Os projetos de pesquisa e desenvolvimento que estruturam o PPGECS dão suporte à produção de conhecimento (bibliográfica e técnica) do programa e de sua aproximação com a sociedade.
ENSINO DE CIÊNCIAS - ABORDAGENS CONCEITUAIS
A interdisciplinaridade como contraponto a fragmentação das disciplinas escolares vem sendo discutida por vários autores, principalmente por aqueles que pesquisam as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas. Novas formas de organização do conhecimento ou para um novo sistema de sua produção e difusão são prementes, principalmente durante o processo de formação educacional dos indivíduos.
Desta forma, o objetivo deste macroprojeto é desenvolver estratégias e recursos didáticos e metodologias inovadoras do ponto de vista pedagógico relacionadas à Educação em Ciências na Educação Básica, preferencialmente, na escola pública, com alicerce interdisciplinar.
A identidade do professor é o resultado de um processo complexo de construção social que pode ser descrita em um modo próprio de sentir-se professor, ao mesmo tempo que dá sentido à sua prática quotidiana. A preocupação com a identidade profissional do professor e a natureza do trabalho docente têm sido objeto de inúmeros estudos nas últimas décadas. Este macroprojeto prevê a investigação do processo de construção identitária do professor, principalmente os que atuam na baixada fluminense, sua sensação de pertencimento e resiliência no contexto escolar, seus principais obstáculos epistemológicos para que se possa propor ações de intervenção considerando que a identidade não é estática e imutável, ela se constrói a partir da significação social da profissão.
Este macroprojeto objetiva estabelecer uma rede de pesquisadores, onde professores se colocam como autores de sua própria prática em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, sobre o ensino da matemática na perspectiva da construção de projetos de formação continuada específicos para professores da rede pública de ensino fundamental, bem como fomentar a realização de pesquisas colaborativas que possam contribuir para a formação e prática de professores.
ENSINO DE CIÊNCIAS – INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
No contexto do ensino de Ciências e Saúde, a EaD desempenha um papel crucial ao proporcionar uma plataforma flexível e acessível para a disseminação de conhecimento científico e práticas de saúde. A Educação a Distância refere-se a um modelo educacional que utiliza tecnologias de comunicação para facilitar a interação entre alunos e professores, superando as limitações físicas e temporais da sala de aula tradicional. As mídias desempenham um papel fundamental no ensino de Ciências e Saúde, permitindo a visualização de conceitos abstratos, a simulação de processos complexos e a comunicação de informações de maneira clara e eficaz. No contexto da EaD, as mídias digitais oferecem uma gama de recursos interativos que podem cativar os alunos e promover uma compreensão mais profunda dos tópicos abordados. A pesquisa busca investigar a eficácia de diferentes estratégias e tecnologias de mídia na promoção da aprendizagem em Ciências e Saúde dentro do contexto da EaD, incluindo a avaliação do impacto de vídeos educacionais, simulações virtuais, jogos e aplicativos, realidade aumentada, entre outros, na compreensão conceitual dos alunos, na retenção de informações e no desenvolvimento de habilidades práticas. O presente macroprojeto tem como foco a proposta de identificação de melhores práticas para o design e implementação de cursos EaD em Ciências e Saúde, considerando questões como acessibilidade, organização, flexibilidade, engajamento do aluno, personalização do conteúdo e avaliação da aprendizagem, aprimorando a qualidade e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, capacitando os alunos e os professores a adquirirem conhecimentos sólidos e habilidades relevantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
A inserção de ferramentas tecnológicas em sala de aula predispõe transformações no ambiente educacional, principalmente quando estão baseadas em metodologias fundamentadas pela dialogicidade e não mais unidirecionais. A convivência nos espaços híbridos multimodais da hiper conexão provoca mudanças nos modos de interagir, representar o pensamento, expressar emoções, produzir e compartilhar informações e conhecimentos, assim como aporta novos elementos à aprendizagem. O macroprojeto prevê, a partir da análise contextual, a criação de metodologias ativas de produção de saber, contextos e culturas, acontecimentos do cotidiano e conhecimentos de distintas naturezas, permeados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A exploração dessas características e marcas demanda reconsiderar o currículo e as metodologias que colocam o aluno no centro do processo educativo e focam a aprendizagem ativa abrindo limites espaciais e temporais da sala de aula e dos espaços formais de educação integrando-os.
ENSINO DE CIÊNCIAS – RELAÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA
Para além de um portfólio on-line é preciso que se invista de forma intensa em meios digitais para divulgação de informações. O presente macroprojeto pretende propor dispositivos analógicos e digitais para disponibilização de informações acadêmico-científicas produzidas por pesquisadores, professores e alunos da UNIGRANRIO no formato audiovisual on-line para o público leigo e não leigo. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada que abordará a caracterização do uso do diferentes mídias e espaços não-formais pelas Instituições Universitárias, o mapeamento de ações acadêmico-científicas desenvolvidas na UNIGRANRIO, a roteirização e produção de entrevistas com pesquisadores, professores e alunos envolvidos em projetos de pesquisa, além da avaliação do impacto em relação ao público leigo atingido. Pretendemos assim, promover uma importante ferramenta de divulgação, acesso irrestrito a conteúdos e informação sobre a ciência, sua natureza e sua rotina de produção de conhecimento, além de avaliar o processo de popularização da ciência durante a formação inicial e continuada dos professores das áreas de ciências e em saúde.
O propósito deste macroprojeto é investigar, avaliar e recomendar estratégias para a formação de professores em suas dimensões inicial e continuada, de modo a garantir uma atualização constante e eficaz. Este projeto reconhece a formação docente como espaços de diálogo, reflexão e renovação de conhecimentos, permitindo que o professor amplie suas habilidades, redefina sua prática e explore novas abordagens em sala de aula. Além disso, busca-se envolver também os professores não licenciados, oferecendo oportunidades para que eles desenvolvam suas competências e se tornem mediadores reflexivos aptos a atuar em diferentes contextos educacionais. Por meio de parcerias entre universidades, escolas e museus de ciência, este projeto visa analisar o impacto de diversas estratégias na formação desses profissionais, criando espaços de aprendizagem ampliados e interdisciplinares.
A relação entre desigualdades e diversidade tem ocupado um lugar de maior destaque no debate contemporâneo. Desta forma, o objetivo deste macroprojeto é desenvolver processos, estratégias e pesquisas que deem suporte aos professores na condução de sua prática pedagógica inclusiva, ressignificando o pensar e o agir do professor e dos estudantes frente ao processo de ensino e aprendizagem no contexto de uma escola aberta às diferenças, levando-os à prática da ação-reflexão-ação.
Nome do líder: Eline das Flores Victer
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7153597193166243
Nome do líder: Beatriz Brandão dos Santos
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/801409
Nome do líder: Haydéa Maria Marino de Sant’anna Reis
Link: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9710
Nome do líder: Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira
Link: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7995256638207252
Coordenação Geral
Eline das Flores Victer
(21) 2672-7849 / (21) 2672-7763
ppgec@unigranrio.com.br / eline.victer@unigranrio.edu.br