Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2000), fez Mestrado em Ciências Contábeis na FACC (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE (2014), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora adjunta da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), com atuação na Graduação em Administração e em Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) . Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIGRANRIO) . Entre 2021-2022, atuou como Coordenadora do Núcleo de Internacionalização (NINT/UNIGRANRIO). Sua experiência em pesquisa e docência concentra-se na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, abordando principalmente temas como sofrimento no trabalho, inclusão e neurodiversidade, estudos de gênero, racismo e pacto da branquitude, estudos interseccionais e estudos críticos. Essas temáticas fazem parte de uma discussão mais ampla relacionada à saúde mental nas organizações. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais - SBEO (Mandato 2023-2025).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8589300888296556
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5918-6274
E-mail: ana.motta@unigranrio.edu.br
Principais Temáticas: Gênero, Saúde Mental,Estudos Organizacionais, Gestão, Administração.
Grupo de Pesquisa que Lidera (CNPq): Grupo de Trabalho Saúde e Bem-Estar nos Estudos Organizacionais.
Doutora e Mestre em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, PPGHCA/UNIGRANRIO. É JCNE - Faperj (Edital E_19/2022 - PROGRAMA JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO - 2023) com a pesquisa "SALA DE ENSAIO: A PRODUÇÃO TEATRAL BRASILEIRA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL". Graduada em Comunicação Social, foi Produtora de Reportagem na Central Globo de Jornalismo - TV Globo, no Canal Futura, GloboNews e Sistema Globo de Rádio. É líder do grupo de pesquisa IMAGEMNO - Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades. Estuda a cena contemporânea em diálogo com as tecnologias, via narrativas audiovisuais, o teatro, os coletivos artísticos e a sociedade. Foi Bolsista Produtividade FUNADESP com pesquisa sobre o coletivo de teatro da Baixada Fluminense "Rede Baixada em Cena". Atualmente trata em pesquisa do tema Arte e Saúde. É membro do GT Teatro e Dramaturgia da ANPOLL e editora da Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades (Revista IHM - UNIGRANRIO), Foi membro do Comitê Científico Institucional Unigranrio Afya no biênio 2022-2023.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6614094602117029
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4313-7544
E-mail: anna.lemos@unigranrio.edu.br
Principais Temáticas: Gênero, Saúde Mental,Estudos Organizacionais, Gestão, Administração.
Fomento: Jovem Cientista do Nosso Estado - JCNE FAPERJ.
Grupo de Pesquisa que Lidera (CNPq): Imagemno - Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades.
Professora dos Programas de Pós-graduação em Humanidades, Cultura e Artes (PPGHCA) e em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS) da Unigranrio Afya. Coordenadora Executiva e Geral do Comitê de Cultura do Estado do Rio de Janeiro na Política Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura - MinC. Coordenou o núcleo interdisciplinar de História, Letras e Pedagogia de Residência Pedagógica- CAPES (2023-2024). Possui Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP (2019-2022). Doutora em Ciências Sociais pela PUC-RIO (2013-2017). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ (2011-2013). Atuou como pesquisadora do IPEA na pesquisa nacional sobre metodologias de cuidado a usuários problemáticos de drogas (2019-2020). Foi professora substituta do departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IFCS-UFRJ (2017-2019). Foi professora colaboradora da Pós-Graduação em Educação e Divulgação Científica do Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ (2016-2022). Integrou a pesquisa sobre refugiados na Itália, por meio do Intercâmbio entre UERJ, a Università degli Studi di Roma Tor Vergata e CREG - Centro di Ricerche Economiche e Giuridiche (2011-2013). Possui Pós-Graduação/ Especialização em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo do Instituto de Pesquisa do Rio de Janeiro, EPPG-IUPERJ e Especialização em Estudos Diplomáticos pelo CEDIN. Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) e em Comunicação Social - Jornalismo. Autora dos romances "Olhos de Giz" e "Por muitos céus" e das peças teatrais "Eu, fim", "Entre Nós", "Depois de ter você" e "Paraeufrasiando".
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4613221064560873
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1481-8634
E-mail: beatriz.santos@unigranrio.edu.br
Principais Temáticas: Comunicação; Literaturas; Teatro; Cinema; Cultura; Gênero.
Grupo de Pesquisa que Lidera (CNPq): Imagemno - Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades.
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO e Professora Adjunta no Departamento de Estudos da Linguagem da UERJ. Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-RIO, com período sanduíche em dois centros de pesquisa: no departamento de Sociologia da Boston University, com a bolsa CAPES/PDSE (2018-2019) e no Instituto de Estudos Afro-Latino-Americanos da Universidade de Harvard, sob orientação de Alejandro de la Fuente (2019-2020); pós-graduada em Educação e Contemporaneidade pelo CEFET Unde Nova Friburgo; licenciada em Inglês pela Universidade Estácio de Sá; licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. Interesses de pesquisa na área de Estudos Afro-Latino-Americanos, Antropologia das Emoções e Linguística Aplicada, com foco em Análise da Narrativa, gênero construções identitárias e relações raciais de mães negras participantes de movimentos sociais que lutam contra a violência policial. Interesse mais recente em estudos comparativos dos discursos de mães afro-brasileiras e afro-americanas engajadas na luta contra a brutalidade policial em seus respectivos países. Estágio pós-doutoral na PUC-Rio, com bolsa da FAPERJ iniciado em 2021 - projeto: A Violência policial nas Américas e a luta por justiça das mães: um estudo comparativo entre Brasil e Estados Unidos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4839225700947628
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4981-5027
E-mail: etyelle.araujo@unigranrio.edu.br
Principais Temáticas: Movimentos Sociais, Narrativas, Antropologia das Emoções, Estudos Afro-Latino Americanos, Gênero, Discurso.
Grupo de Pesquisa que Lidera (CNPq): Indivíduo, Sociedade e Conflitos: Práticas discursivas e educacionais em perspectiva no Brasil Contemporâneo.
Professora Titular Doutora no PPG em em Humanidades, Culturas e Artes e no PPG em Ensino das Ciências. Professora de disciplinas Pedagógicas de Cursos de Graduação da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO AFYA, Presencial e EaD. Foi Diretora da Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades e Coordenadora do Curso de Pedagogia. Professora aposentada da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999), Licenciada em Letras - Faculdades Integradas Cruzeiro- SP (FIC/1985), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIC / SP/2006) e Gestão da Escola Pública (UFJF/2006), com Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2001) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Educação Inclusiva. Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: Educação, Trabalho e Cultura. Parecerista em periódicos e Conselheira do Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias na Baixada Fluminense - CEPEMHEd. Desenvolve pesquisas que abordam os seguintes temas: Educação, Educação Especial, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Metodologias Ativas, Currículo e Gestão Educacional. Atualmente coordena o Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID), da referida universidade.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2108290075901523
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8867-914X
E-mail: hmaria@unigranrio.edu.br
Principais Temáticas: Educação, Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação e Saúde, Tecnologias Digitais, Tecnologias de Comunicação, Informação e Tecnologias Assistivas, inclusão Social e Laboral, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Gestão Escolar, Alfabetização e Letramento.
Grupo de Pesquisa que Lidera (CNPq): Educação, Trabalho e Cultura.
Doutora em Linguística Aplicada, pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2022-2025). Coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Linguagens, Práticas Educacionais e Cultura Digital (NELPED), CNPq/UNIGRANRIO e pesquisadora dos grupos de pesquisa Estudos em Tecnologias no Ensino e Aprendizagem de Línguas GETEAL/UFF e do Núcleo de Pesquisas em Linguagem, Educação e Tecnologia - LingNet/UFRJ-. Possui graduação em Letras pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), especialização em Língua Portuguesa pela UNIGRANRIO e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), atuando no curso de graduação em Letras, e docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (UNIGRANRIO). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIGRANRIO. Possui experiência na área de Educação a Distância (EaD), atuando na elaboração e validação de conteúdos educacionais. Temas de interesse: tecnologias digitais em educação, tecnologias móveis, letramentos digitais, multiletramentos, metodologias ativas, ensino de línguas mediado por tecnologias, ensino de língua portuguesa, formação inicial e continuada de professores.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7163389167370117
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6806-8314
E-mail: lilia.goncalves@unigranrio.edu.br
Principais Temáticas: Tecnologia e Educação, Formação de Professores com e para Tecnologias Digitais, Ensino de Línguas mediado por tecnologias digitais, Ensino de Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Cultura Digital, MultiLetramentos, Letramento Digital, Inteligência Artificial.
Fomento: Jovem Cientista do Nosso Estado - JCNE FAPERJ.
Grupo de Pesquisa que Lidera (CNPq): Núcleo de Estudos em Linguagens, Práticas Educacionais e Cultura Digital - NELPED.
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) da UNIGRANRIO, Psicóloga CRP:05/73483; Professora UNESA no curso de Psicologia; Pós-Doutorado em Sociologia (FAPERJ/NOTA10-PPGSA-IFCS-UFRJ); Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ com período sanduíche em Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris); Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF; Especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ e Bacharel e Licenciada em História pela UFF. Especialização em Neuropsicologia (CAAESM). Tem se dedicado a temas tais como: Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC); Psicologia, Sociologia e Trabalho; Transformações no mundo do trabalho: uso de novas tecnologias no processo produtivo e a saúde do trabalhador; Imigração e Trabalho; Educação Inclusiva. Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq): Estudos Interdisciplinares em Saúde, Trabalho, Educação e Sociedade (SATEDES).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3498770760050783
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4458-0401
E-mail: marcia.barroso@unigranrio.com.br
Principais Temáticas: Psicologia, Trabalho, Educação Inclusiva, História, Sociologia.
Grupo de Pesquisa que Lidera (CNPq): Estudos Interdisciplinares em Saúde, Trabalho, Educação e Sociedade.
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO desde 2019. Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2016-2019) e (2021-2025). Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado em Interdisciplinar Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Arquitetura e Gestão de Infraestrutura em TI (2024) e MBA em Inteligência Artificial e Big Data (2025). Tem graduação em Bacharelado em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e graduação em Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor do Mestrado e do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO desde 2009. Foi Professor Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A - UNIGRANRIO/FUNADESP de agosto de 2013 a julho de 2019. Tem experiência na área de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase Linguística Aplicada e em Ensino de Línguas, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e educação, inteligência artificial, linguística aplicada, ensino/aprendizagem de línguas, cultura digital, letramento digital, inteligência artificial, formação de professores, ensino de língua inglesa e materiais didáticos. É autor de artigos sobre cultura digital, inteligência artificial, ensino de línguas estrangeiras, ensino de língua materna, tecnologia e Educação, materiais didáticos de línguas, educação a distância. Membro de Conselho Editorial e Parecerista de Diferentes Periódicos nas áreas de Letras, Educação e Interdisciplinar. Membro com Comitê de Ética em Pesquisa da UNIGRANRIO. Tem experiência também na área de Educação a Distância (EaD) ministrando cursos em Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8277768121091487
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8746-2923
E-mail: marcio.vilaca@unigranrio.edu.br
Principais Temáticas: Tecnologia e Educação. Formação de Professores com e para Tecnologias Digitais, Ensino de Línguas, Cultura Digital, MultiLetramentos, Letramento Digital, Materiais Didáticos.
Fomento: Jovem Cientista do Nosso Estado - JCNE FAPERJ.
Grupo de Pesquisa que Lidera (CNPq): Núcleo Interdisciplinar em Inovação, Tecnologias, Educação e Linguagens - NINTEL.
Possui graduação em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas - ECMAL (1988), Mestrado em Saúde da Família (Universidade Estácio de Sá -2007) , doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014), Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2017) Coordenou os cursos de Saúde da Família e de Geriatria e gerontologia do Centro Universitário Redentor, em Itaperuna-RJ. Atuou como coordenador e professor das disciplinas Saúde e Sociedade I, II, III, IV, V (Atenção Básica), Saúde Coletiva, Cuidados paliativos, integração ensino serviço e comunidade 1,2,3,4,5,6,7, Geriatria e Geriatria e gerontologia; coordenou o internato médico em atenção básica; e o Programa de Residência Médica em Saúde da Família (COREME) de 2015 até 2021. Atuou como membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de graduação em Medicina de 2015 a 2022. atuou como tutor do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ, além do Programa Mais Médicos para o Brasil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, até o momento. Foi preceptor do Curso de especialização em Saúde da Família pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, de 2013-2015 Atuou como supervisor médico de geriatria e clínica médica da Fundação Municipal de Saúde de Niterói/Programa Médico de Família, desde 1993 até 2022. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em atenção primaria a saúde, Geriatria e gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção, atenção primária à saúde, envelhecimento do idoso e planejamento em saúde.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7603271927989574
E-mail: paulo.apratto@unigranrio.edu.br
Principais Temáticas: Saúde, Medicina, Saúde Coletiva, Envelhecimento, Geriatria, Saúde da Família.
É Cientista Social (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1992), Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Membro do Comitê de Direitos Humanos da OAB/DC (2024). É Cientista do Nosso Estado (FAPERJ/2024). Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilidade, trabalho e relações de trabalho, estudos de gênero, trabalho feminino, maternidade e trabalho, violência doméstica e organizações.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0414849680636159
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5242-9509
E-mail: rejane.nascimento@unigranrio.edu.br
Principais Temáticas: Gestão, Envelhecimento, Trabalho, Gênero.
Fomento: Cientista do Nosso Estado - FAPERJ.
Doutor (2022) e Mestre (2017) em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), com Especialização (2014) em Gestão de Competências e Talentos Humanos e Bacharelado (2012) em Administração pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (JCNE). Atualmente, é docente permanente nos Programas de Mestrado e Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) e em Administração (PPGA) da Universidade do Grande Rio. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Estudos Organizacionais e Estudos Críticos em Gestão de Pessoas, com foco em Gênero, Sexualidade, Raça e Etnia, Organizações Afroreligiosas e Perspectivas Afrocentradas. Também possui interesse em temas que criam nterfaces entre gênero, sexualidade e raça no campo da saúde.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7825583906742125
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6605-1631
E-mail: renan.moura@unigranrio.edu.br
Principais Temáticas: Gênero e Sexualidade, Raça e Etnia, Perspectivas Afrocentradas, Administração, Estudos Organizacionais.
Fomento: Jovem Cientista do Nosso Estado - JCNE FAPERJ.
Grupo de Pesquisa que Lidera (CNPq): AFROGENS - Grupo de Pesquisa sobre afrocentricidade, gênero e sexualidade.
Renata Oliveira possui Mestrado (2013) e Doutorado em Memória Social (2017) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui também Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (2022) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É graduada em História (2009) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2023). É Pós-Doutora em Cultura e Territorialidades (2021) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-doutora em Políticas Sociais (2022) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).É pós-graduada em Produção Cultural (2017) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), possui MBA Executivo em Gestão Estratégica em Publicidade e Propaganda pela UNYLEYA. Na área da Educação, possui Pós-graduação em Psicopedagogia (2023) pela UNYLEYA e Pós-Graduação em Psicomotricidade (2024) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente é Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO. É coordenadora do grupo de pesquisa LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM CULTURA, EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E ARTE (LABCEMA), no PPGHCA. É também Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE/FAPERJ). Suas principais áreas de atuação são História do Brasil, Educação, Ensino de História, Antropologia, Antropologia das religiões, Turismo, Comemorações, Festas de Santos e Santas, Produção Cultural e Comunicação.. Atuou como Historiadora na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e Coordenadora de Teatros e da Companhia Municipal de Dança em Duque de Caxias. Atuou como Consultora (2013) do Programa Escolas do Amanhã (SME/RJ) através da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e como Pesquisado e Relatora na ONG Viva Rio (2014).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2361466030574164
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6764-3287
E-mail: renataa.oliveira@unigranrio.edu.br
Principais Temáticas: História, Educação, Memória e Patrimônio, Comemorações Religiões, Baixada Fluminense, Produção e Gestão Culturais, Comunicação.
Fomento: Jovem Cientista do Nosso Estado - JCNE FAPERJ.
Grupo de Pesquisa que Lidera (CNPq): Laboratório de Estudos em Cultura, Educação, Memória e Arte (LABCEMA).
Professora permanente da Universidade UNIGRANRIO no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Jovem Cientista Mulher pela FAPERJ, com a pesquisa "Arte, substantivo feminino: memórias de artistas plásticas cariocas do século XX", vigência de 2024 a 2027. Doutora em Memória Social pela Unirio na linha de Memória e Linguagem. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ, Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010) e é Licenciada em Sociologia pela UNESA (2023). Foi Coordenadora Nacional de Pesquisa e Extensão da YDUQS de 2020 a 2021 e Coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIGRANRIO (NINT) de 2022 a 2023, com experiência em gestão acadêmica.Investiga a memória individual e social em contextos institucionais, sobretudo artísticos, a partir da tríade arte, memória e poder. As pesquisas envolvem diferentes expressões e cenários artísticos, patrimônio imaterial, museus e trajetórias de artistas plásticas fluminenses, especialmente da Baixada, ao longo do século XX e na contemporaneidade.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8320590292536365
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7662-1143
E-mail: tamara.campos@unigranrio.edu.br
Principais Temáticas: Memória, Gênero, Comunicação, Arte, Cultura, Jornalismo.
Fomento: Jovem Cientista Mulher - FAPERJ.
Grupo de Pesquisa que Lidera (CNPq): Laboratório de Estudos em Cultura, Educação, Memória e Arte (LABCEMA).
RUA PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY, 1.160 - JARDIM 25 DE AGOSTO, DUQUE DE CAXIAS RIO DE JANEIRO
Coordenação Geral
Marcio Luiz Correa Vilaça
poshumanas@unigranrio.com.br / marcio.vilaca@unigranrio.edu.br