Corpo Docente do Programa

  • Anna Paula Soares Lemos
    Doutora e mestre em Literatura Comparada pela UFRJ. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades (IMAGEMNO). Interesses de pesquisa: Narrativas Audiovisuais, Literatura e Imagem, Teatro e Coletivos Artísticos.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6614094602117029
    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4313-7544
    E-mail: anna.lemos@unigranrio.edu.br 
  • Ana Caroline de Gouvea Dantas Motta

    Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2000), fez Mestrado em Ciências Contábeis na FACC (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE (2014), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora adjunta da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), com atuação na Graduação em Administração e em Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIGRANRIO) . Entre 2021-2022, atuou como Coordenadora do Núcleo de Internacionalização (NINT/UNIGRANRIO). Na pesquisa, tem se dedicado ao estudo de aplicação da ética na administração e nos negócios, a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar, estudos organizacionais críticos e revisão de conceitos teóricos da área da administração à luz de obras originais. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais - SBEO (Mandato 2023-2025). ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5918-6274 (Texto informado pelo autor)

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/7131847533990402 
    Orcid: 
    E-mail: ana.motta@unigranrio.edu.br 
  • Beatriz Brandão Dos Santos
    Professora dos Programas de Pós Graduação em Humanidades, Cultura e Artes (PPGHCA) em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS) da Unigranrio. Atualmente coordena o núcleo interdisciplinar de História, Letras e Pedagogia de Residência Pedagógica (CAPES). Possui Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP (2019-2022). Doutora em Ciências Sociais pela PUC-RIO (2013-2017). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ (2011-2013). Atuou como pesquisadora do IPEA na pesquisa nacional sobre metodologias de cuidado a usuários problemáticos de drogas (2019-2020). Foi professora substituta do departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IFCS-UFRJ (2017-2019). Foi professora colaboradora da Pós-Graduação em Educação e Divulgação Científica do Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ (2016-2022). Integrou a pesquisa sobre refugiados na Itália, por meio do Intercâmbio entre UERJ, a Università degli Studi di Roma Tor Vergata e CREG - Centro di Ricerche Economiche e Giuridiche (2011-2013). Possui Pós-Graduação/ Especialização em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo do Instituto de Pesquisa do Rio de Janeiro, EPPG-IUPERJ e Especialização em Estudos Diplomáticos pelo CEDIN. Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) e em Comunicação Social - Jornalismo. Pesquisa temas relacionados às trajetórias institucionais, conflito e arte, em diálogo com questões de corpo, saúde e gênero. Autora dos romances "Olhos de Giz" e "Por muitos céus" e das peças teatrais "Eu, fim" e "Paraeufrasiando"
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4613221064560873 
    Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-1481-8634 
    E-mail: beatriz.santos@unigranrio.edu.br 
  • Etyelle Pinheiro de Araujo
    Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-RIO, com período sanduíche em dois centros de pesquisa: no departamento de Sociologia da Boston University, com a bolsa CAPES/PDSE (2018-2019) e no Instituto de Estudos Afro-Latino-Americanos da Universidade de Harvard, sob orientação de Alejandro de la Fuente (2019-2020); pós-graduada em Educação e Contemporaneidade pelo CEFET Unde Nova Friburgo; licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. Interesses de pesquisa na área de Estudos Afro-Latino-Americanos, Antropologia das Emoções e Linguística Aplicada, com foco em Análise da Narrativa, gênero construções identitárias e relações raciais de mães negras participantes de movimentos sociais que lutam contra a violência policial. Interesse mais recente em estudos comparativos dos discursos de mães afro-brasileiras e afro-americanas engajadas na luta contra a brutalidade policial em seus respectivos países. Estágio pós-doutoral na PUC-Rio, com bolsa da FAPERJ iniciado em 2021 - projeto: A Violência policial nas Américas e a luta por justiça das mães: um estudo comparativo entre Brasil e Estados Unidos. Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO..
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4839225700947628 
    Orcid: 
    E-mail: etyelle.araujo@unigranrio.edu.br 

  • Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999). Licenciada em Letras – Faculdades Integradas Cruzeiro/SP (FIC/1985). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIC/SP/2006) e Gestão da Escola Pública (UFJF/2007). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2001) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2006). Desenvolve pesquisas que abordam os seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Metodologias Ativas, Currículo e Gestão Educacional.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2108290075901523
    E-mail: hmaria@unigranrio.edu.br


  • Lilia Aparecida Costa Gonçalves
    Doutora em Linguística Aplicada, pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Pesquisadora do Grupo Linguística Aplicada, Tecnologias e Educação (LATED) da UNIGRANRIO e do Núcleo de Pesquisas LingNet/UFRJ- Linguagem, Educação e Tecnologia. Possui graduação em Letras pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), especialização em Língua Portuguesa pela UNIGRANRIO e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, atuando também na graduação em Letras. Experiência com EaD e na elaboração e validação de conteúdos educacionais. Principais temáticas: tecnologias digitais em Educação, Tecnologias Móveis, Letramento Digital, Metodologias Ativas, Aplicativos Educacionais, Letramento, Linguística Aplicada, Linguística Textual e Ensino de Línguas.
    Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7163389167370117 
    E-mail: lilia.goncalves@unigranrio.edu.br

  •  Marcia Regina Castro Barroso
    Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) da UNIGRANRIO, Psicóloga CRP:05/73483; Pós-Doutorado em Sociologia (FAPERJ-PPGSA-IFCS-UFRJ); Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ com período sanduíche em Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris); Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF; Especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ e Bacharel e Licenciada em História pela UFF. Atualmente está cursando a especialização em Neuropsicologia (CAAESM) e tem se dedicado a temas tais como: Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC); Psicologia, Sociologia e Trabalho; Transformações no mundo do trabalho: uso de novas tecnologias no processo produtivo; Imigração e Trabalho.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3498770760050783 
    Orcid: 
    E-mail: marcia.barroso@unigranrio.com.br 
  • Marcio Luiz Correa Vilaça
    Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ (2003), bacharelado em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e licenciatura plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na área de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase Linguística Aplicada e em Ensino de Línguas, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, Ensino/Aprendizagem de Línguas, Tecnologia e Ensino, Cibercultura e Letramento Digital, Formação de Professores, Ensino de Língua Inglesa e Materiais Didáticos.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8277768121091487
    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8746-2923
    E-mail: marcio.vilaca@unigranrio.edu.br
  • Rejane Prevot Nascimento
    Cientista Social (Universidade Federal do Rio de Janeiro – 1992), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Flexibilidade, Trabalho e Relações de Trabalho, Estudos de Gênero, Controle e Dominação no Trabalho e Estudos Críticos.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0414849680636159
    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5242-9509
    E-mail: rejaneprevot@unigranrio.edu.br

  • Renan Gomes de Moura
    Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2012), Especialista em Gestão de Competências e Talentos Humanos pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2014) e mestrado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2017) e Doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2022). Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração no nível de graduação e Pós-Graduação. Em pesquisa possui interesse nos seguintes temas: Gênero, Sexualidade e Diversidade; Raça e Etnia; Trabalho; Organizações religiosas afro-brasileiras.
    Lattes:http://lattes.cnpq.br/7825583906742125
    E-mail: renan.moura@unigranrio.edu.br

  • Renata de Almeida Oliveira
    Renata Oliveira possui doutorado em Memória Social (2017). É graduada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2023), Mestre em Memória Social, Pós-Graduada em Produção Cultural pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). É também Mestre em Comunicação, Educação e Cultura em Periferias Urbanas (2022) pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Pós-Doutora em Cultura e Territorialidade (2022) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-doutora em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Possui MBA em Gestão Estratégica em Publicidade e Propaganda pela UNYLEYA, Pós-graduação em Psicopedagogia pela mesma Universidade e Pós-Graduação em Psicomotricidade (UCAM). Durante o Mestrado em Memória Social foi bolsista REUNI, atuando em turmas de graduação e coorientação de bolsistas PIBIC/CNPq, sendo orientada pela Profa Dra Regina Abreu. No doutorado foi bolsista CAPES. Atuou como pesquisadora e Produtora Executiva no Projeto FAPERJ "Memória, Cultura, Transformação Social e Desenvolvimento: Panorama Museal do Estado do Rio de Janeiro" desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social PPGMS/UNIRIO em parceria com o IBRAM com apoio da FAPERJ e no projeto Museus do Rio, onde foi realizada pesquisa de museus na capital do Estado do Rio de Janeiro e atualização do site www.museusdorio.com.br. Atuou como Historiadora na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e Coordenadora de Teatros e da Companhia Municipal de Dança em Duque de Caxias. Atuou como Consultora (2013) do Programa Escolas do Amanhã (SME/RJ) através da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e como Pesquisado e Relatora na ONG Viva Rio (2014), Gerente de Comunicação Interna (2015-2017) e Supervisora de Projetos até 2018. Atuou como Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de "Produção Cultural" (2018); Tutora Voluntária do Curso de Pedagogia EAD na UNIRIO (CEDERJ) na disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso II" e atuação como professora de cursos livres EAD e na Produção de Conteúdo sobretudo nas áreas de Produção de Eventos da Universidade Estácio de Sá. Atuou entre 2018 e 2023 como Diretora de Gestão de Projetos na A Dona da Casa Produções Artísticas LTDA. Atuou na área de Elaboração de Projetos e Licitações na OS Inova Rio (2019 temporário) e também na área de Gestão de Projetos, sendo responsável por relatoria e monitoramento no Instituto UEVOM (2022-2023). Atualmente é professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF) nos cursos de Pedagogia e Geografia, Professora Substituta do Magistério Superior na Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de Produção Cultural e Professora Auxiliar no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Cultura e Artes da UNIGRANRIO.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2361466030574164 
    E-mail: renataa.oliveira@unigranrio.edu.br 
  • Tamara Souza Campos
    Professora adjunta doutora I da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIGRANRIO (NINT). Doutora em Memória Social da Unirio na linha de Memória e Linguagem. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ, especialista em Comunicação Empresarial pela UCAM. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Foi Coordenadora Nacional de Pesquisa e Extensão da YDUQS. Tem experiência na área do jornalismo, em especial Teorias da Comunicação, Teorias do jornalismo e cibercultura. Atualmente pesquisa a memória individual e social em contextos institucionais, com especial interesse em escolas, no cenário artístico e articulado com questões de gênero. 
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8320590292536365
    E-mail: tamara.campos@unigranrio.edu.br