O Mestrado Profissional
Duração: 24 meses.
Coordenação Geral
Eline das Flores Victer
eline.victer@unigranrio.edu.br
Membros do Colegiado do PPGEC:
Louise Madureira Martins Nogueira
(Representante Administrativo)
A estrutura curricular do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências é composta por disciplinas obrigatórias, eletivas, prática docente supervisionada e atividades complementares. A carga horária mínima para a conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência é de 450h de disciplinas e 90h de Orientação de Dissertação e Defesa, perfazendo um total de 540 horas a serem cumpridas em quatro semestres, com a possibilidade de se estender a cinco semestres (como prevê o documento de Área de Ensino para os Cursos de Mestrado Profissional). O aluno do PPGEC deve cumprir durante sua formação em nível de Mestrado profissional:
O PPGECS oferece seis disciplinas obrigatórias. O grande número de disciplinas eletivas ofertadas denota a importância dada ao princípio da flexibilização e a liberdade de escolha do próprio aluno para a sua formação, a partir de experiências que mais se aproximem de seus interesses pessoais.
Esta área de concentração tem como eixo de pesquisa o ensino das ciências da vida (biologia) e das ciências exatas (Química, Física e Matemática) e da saúde, onde os objetivos perpassam por identificar e descrever processos, desenhar estratégias de ação e de
intervenção, mapear e apresentar soluções que envolvam questões relacionadas ao ensino tendo como suporte três linhas de pesquisa, a saber:
Esta linha de pesquisa tem como base o processo de ensino-aprendizagem em ciência e saúde. Neste contexto, a abordagem conceitual relaciona as questões da cultura, dos saberes e práticas educacionais sob a perspectiva do seu pensar e do fazer cotidiano. Procura ainda buscar um entendimento da maneira como ocorre o processo de apropriação das significações dos conceitos em ciência e saúde a compreensão do papel da interação/relação no processo de aprendizagem, as quais implica a elaboração conceitual do indivíduo.
Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo e produção de inovações tecnológicas no ensino de ciências e saúde. Constitui-se face às crescentes demandas do ensinar e aprender, procurando compreender as transformações que ocorrem no trabalho de professores e alunos, em espaços de educação formal e não formal, em virtude da introdução de novas tecnologias e propostas pedagógicas inovadoras. Estuda como as tecnologias, especialmente as digitais de informação e comunicação (TDIC), como softwares educativos, animações, simulações, aplicativos para tecnologia móvel, imagens, áudios, experimentos virtuais, protótipos, hipertextos alteram a natureza da práxis educativa, analisando suas potencialidades para a inovação no ensino de ciências e saúde. Contempla tanto as questões técnicas, quanto às questões sociais, culturais, políticas e pedagógicas da inovação, especificamente no ensino. Visa promover pesquisas empíricas, teóricas e metodológicas, que contribuam para buscar tanto o sentido das práticas pedagógicas como das inovações tecnológicas em imbricações complexas e dinâmicas. Investiga os impactos das tecnologias na formação e na prática docente, assim como na aprendizagem significativa dos alunos da Educação Básica.
Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar a existência/utilização de procedimentos metodológicos para o Ensino de Ciências e Saúde, com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem, para o exercício da cidadania no âmbito das relações sociais. Estão contemplados, ainda, os estudos que contribuem para a formação do educador e de sua práxis pedagógica a partir de abordagens que estimulem a interdisciplinaridade.