Inovações Tecnológicas

Descrição: Dedica-se ao estudo da inovação das tecnologias no ensino das Ciências. Estuda como as tecnologias, especialmente as da Informação e Comunicação (TICs), alteram a natureza da práxis educativa, analisando as suas potencialidades.


  • Ensino das Ciências: Relações Sociais e a Cidadania

Descrição: Tem por objetivo investigar a existência/utilização de procedimentos metodológicos para o ensino das Ciências na educação básica, com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem, para o exercício da cidadania no âmbito das relações sociais.