PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, CULTURAS E ARTES - PPGHCA
Corpo Docente do Programa
Anna Paula Soares Lemos Doutora e mestre em Literatura Comparada pela UFRJ. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades (IMAGEMNO). Interesses de pesquisa: Narrativas Audiovisuais, Literatura e Imagem, Teatro e Coletivos Artísticos. Lattes:http://lattes.cnpq.br/6614094602117029 Orcid:https://orcid.org/0000-0003-4313-7544 E-mail:anna.lemos@unigranrio.edu.br
Daniele Ribeiro Fortuna Possui pós-doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro, com estágio de doutorado-sanduíche na Georgetown University, em Washington, D.C., EUA. Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduação em Comunicação (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenadora do grupo de pesquisa Narrativas, escritas do eu: literatura, comunicação e sociedade (NEU). Trabalha com os seguintes temas: Corpo, Escritas de si, Antropologia das Emoções, Nojo, Literatura Brasileira Contemporânea, Estudos Culturais. Lattes:http://lattes.cnpq.br/6878135619418108 Orcid:https://orcid.org/0000-0001-8739-7271 E-mail:daniele.fortuna@unigranrio.edu.br
Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999). Licenciada em Letras – Faculdades Integradas Cruzeiro/SP (FIC/1985). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIC/SP/2006) e Gestão da Escola Pública (UFJF/2007). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2001) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2006). Desenvolve pesquisas que abordam os seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Metodologias Ativas, Currículo e Gestão Educacional. Lattes:http://lattes.cnpq.br/2108290075901523 E-mail:hmaria@unigranrio.edu.br
Idemburgo Pereira Frazão Félix Doutor em Literatura Comparada (UFRJ – 2000). Mestre em Literatura Brasileira (UERJ – 1994). Ênfase em Literatura Brasileira, Comparada e Infantil. Temas destacados: Identidades, Culturas, Marginalidades, Artes, Crônica, Carnaval, Música, Rádio, Teatro e Cultura da Baixada Fluminense. Lattes:http://lattes.cnpq.br/5108554221161744 E-mail:professorifrazao@unigranrio.edu.br
Lilian Aparecida Costa Gonçalves Doutora em Linguística Aplicada, pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Pesquisadora do Grupo Linguística Aplicada, Tecnologias e Educação (LATED) da UNIGRANRIO e do Núcleo de Pesquisas LingNet/UFRJ- Linguagem, Educação e Tecnologia. Possui graduação em Letras pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), especialização em Língua Portuguesa pela UNIGRANRIO e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, atuando também na graduação em Letras. Experiência com EaD e na elaboração e validação de conteúdos educacionais. Principais temáticas: tecnologias digitais em Educação, Tecnologias Móveis, Letramento Digital, Metodologias Ativas, Aplicativos Educacionais, Letramento, Linguística Aplicada, Linguística Textual e Ensino de Línguas. Lattes:http://lattes.cnpq.br/5108554221161744 E-mail:lilia.goncalves@unigranrio.edu.br
Marcio Luiz Correa Vilaça Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ (2003), bacharelado em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e licenciatura plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na área de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase Linguística Aplicada e em Ensino de Línguas, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, Ensino/Aprendizagem de Línguas, Tecnologia e Ensino, Cibercultura e Letramento Digital, Formação de Professores, Ensino de Língua Inglesa e Materiais Didáticos. Lattes:http://lattes.cnpq.br/8277768121091487 Orcid:https://orcid.org/0000-0002-8746-2923 E-mail:marcio.vilaca@unigranrio.edu.br
Rejane Prevot Nascimento Cientista Social (Universidade Federal do Rio de Janeiro – 1992), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Flexibilidade, Trabalho e Relações de Trabalho, Estudos de Gênero, Controle e Dominação no Trabalho e Estudos Críticos. Lattes:http://lattes.cnpq.br/0414849680636159 Orcid:https://orcid.org/0000-0002-5242-9509 E-mail:rejaneprevot@unigranrio.edu.br
Renan Gomes de Moura Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2012), Especialista em Gestão de Competências e Talentos Humanos pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2014) e mestrado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2017) e Doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2022). Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração no nível de graduação e Pós-Graduação. Em pesquisa possui interesse nos seguintes temas: Gênero, Sexualidade e Diversidade; Raça e Etnia; Trabalho; Organizações religiosas afro-brasileiras. Lattes:http://lattes.cnpq.br/7825583906742125 E-mail:renan.moura@unigranrio.edu.br
Rosane Cristina de Oliveira Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Desenvolve pesquisa na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase nos estudos sobre: Violência, Gênero e Sexualidade, Feminismo, Corporeidade, Educação, Religião, Etnicidade e Racismo, e Políticas Públicas. Lattes:http://lattes.cnpq.br/4322016397017696 Orcid:https://orcid.org/0000-0003-1286-5792 E-mail:rosanecrj@unigranrio.edu.br
Tamara Souza Campos Professora adjunta doutora I da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIGRANRIO (NINT). Doutora em Memória Social da Unirio na linha de Memória e Linguagem. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ, especialista em Comunicação Empresarial pela UCAM. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Foi Coordenadora Nacional de Pesquisa e Extensão da YDUQS. Tem experiência na área do jornalismo, em especial Teorias da Comunicação, Teorias do jornalismo e cibercultura. Atualmente pesquisa a memória individual e social em contextos institucionais, com especial interesse em escolas, no cenário artístico e articulado com questões de gênero. Lattes:http://lattes.cnpq.br/8320590292536365 E-mail:tamara.campos@unigranrio.edu.br