Apresentação

O Mestrado Profissional 

Segundo a Portaria Normativa nº 7, de 22 de junho de 2009, do Ministério da Educação, os objetivos do mestrado profissional passam por capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, assim como transferir conhecimento para a sociedade, atendendo às demandas específicas e de arranjos produtivos para o desenvolvimento nacional, regional ou local. Além disso, busca contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.
Entendemos que, diferentemente dos programas de pós-graduação acadêmicos, o objetivo maior do mestrado profissional é devolver ao mercado um profissional altamente qualificado, com poder de análise crítica e potencial de transformação de sua prática para responder às necessidades da contemporaneidade.
Por ser um curso de Mestrado Profissional na área de ENSINO, a prática profissional docente é um requisito obrigatório durante a pesquisa e o mestrando irá desenvolver um produto educacional aplicável em condições reais de sala de aula ou outros espaços de ensino, além da dissertação, para que possa contribuir efetivamente para a melhoria do ensino em sua região.
 

Duração: 24 meses.

Coordenação Geral
Eline das Flores Victer
eline.victer@unigranrio.edu.br


Membros do Colegiado do PPGEC:

Profa. Eline das Flores Victer (Coordenadora)
Profa. Márcia de Melo Dórea
Profa. Beatriz Brandão dos Santos
Profa. Haydea Maria Marino de Sant Anna Reis
 
 

Patrícia Albuquerque dos Santos
(Representante Administrativo)

Opções Curriculares

A estrutura curricular do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Saúde é composta por disciplinas obrigatórias, eletivas, prática docente (supervisionada) e atividades de orientação, acompanhamento e complementares. A carga horária mínima para a conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Ensino das Ciências na Educação Básica atualmente denominado Ensino de Ciências e Saúde é de Disciplinas obrigatórias (270h que passam para 300h), Disciplinas eletivas (180h, mantidas), Atividades de Orientação de dissertação e defesa e Atividades Complementares, extensionistas e de Acompanhamento (120h que passam para 90h), perfazendo o total de 570 horas a serem cumpridas em quatro semestres, com a possibilidade de se estender a cinco semestres (como prevê o documento de Área de Ensino para os Cursos de Mestrado Profissional).

  • A MATRIZ CURRICULAR DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE 

Atividades de Orientação (60h)

Atividades de Acompanhamento (30h)

Disciplinas OBRIGATÓRIAS (mínimo de 300h a ser cursado):

Metodologia de Pesquisa (60h)

Desenvolvimento de Projeto (60h)

Redação Científica e Produtos Educacionais (60h)

Pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais I (30h)

Pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais II (30h)

Prática Docente (60h)

Disciplinas ELETIVAS - Todas as disciplinas têm 30h de duração (mínimo de 180h a ser cursado)

 

  • A MATRIZ CURRICULAR DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA (em desativação)  

 

A matriz curricular é composta por:

Atividades de Orientação (90h)

Atividades de Acompanhamento (30h)

Disciplinas OBRIGATÓRIAS (mínimo de 270h a ser cursado):

Metodologia de Pesquisa (60h)

Desenvolvimento de Projeto (60h)

Redação Científica e Produtos Educacionais (60h)

Pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais I (30h)

Pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais II (30h)

Prática Docente Supervisionada (30h)

Disciplinas ELETIVAS - Todas as disciplinas têm 30h de duração (mínimo de 180h a ser cursado) 

 

OBS: a Matriz da área de concentração Ensino das Ciências na Educação Básica é para mestrandos que ingressaram no programa até o primeiro semestre de 2023, os demais seguem a matriz curricular atualizada

 

 

 Matriz Curricular: DISCIPLINAS E EMENTAS (antigo)

                                           DISCIPLINAS E EMENTAS (novo)

                                         

Área de Concentração

  • Ensino das Ciências e Saúde

Esta área de concentração tem como eixo de pesquisa o ensino das ciências da vida (biologia) e das ciências exatas (Química, Física e Matemática) e da saúde, onde os objetivos perpassam por identificar e descrever processos, desenhar estratégias de ação e de
intervenção, mapear e apresentar soluções que envolvam questões relacionadas ao ensino tendo como suporte três linhas de pesquisa.

  • Ensino das Ciências na Educação básica (em desativação)

Esta área de concentração tem como eixo de pesquisa o ensino das ciências da vida (biologia) e das ciências exatas (Química, Física e Matemática), onde os objetivos perpassam por identificar e descrever processos, desenhar estratégias de ação e de intervenção, mapear e apresentar soluções para questões que envolvam a Educação Básica tendo como suporte três linhas de pesquisa.

 

Linhas de Pesquisa

ÁREA de CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE (ativa a partir de 6 de setembro de 2023) tem como EIXO DE PESQUISA o Ensino das Ciências da Vida (Ciências Biológicas), das Ciências Exatas (Química, Física e Matemática) e Ensino em Saúde, onde os objetivos perpassam por identificar e descrever processos, desenhar estratégias de ação e de intervenção, mapear e apresentar soluções que envolvam questões relacionadas ao ensino tendo como suporte três linhas de pesquisa, a saber:

(I) ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE: ABORDAGENS CONCEITUAIS. Esta linha de pesquisa tem como base o processo de ensino-aprendizagem em ciência e saúde. Neste contexto, a abordagem conceitual relaciona as questões da cultura, dos saberes e práticas educacionais sob a perspectiva do seu pensar e do fazer cotidiano. Procura ainda buscar um entendimento da maneira como ocorre o processo de apropriação das significações dos conceitos em ciência e saúde a compreensão do papel da interação/relação no processo de aprendizagem, as quais implica a elaboração conceitual do indivíduo.

(II) ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE: RELAÇÕES SOCIAIS E A CIDADANIA. Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar a existência/utilização de procedimentos metodológicos para o Ensino de Ciências e Saúde, com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem, para o exercício da cidadania no âmbito das relações sociais. Estão contemplados, ainda, os estudos que contribuem para a formação do educador e de sua práxis pedagógicas a partir de abordagens que estimulem a interdisciplinaridade.

(III) ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo e produção de inovações tecnológicas no ensino de ciências e saúde. Constitui-se face às crescentes demandas do ensinar e aprender, procurando compreender as transformações que ocorrem no trabalho de professores e alunos, em espaços de educação formal e não formal, em virtude da introdução de novas tecnologias e propostas pedagógicas inovadoras. Estuda como as tecnologias, especialmente as digitais de informação e comunicação (TDIC), como softwares educativos, animações, simulações, aplicativos para tecnologia móvel, imagens, áudios, experimentos virtuais, protótipos, hipertextos alteram a natureza da práxis educativa, analisando suas potencialidades para a inovação no ensino de ciências e saúde. Contempla tanto as questões técnicas, quanto às questões sociais, culturais, políticas e pedagógicas da inovação, especificamente no ensino. Visa promover pesquisas empíricas, teóricas e metodológicas, que contribuam para buscar tanto o sentido das práticas pedagógicas como das inovações tecnológicas em imbricações complexas e dinâmicas. Investiga os impactos das tecnologias na formação e na prática docente, assim como na aprendizagem significativa dos alunos da Educação Básica.

ÁREA de CONCENTRAÇÃO: ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA (em desativação). Esta área de concentração tem como eixo de pesquisa o ensino das ciências da vida (biologia) e das ciências exatas (Química, Física e Matemática), onde os objetivos perpassam por identificar e descrever processos, desenhar estratégias de ação e de intervenção, mapear e apresentar soluções para questões que envolvam a Educação Básica tendo como suporte três linhas de pesquisa, Umm Sabre:

LINHAS de PESQUISA:

(i) ENSINO DAS CIÊNCIAS - RELAÇÕES SOCIAIS E A CIDADANIA: Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar a existência/utilização de procedimentos metodológicos para o Ensino das Ciências na Educação Básica, com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem, para o exercício da cidadania no âmbito das relações sociais. Estão contemplados, ainda, os estudos que contribuem para a formação do educador e de sua práxis pedagógica a partir de abordagens que estimulem a interdisciplinaridade.

(ii) ENSINO DAS CIÊNCIAS - ABORDAGENS CONCEITUAIS: Esta linha de pesquisa tem como base o processo de ensino-aprendizagem em ciência. Neste contexto, a abordagem conceitual relaciona as questões da cultura, dos saberes e práticas escolares sob a perspectiva do seu pensar e do fazer cotidiano. Procura ainda buscar um entendimento da maneira como ocorre o processo de apropriação das significações dos conceitos em ciência e a compreensão do papel da interação/relação no processo de aprendizagem, as quais implica a elaboração conceitual do indivíduo.

(iii) ENSINO DAS CIÊNCIAS - INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo e produção de inovações tecnológicas no ensino das ciências. Constitui-se face às crescentes demandas do ensinar e aprender, procurando compreender as transformações que ocorrem no trabalho de professores e alunos, em espaços de educação formal e não formal, em virtude da introdução de novas tecnologias e propostas pedagógicas inovadoras. Estuda como as tecnologias, especialmente as digitais de informação e comunicação (TDIC), como softwares educativos, animações, simulações, aplicativos para tecnologia móvel, imagens, áudios, experimentos virtuais, protótipos, hipertextos alteram a natureza da práxis educativa, analisando suas potencialidades para a inovação no ensino das ciências. Contempla tanto as questões técnicas, quanto às questões sociais, culturais, políticas e pedagógicas da inovação, especificamente no ensino de Biologia, Física, Química e Matemática. Visa promover pesquisas empíricas, teóricas e metodológicas, que contribuam para buscar tanto o sentido das práticas pedagógicas como das inovações tecnológicas em imbricações complexas e dinâmicas. Investiga os impactos das tecnologias na formação e na prática docente, assim como na aprendizagem significativa dos alunos da Educação Básica.