O Mestrado Profissional
Duração: 24 meses.
Coordenação Geral
Eline das Flores Victer
eline.victer@unigranrio.edu.br
Membros do Colegiado do PPGEC:
Patrícia Albuquerque dos Santos
(Representante Administrativo)
A estrutura curricular do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Saúde é composta por disciplinas obrigatórias, eletivas, prática docente (supervisionada) e atividades de orientação, acompanhamento e complementares. A carga horária mínima para a conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Ensino das Ciências na Educação Básica atualmente denominado Ensino de Ciências e Saúde é de Disciplinas obrigatórias (270h que passam para 300h), Disciplinas eletivas (180h, mantidas), Atividades de Orientação de dissertação e defesa e Atividades Complementares, extensionistas e de Acompanhamento (120h que passam para 90h), perfazendo o total de 570 horas a serem cumpridas em quatro semestres, com a possibilidade de se estender a cinco semestres (como prevê o documento de Área de Ensino para os Cursos de Mestrado Profissional).
Atividades de Orientação (60h)
Atividades de Acompanhamento (30h)
Disciplinas OBRIGATÓRIAS (mínimo de 300h a ser cursado):
Metodologia de Pesquisa (60h)
Desenvolvimento de Projeto (60h)
Redação Científica e Produtos Educacionais (60h)
Pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais I (30h)
Pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais II (30h)
Prática Docente (60h)
Disciplinas ELETIVAS - Todas as disciplinas têm 30h de duração (mínimo de 180h a ser cursado)
A matriz curricular é composta por:
Atividades de Orientação (90h)
Atividades de Acompanhamento (30h)
Disciplinas OBRIGATÓRIAS (mínimo de 270h a ser cursado):
Metodologia de Pesquisa (60h)
Desenvolvimento de Projeto (60h)
Redação Científica e Produtos Educacionais (60h)
Pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais I (30h)
Pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais II (30h)
Prática Docente Supervisionada (30h)
Disciplinas ELETIVAS - Todas as disciplinas têm 30h de duração (mínimo de 180h a ser cursado)
OBS: a Matriz da área de concentração Ensino das Ciências na Educação Básica é para mestrandos que ingressaram no programa até o primeiro semestre de 2023, os demais seguem a matriz curricular atualizada
Esta área de concentração tem como eixo de pesquisa o ensino das ciências da vida (biologia) e das ciências exatas (Química, Física e Matemática) e da saúde, onde os objetivos perpassam por identificar e descrever processos, desenhar estratégias de ação e de
intervenção, mapear e apresentar soluções que envolvam questões relacionadas ao ensino tendo como suporte três linhas de pesquisa.
Esta área de concentração tem como eixo de pesquisa o ensino das ciências da vida (biologia) e das ciências exatas (Química, Física e Matemática), onde os objetivos perpassam por identificar e descrever processos, desenhar estratégias de ação e de intervenção, mapear e apresentar soluções para questões que envolvam a Educação Básica tendo como suporte três linhas de pesquisa.
ÁREA de CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE (ativa a partir de 6 de setembro de 2023) tem como EIXO DE PESQUISA o Ensino das Ciências da Vida (Ciências Biológicas), das Ciências Exatas (Química, Física e Matemática) e Ensino em Saúde, onde os objetivos perpassam por identificar e descrever processos, desenhar estratégias de ação e de intervenção, mapear e apresentar soluções que envolvam questões relacionadas ao ensino tendo como suporte três linhas de pesquisa, a saber:
(I) ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE: ABORDAGENS CONCEITUAIS. Esta linha de pesquisa tem como base o processo de ensino-aprendizagem em ciência e saúde. Neste contexto, a abordagem conceitual relaciona as questões da cultura, dos saberes e práticas educacionais sob a perspectiva do seu pensar e do fazer cotidiano. Procura ainda buscar um entendimento da maneira como ocorre o processo de apropriação das significações dos conceitos em ciência e saúde a compreensão do papel da interação/relação no processo de aprendizagem, as quais implica a elaboração conceitual do indivíduo.
(II) ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE: RELAÇÕES SOCIAIS E A CIDADANIA. Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar a existência/utilização de procedimentos metodológicos para o Ensino de Ciências e Saúde, com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem, para o exercício da cidadania no âmbito das relações sociais. Estão contemplados, ainda, os estudos que contribuem para a formação do educador e de sua práxis pedagógicas a partir de abordagens que estimulem a interdisciplinaridade.
(III) ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo e produção de inovações tecnológicas no ensino de ciências e saúde. Constitui-se face às crescentes demandas do ensinar e aprender, procurando compreender as transformações que ocorrem no trabalho de professores e alunos, em espaços de educação formal e não formal, em virtude da introdução de novas tecnologias e propostas pedagógicas inovadoras. Estuda como as tecnologias, especialmente as digitais de informação e comunicação (TDIC), como softwares educativos, animações, simulações, aplicativos para tecnologia móvel, imagens, áudios, experimentos virtuais, protótipos, hipertextos alteram a natureza da práxis educativa, analisando suas potencialidades para a inovação no ensino de ciências e saúde. Contempla tanto as questões técnicas, quanto às questões sociais, culturais, políticas e pedagógicas da inovação, especificamente no ensino. Visa promover pesquisas empíricas, teóricas e metodológicas, que contribuam para buscar tanto o sentido das práticas pedagógicas como das inovações tecnológicas em imbricações complexas e dinâmicas. Investiga os impactos das tecnologias na formação e na prática docente, assim como na aprendizagem significativa dos alunos da Educação Básica.
ÁREA de CONCENTRAÇÃO: ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA (em desativação). Esta área de concentração tem como eixo de pesquisa o ensino das ciências da vida (biologia) e das ciências exatas (Química, Física e Matemática), onde os objetivos perpassam por identificar e descrever processos, desenhar estratégias de ação e de intervenção, mapear e apresentar soluções para questões que envolvam a Educação Básica tendo como suporte três linhas de pesquisa, Umm Sabre:
LINHAS de PESQUISA:
(i) ENSINO DAS CIÊNCIAS - RELAÇÕES SOCIAIS E A CIDADANIA: Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar a existência/utilização de procedimentos metodológicos para o Ensino das Ciências na Educação Básica, com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem, para o exercício da cidadania no âmbito das relações sociais. Estão contemplados, ainda, os estudos que contribuem para a formação do educador e de sua práxis pedagógica a partir de abordagens que estimulem a interdisciplinaridade.
(ii) ENSINO DAS CIÊNCIAS - ABORDAGENS CONCEITUAIS: Esta linha de pesquisa tem como base o processo de ensino-aprendizagem em ciência. Neste contexto, a abordagem conceitual relaciona as questões da cultura, dos saberes e práticas escolares sob a perspectiva do seu pensar e do fazer cotidiano. Procura ainda buscar um entendimento da maneira como ocorre o processo de apropriação das significações dos conceitos em ciência e a compreensão do papel da interação/relação no processo de aprendizagem, as quais implica a elaboração conceitual do indivíduo.
(iii) ENSINO DAS CIÊNCIAS - INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo e produção de inovações tecnológicas no ensino das ciências. Constitui-se face às crescentes demandas do ensinar e aprender, procurando compreender as transformações que ocorrem no trabalho de professores e alunos, em espaços de educação formal e não formal, em virtude da introdução de novas tecnologias e propostas pedagógicas inovadoras. Estuda como as tecnologias, especialmente as digitais de informação e comunicação (TDIC), como softwares educativos, animações, simulações, aplicativos para tecnologia móvel, imagens, áudios, experimentos virtuais, protótipos, hipertextos alteram a natureza da práxis educativa, analisando suas potencialidades para a inovação no ensino das ciências. Contempla tanto as questões técnicas, quanto às questões sociais, culturais, políticas e pedagógicas da inovação, especificamente no ensino de Biologia, Física, Química e Matemática. Visa promover pesquisas empíricas, teóricas e metodológicas, que contribuam para buscar tanto o sentido das práticas pedagógicas como das inovações tecnológicas em imbricações complexas e dinâmicas. Investiga os impactos das tecnologias na formação e na prática docente, assim como na aprendizagem significativa dos alunos da Educação Básica.