Renan Gomes de Oliveira e Etyelle Pinheiro de Araújo
Projeto de Pesquisa com atividades extensionistas, articulado com um projeto com Fomentos da FAPERJ como Jovem Cientista do Nosso Estado e Projeto de Pesquisa com Fomento da FUNADESP.
Resultado do Grupo de Pesquisa em Afrocentricidade, Gênero e Sexualidade (AfroGens), liderado pelo Prof. Dr. Renan Gomes de Moura, desde sua fundação em 2022 até o final do quadriênio 2024, em parceria com o Grupo de Pesquisa Indivíduo, Sociedade e Conflitos: Práticas, Discursivas e Educacionais em Perspectiva no Brasil Contemporâneo (INDISC), fundado em 2024 e coordenado pela profa. Etyelle Pinheiro de Araújo, manteve um calendário ativo de atividades. Contou com eventos com pesquisadores que são referências nacionais. O líder foi homenageado pela Câmara Municipal de Duque de Caxias como Guardião da Cultura Afrodescendente do Município. Professora Etyelle foi convidada pela Universidade de Harvard para participar do “Mellon Sawyer Seminar: Afrodescendant Citizenship in Latin America: Mobilization, Contestation, and Change”, um Seminário (ciclo de palestras-aula) que ocorreu ao longo de dois semestres letivos (2023-2024), na Universidade, para alunos do doutorado, professores e membros da sociedade civil.
Haydéa Maria Marino de Sant’Anna Reis e Márcia Regina Castro Barroso
Projeto de Pesquisa com atividades extensionistas, articulado com um projeto com Fomento da FUNADESP. Projeto em articulação com Professores de Redes de Ensino da Baixada Fuminense do Estado do Rio de Janeiro.
Projeto com alta produtividade em livros organizados, capítulos e de livros, com ampla participação de docentes, discentes e egressos do PPG. Atividade em parcerias com docentes de redes públicas de ensino da Baixada Fluminense. Mais de 20 capítulos envolvendo discentes e egressos do PPGHCA. Forte envolvimento com a Educação Básica e integração com a Graduação. Destaque para os 4 livros publicados e para as 3 edições dos Seminários do projeto e grupo de pesquisa. Parceria com outro PPG da UNIGRANRIO. Organização de GTs no CONINTER. Apresentações de trabalhos em elevado número de eventos nacionais e internacionais. Forte Participação de discentes do PPG, contemplados com PROSUP da CAPES.
4 livros em parceria com redes de ensino da Baixada Fluminense. Em 2021, Experiências Docentes na Educação Infantil e Inclusão Escolar, por Haydéa Reis, Márcia Vales e Patrícia Rocha (doutorandas com bolsas da CAPES). Artigos de docentes, discentes e egressos. Em 2022, Caminhos da Orientação Educacional, por Haydéa Reis, Jorgete Massa(egressa), Márcia Vales e Patrícia Rocha (Discentes). Artigos de docentes, discentes e egressos, além de professores da Baixada Fluminense. Em 2023, Interdisciplinaridade em educação, tecnologia e inovação, por Haydéa Reis, Márcia Vales e Patrícia Rocha (discentes). Artigos de docentes do PPG, discentes e egressos, além de professores da Baixada Fluminense. Em 2024, Livro digital - Memórias da orientação educacional ações, mediações e percursos em São João de Meriti – RJ, organizado por docentes da Secretaria de Educação de São João de Meriti, docente e Discentes do PPGHCA. artigos de docentes , discentes e egressos, além de professores da rede Meritiense. Organização de 3 Seminários do Grupo de Pesquisa “Educação, Trabalho e Cultura” (2022, 2023, 2024).
Tamara de Souza Campos e Renata de Almeida Oliveira.
Projeto de Pesquisa com atividades extensionistas, articulando dois projetos com fomento da FAPERJ um como Jovem Pesquisadora Mulher e outro como Jovem Cientista do Nosso Estado e outros fomentos.
O Laboratório de Estudos em Cultura, Educação, Memória e Arte (LABCEMA) foi criado em 2024. A sala tem estrutura completa, com mesas (2 para professoras, 2 para alunos e uma grande mesa de reunião), computadores, datashow, caixa de som e armário com cadeados e poltronas, ou seja, um ambiente para receber professores e estudantes que integram o Laboratório, bem como reuniões e aulas. FOMENTOS: Jovem Cientista Mulher (FAPERJ), Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), IC Faperj (2 bolsas prof Tamara Campos) , Pesquisa Desenvolvimento FUNADESP (prof Tamara Campos), Lei Paulo Gustavo (Ministério da Cultura/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias). Projeto com fomentos da FAPERJ e outros, que articula pesquisa, eventos, atividades culturais e integração entre diferentes níveis de formação, inclusive a educação básica.
Márcio Luiz Corrêa Vilaça e Lilia Aparecida Costa Gonçalves.
Projeto de Pesquisa com atividades extensionistas, articulando dois projetos com fomento da FAPERJ como Jovens Cientistas do Nosso Estado.
Projeto com fomento da FAPERJ, que articula pesquisa, eventos, atividade de formação de professores pré-serviço e formação continuada. As atividades e eventos são todos gratuitos assim como as publicações. Articula grupos de pesquisa do PPG e grupos externos, nesse momento com foco no Estado do Rio de Janeiro. Variada produção bibliográfica e técnica. O projeto contribui também para a sociedade em geral, já que muitas atividades são totalmente abertas ao público geral e totalmente gratuitas. É um Laboratório que integra o PPG com a Sociedade, potencializando os impactos do PPG e estabelecendo um canal aberto. Também ajuda a dar visibilidade ao PPG. Contribui também para a mobilidade dos dois docentes líderes, que são convidados para conferências, mesas, palestras, abertura de eventos e GTs em outras universidades e em eventos. Inclui atividades com a Educação Básica, com foco na Escola Pública.
1) 3 Edições do Seminário de Cultura Digital, Inovaçao e Educação (2021, 2023, 2024); 2) I ENPELT - Encontro de Grupos de Pesquisa em Educação, Linguagem e Tecnologias - (2024) 3) Livro organizado Gratuito, com fomento da FAPERJ; 4) 6 artigos publicados em periódico com Qualis A; 5) Capítulo de Livros com alunos; 6) Capítulo de livros dos docentes; 6) Realizações de oficinas e minicursos gratuitos de livre acesso; 7) Atividades em Escolas Públicas; 8) Convites para Conferências, palestras e GTs; 9) Mais de 10 trabalhos apresentados apenas em 2024; 10) Trabalhos em Anais; 11) Parcerias com grupos de pesquisa; 12) Artigos em coautoria com discentes do PPGHCA; 12) Organização de Gts e Simpósios em eventos nacionais e internacionais; 13) Site sobre Tecnologia e Educação - www. educardigitalinova.com.br; 13) Criação de 2 Núcleos de Pesquisa - Núcleo Interdisciplinar em Inovação, Tecnologias, Educação e Linguagens - NINTEL e Núcleo de Estudos em Linguagens, Práticas Educacionais e Cultura Digital - NELPED; 14) Redes sociais para visibilidade dos trabalhos; 15) 2 livros organizados no Prelo; em articulação com grupos de pesquisas do Rio de Janeiro.
Anna Paula Soares Lemos e Beatriz Brandão dos Santos
Núcleo de Pesquisa com atividades extensionistas, articulado com um projeto com Fomentos da FAPERJ como Jovem Cientista do Nosso Estado e Projeto de Pesquisa com Fomento da FUNADESP.
Liderado pela professora ANNA LEMOS, reúne pesquisas voltadas a produção em diferentes suportes. Sob sua perspectiva -- que articula a formação em Letras e Comunicação com pesquisa JCNE Faperj “Sala de ensaio: a produção teatral brasileira em tempos de isolamento social” (Processo E-26/200.252/2023) no quadriênio -- guarda o exame das relações entre textos e imagens, estudos da cena contemporânea em teatro e dramaturgia, humanidades, memórias e narrativas orais. Com vocação marcada pelas demandas interdisciplinares, os projetos abrigados pelo grupo objetivam o desenvolvimento de pesquisas que combinam atividades empíricas com fundamentação metodológica e dimensão analítica Trabalhos interdisciplinares das áreas de humanidades em geral, Comunicação, Arte, Antropologia, Políticas Públicas, Cultura e Território. Pela perspectiva da pesquisa-extensão, atendendo as demandas do território da Baixada Fluminense, as pesquisas do grupo -- com a chegada da professora BEATRIZ BRANDÃO DOS SANTOS – buscam compreender as relações entre cultura, poder e subjetividade, com um olhar especial para as produções culturais locais e suas interfaces com as políticas públicas e mesmo com outras áreas do conhecimento como a saúde. A abordagem interdisciplinar permite uma análise mais aprofundada das dinâmicas sociais e culturais, considerando a diversidade de perspectivas e metodologias. No quadriênio 2021-2024 o grupo organizou eventos nacionais e internacionais; os integrantes compareceram, apresentaram trabalhos e organizaram GTs em congressos nacionais e internacionais importantes, lideraram atividades de extensão articulando a pesquisa da pós-graduação com a graduação e o ensino médio; idealizaram e mediaram oficinas de impacto no território da Baixada Fluminense.
1) Seminário Internacional IMAGEMNO-PNCC: “Políticas Culturais, memória e estudos da cena: perspectivas contemporâneas”.(APOIO FAPERJ)Alguns Convidados: Kristal Bivona( University of San Diego) da palestra “Projetando o Brasil: "O alcance internacional do cinema brasileiro e a imaginação global”; Deborah Rebello da UFPR , Roberta Martins, Secretária Nacional dos Comitês de Cultura. 2) II SEMINARIO INTERNACIONAL IMAGEMNO E QUESTÕES ATUAIS DE ENSINO: MEMÓRIA, CORPO E IMAGEM com palestra de abertura de David Le Breton (Universidade de Estrasburgo) ; 3) 1º SIMPÓSIO RUPTURAS E PERMANÊNCIAS: DIÁLOGOS PARA UM MUNDO EM CONFLITO – Organização: Prof. Anna Paula Soares Lemos e Doutorandos PPGHCA; 4) Aula Magna com Leonardo Tônus da Sorbonne: 4) parceria com o GT de Teatro e Dramaturgia da ANPOLL, o que resultou em capítulos de Livros; 6) Oficinas sobre temáticas pesquisadas no Núcleo, envolvendo especialmente discentes. 7) Rio Inovation Week - Beatriz Brandão esteve como palestrante convidada na mesa "A inovação na Formação de Agentes Territoriais de Cultura - a implementação e as ferramentas tecnológicas utilizadas".
O grupo de pesquisa visa explorar questões de gênero, sexualidade, raça, etnia e interseccionalidade nas organizações e na sociedade, incluindo práticas de religiões de matriz-africana. Focamos nas complexidades organizacionais e sociais, destacando as interconexões entre essas dimensões.O grupo serve como um veículo para gerar conhecimento acerca de temas como gênero, sexualidade, raça, etnia, religiões de matriz-africana e abordagens afrocentradas, visando enriquecer as discussões socioculturais contemporâneas.
Docente Líder: Renan Gomes de Moura.
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/779702
Rede Social do Grupo: https://www.instagram.com/afrogens
Descrição: Estuda os processos de escolarização na Educação Básica e Ensino Superior com ênfase para educação e saúde, diversidade, inclusão escolar e social. Visa investigar as implementações das políticas públicas de educação e das práticas de ensino existentes, com vistas às melhorias nas condições de aprendizagem mediadas pelo uso das Tecnologias Digitais, Tecnologias de Comunicação, Informação e Tecnologias Assistivas. Dedica-se à pesquisa de métodos e tecnologias para solucionar problemas multi/interdisciplinares através de Inteligência Artificial, Otimização Combinatória, Jogos Digitais e Logística Humanitária. Preocupa-se, ainda, com estudos sobre desenvolvimento humano, sustentabilidade, meio ambiente e inserção para o mundo do trabalho na região do Grande Rio, prioritariamente.
Docente Líder: Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis.
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9710
Descrição: O grupo de pesquisa, que possui duas linhas, será dedicado aos seguintes temas: (1) compreensão das relações entre o mundo do trabalho e os processos de promoção de saúde ou de adoecimentos dos trabalhadores; pesquisa qualitativa sobre os impactos da ansiedade, da depressão, burnout, dentre outras enfermidades que acometem os sujeitos; o home-office e seus impactos da vida cotidiana, dentre outros. (2) visa empreender estudos e pesquisas sobre a temática da educação inclusiva, analisando os aspectos importantes a serem considerados nessa temática, tais como: análise de políticas públicas e legislação referente à educação inclusiva; análise do papel das Salas de Recursos nos espaços escolares; reflexão sobre a importância da educação para a inclusão de pessoas com necessidades especiais; compreensão dos aspectos sócio-culturais e econômicos que influenciam na forma como a sociedade acolhe e integra os sujeitos com necessidades diferenciadas.
Docente Líder: Marcia Regina Castro Barroso
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2490284005267917
Rede Social: https://www.instagram.com/gruposatedes
Descrição: O Grupo de Trabalho Saúde e Bem-Estar nos Estudos Organizacionais desenvolve uma análise crítica sobre as interações entre trabalho, saúde e qualidade de vida, destacando as influências das estruturas e práticas organizacionais.
Sua atuação se organiza em três linhas de pesquisa principais: (i) a inclusão e os desafios enfrentados por pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho; (ii) as desigualdades de gênero e as questões relacionadas à saúde física, mental e reprodutiva das mulheres em ambientes laborais; e (iii) os impactos das dinâmicas de trabalho sobre a saúde mental, considerando fatores que contribuem para o estresse e o adoecimento psíquico.
O GT visa aprofundar o entendimento das condições que afetam a saúde e o bem-estar no trabalho, contribuindo com bases teóricas e empíricas para a reflexão e para o aprimoramento das práticas organizacionais, sempre com ênfase nas limitações e tensões impostas pelos contextos institucionais atuais.
Docente Líder: Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta.
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4802140657213595
Descrição: Composto por pesquisadores da Universidade do Grande Rio (UINIGRANRIO) e interessados de outras instituições, alunos de pós-graduação e de iniciação científica, se formula como grupo voltado à produção documental em diferentes suportes, guarda o exame das relações entre textos e imagens, estudos da cena contemporânea, humanidades digitais e narrativas orais. Com vocação marcada pelas demandas interdisciplinares, os projetos abrigados pelo grupo objetivam o desenvolvimento de pesquisas que combinam atividades empíricas com fundamentação metodológica e dimensão analítica, ligadas inclusive à produção documental/material e seus possíveis desdobramentos. Atento aos ditames da produção acadêmica, mas destinado ao alargamento dos resultados, segundo supostos das narrativas orais incluindo narrativas audiovisuais, produção e dramaturgia teatral e histórias de vida. É sob esse propósito que se reúnem trabalhos da área de Humanidades, Comunicação e Arte.
Docentes Líderes: Anna Paula Soares Lemos e e Beatriz Brandão dos Santos
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/182596
Rede Social do Grupo: https://www.instagram.com/imagemno
Descrição: O grupo centra a sua discussão em trabalhos que se debruçam sobre as mais diversas práticas discursivas no Brasil contemporâneo, que tematizam questões tais como: educação, resistência e ação coletiva dos mais variados atores sociais; problemas sociais e urbanos; desigualdade social; violência urbana; racismo; questões de gênero (feminismos), mais especificamente, a interseccionalidade. Se a linguagem constrói o mundo, interessa a este grupo refletir sobre como por meio dela é possível estudar e compreender fenômenos sociais, conjugando outras áreas do saber. Para tanto, parte de uma perspectiva sócio-interacional do discurso, em interface com outras abordagens discursivas e áreas das Ciências Humanas e Sociais, seguindo uma linha interdisciplinar. O grupo objetiva produzir artigos em periódicos, capítulos de livros, apresentar os resultados de suas pesquisas em eventos científicos e firmar parcerias com instituições com as quais suas pesquisas dialogam - secretarias; empresas; etc.
Docente Líder: Etyelle Pinheiro de Araújo
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7119755227056458
Rede Social do Grupo: https://www.instagram.com/grupo_indisc/
Descrição: O "Laboratório de Estudos em Cultura, Educação, Memória e Arte" (LABCEMA) foi criado com o objetivo de analisar questões interdisciplinares ligadas às temáticas educacionais, artísticas e de patrimônio, em diálogo com o contexto político e social. Este grupo visa criar, analisar e produzir pesquisas e produtos didáticos e culturais relacionados à Memórias, Artes, Patrimônios, Educação e Comemorações, sobretudo em periferias, reunindo análises de documentos, referências bibliográficas, estudos de caso, etnografias e metodologias que forem necessárias sobre processos de patrimonialização oficiais e não oficiais, e seus desdobramentos, entendendo como de fundamental importância indagar sobre o tema da Memória Social associada a estes processos. Atividades: 2 eventos escolas públicas, produção documentário, produção 1 livro, 10 artigos, 1 capítulo livro. Site em desenvolvimento 01 ebook - artistas mulheres. Discentes: 6 apresentaram trabalhos em congressos internacionais/nacionais.
Docente Líder: Renata de Almeida Oliveira e Tamara de Souza Campos.
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7548724319468613
Rede Social do Grupo: https://www.instagram.com/labcema/
Descrição: O objetivo do grupo de pesquisa é investigar as implicações do uso das tecnologias digitais na educação, na comunicação e no trabalho, sob uma perspectiva crítica da tecnologia, analisando as possibilidades e os desafios metodológicos ocasionados pela cultura digital e pelo crescente uso de dispositivos digitais em diferentes práticas sociais e, especialmente, nas práticas educacionais. As temáticas articulam-se às áreas da Linguística Aplicada, Educação, Comunicação e Tecnologia. O grupo busca também promover o diálogo entre pesquisadores e alunos da UNIGRANRIO com pesquisadores de outras instituições, constituindo-se como um espaço para debates e estudos sobre formação docente para apropriação e uso de tecnologias digitais, aprendizagem móvel, ensino de línguas mediados por tecnologias, EaD, ensino híbrido, ensino on-line, letramentos digitais, multiletramentos e Inteligência Artificial.
Docente Líder: Lilia Aparecida Costa Gonçalves.
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/795805.
Rede Social do Grupo: https://www.instagram.com/nelped_oficial/
Descrição: O NINTEL - Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Inovação, Tecnologias, Educação e Linguagem - é um grupo de pesquisa criado em 2024 para estudos interdisciplinares nas áreas de educação, linguagens e cultura, priorizando as articulações com as tecnologias digitais. O grupo tem como principais temáticas: Cultura digital, letramento digital, Inteligência artificial, Letramento, Inovação, Educação e Tecnologias, Formação de Professores para as tecnologias digitais, multiletramentos e ensino de línguas. Ele representa uma evolução do grupo LATED (Linguística Aplicada, Tecnologias e Educação). O grupo conta com pesquisadores externos, alunos de doutorado e mestrado, egressos do PPGHCA. O principal evento do grupo é o Seminário de Inovação, Cultura Digital e Inovação, que já contou com 5 edições. O NINTEL se articula com a pesquisa do professor Márcio Vilaça como Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. São promovidos minicursos e oficinas nas temáticas do grupo. O NINTEL dialoga e promove atividade em parcerias com outros grupos de pesquisa da IUNINGRANRIO e de diferentes universidades. As publicações do NINTEL se concentram em Cultura Digital, Letramentos Digitais, Inteligência Artificial e Formação de Professores para as tecnologias.
Docente Líder: Márcio Luiz Corrêa Vilaça.
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/806891.
Rede Social do Grupo: https://www.instagram.com/digitalinovaeduca/
Campus I - Duque de Caxias
Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bloco C, 2º andar – 25 de Agosto – Duque de Caxias – Rio de Janeiro. CEP 25071-202
Coordenação Geral
Marcio Luiz Correa Vilaça
poshumanas@unigranrio.com.br / marcio.vilaca@unigranrio.edu.br