PROJETOS

  • A CONSTRUÇÃO DO LUGAR DO GESTOR E DO EMPRESÁRIO NA SOCIEDADE E NAS ORGANIZAÇÕES NOS DISCURSOS DO IPES (Doutorado)

O Ipês foi um "think tank" brasileiro que atuou durante a década de 1960, congregando diversos atores relevantes da sociedade nacional, a fim de construir uma visão e um posicionamento coletivos. Por meio de pesquisas em arquivos, o projeto busca mostrar como o empresariado brasileiro delineava seu lugar na sociedade durante a década de 1960 e como atuava para assegurar seu protagonismo. O trabalho está associado às discussões sobre história e administração, empresas e sociedade, empresariado nacional e política, empresas e think tanks. 

Início: 09/2019
Responsável: Denise Franca Barros
Linha de pesquisa: Discursos, Controles Sociais e Ressignificações
Área de concentração: Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos


  • AS MULHERES NO PAPEL: CORPOS E EMOÇÕES NOS DIÁRIOS DE RUTH BUENO E MARIA HELENA CARDOSO (Mestrado)

As mulheres no papel: corpos e emoções nos diários de Ruth Bueno e Maria Helena Cardoso

Início: 03/2018
Responsável: Daniele Ribeiro Fortuna
Área de concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana
Linha de pesquisa: Gênero, Etnia e Identidade

  • OS DIÁRIOS DE WALMIR AYALA, LUCIO CARDOSO E HARRY LAUS: EXPRESSÕES DO CORPO E DA EMOÇÃO (Doutorado)

Este projeto de pesquisa pretende analisar e comparar os diários de Walmir Ayala, Harry Laus e Lúcio Cardoso, escritos no final da década de 1950. Seu foco é o diário como extensão do corpo e como lugar de expressão das emoções. Busca, ainda, perceber como a homossexualidade é tratada por esses autores, em um momento em que pouco se abordava o tema e, quando se fazia, era de forma bastante reservada e comedida.

Início: 08/2016
Responsável: Daniele Ribeiro Fortuna
Área de concentração: Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos
Linha de pesquisa: Narrativas, Práticas Sociais e Poder

  • IMAGEMNO – IMAGENS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS ONÍRICAS (Mestrado)

Composto por pesquisadores da Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e interessados de outras instituições, alunos de pós-graduação e de iniciação científica, o IMAGEMNO se formula como grupo cadastrado no CNPq, voltado à produção documental em diferentes suportes, guarda e exame das relações entre textos e imagens. Com vocação marcada pelas demandas interdisciplinares, os projetos abrigados pelo IMAGEMNO objetivam o desenvolvimento de pesquisas que combinam atividades empíricas com fundamentação metodológica e dimensão analítica, ligadas, inclusive, à produção documental/material e seus possíveis desdobramentos e divulgação em escala. Trata-se de um grupo atento aos ditames da produção acadêmica, mas destinado também ao alargamento dos resultados, segundo supostos da história pública. Assim, além da produção e reprodução dos resultados, a divulgação ampla se constitui em meta do grupo. É sob esse propósito que se reúnem trabalhos da área de Humanidades em geral, Comunicação e Artes.

Início: 11/2015
Responsável: Anna Paula Soares Lemos
Área de concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana
Linha de pesquisa: Representação da Historicidade, Memória e Discurso

  • A CIDADE EM FOTOGRAMAS: CORPO URBANO, LEGADO HISTÓRICO, POSSIBILIDADES E DIREITOS (Mestrado)

O objetivo geral da pesquisa é analisar como a Cidade de Duque de Caxias aparece no cinema. Estabeleceremos durante a pesquisa a perspectiva da tela e a perspectiva da sala: o relato de quem produz o filme, de quem é personagem na tela e de quem assiste ao filme. A cidade em cena na tela e na plateia em movimentos constantes a partir do filmado e do não filmado. O objetivo específico é reunir um corpus documental cinematográfico da Cidade de Duque de Caxias. A primeira análise será do filme de Sérgio Resende, O homem da capa preta.

Início: 04/2014
Responsável: Anna Paula Soares Lemos
Área de concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana
Linha de pesquisa: Representação da Historicidade, Memória e Discurso

GRUPOS DE PESQUISA

  • LINGUÍSTICA APLICADA, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO (LATED)
Descrição: O grupo Linguística Aplicada, Tecnologias e Educação (LATED) articula a integração interdisciplinar de pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), alunos de iniciação científica e colaboradores que realizam estudo e pesquisas em campos da linguística aplicada, tecnologia e educação. O foco está nas seguintes temáticas: as novas tecnologias de informação e comunicação, o processo de ensino/aprendizagem de línguas (materna e estrangeiras), formação de professores, educação on-line, letramento, leitura, materiais didáticos, cibercultura e letramento digital. O grupo busca, também, promover o estreitamento de relação entre pesquisadores e alunos da Unigranrio com pesquisadores de outras instituições. O LATED organizou quatro edições do Seminário Vozes da Linguística Aplicada desde 2012, evento que já se tornou de abrangência nacional, com quatro edições. Já foram publicados dois e-books. Também organizou o Seminário de Cultura Digital, Inovação e Educação.
Nome do líder: Márcio Luiz Corrêa Vilaça
Palavras-chave: linguística aplicada, tecnologias, educação, cultura digital, inovação

  • IMAGEMNO – Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades
Descrição: Composto por pesquisadores da Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e interessados de outras instituições, alunos de pós-graduação e de iniciação científica, o IMAGEMNO se formula como grupo cadastrado no CNPq, voltado à produção documental em diferentes suportes, guarda o exame das relações entre textos e imagens. Com vocação marcada pelas demandas interdisciplinares, os projetos abrigados pelo IMAGEMNO objetivam o desenvolvimento de pesquisas que combinam atividades empíricas com fundamentação metodológica e dimensão analítica, ligadas, inclusive, à produção documental/material e seus possíveis desdobramentos. Trata-se de um grupo atento aos ditames da produção acadêmica, mas destinado também ao alargamento dos resultados, segundo supostos das narrativas orais, incluindo narrativas audiovisuais, produção e dramaturgia teatral. É sob esse propósito que se reúnem trabalhos da área de Humanidades em geral, Comunicação e Artes.
Nome dos líderes: Anna Paula Soares Lemos e Joaquim Humberto Coelho de Oliveira
Docentes do PPGHCA que participam do grupo:   Anna Paula Soares Lemos e Joaquim Humberto Coelho de Oliveira
Palavras-chave: Imagens, Memórias, Narrativas, Oralidades, Artes
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/182596#repercussao

  • NARRATIVAS DO EU: COMUNICAÇÃO, LITERATURA E SOCIEDADE
Descrição: O grupo reúne três linhas de pesquisa: 1 – Literatura e escritas do eu; 2 – Comunicação: as narrativas midiáticas e tecnologia; 3 – Sociedade, cultura e corpo. A linha 1 se dedica a estudos sobre literatura, escritas de si – autobiografias, diários, cartas, autoficção – e escritas do eu (qualquer tipo de narrativa em que o narrador se coloque em primeira pessoa), abordando a relação entre escrita e gênero. O objetivo é tentar perceber como o gênero do autor se revela em sua escrita e ainda como as práticas sócias relativas se mostram em seu texto. Dedica-se, também, à literatura contemporânea e à literatura brasileira. A linha 2 está concentrada em estudos sobre narrativas midiáticas – depoimentos em áudio e vídeo, blogs, vlogs; análise de textos jornalísticos e publicitários – e também sua relação com as tecnologias. Na linha 3, estudos sobre diferentes manifestações culturais em perspectiva interdisciplinar, dialogando com estudos das áreas de Filosofia, Sociologia e Antropologia, tendo como um dos focos principais corpo e emoção.
Nome do líder: Daniele Ribeiro Fortuna
Docentes do PPGHCA que participam do grupo:  Marcio Luiz Correa Vilaça, Fabiana Bazilio Farias
Palavras-chave: Narrativas; Escritas do Eu; Literatura; Comunicação
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2052137100205527

  • MARGENS DA LITERATURA
Descrição: O grupo de pesquisa "Margens da Literatura" tem como objetivo mais amplo trabalhar com temas que envolvam, de alguma maneira, a literatura, mas que mantenham diálogo com outras áreas do saber e promovam reflexões sobre aspectos relativos às minorias, às periferias, em sentido amplo, à exclusão, social, em várias de suas, nem sempre explícitas, ramificações. Mais especificamente, o grupo almeja trazer à discussão questões suscitadas por textos literários e/ou artísticos de diversas linguagens e/ou procedências disciplinares. O grupo tem desenvolvido várias atividades acadêmicas, o que inclui confecção de vários livros com a participação de seus integrantes e convidados, e a promoção de simpósios, seminários, encontros e eventos artísticos.
Nome do líder: Idemburgo Frazão
Docentes do PPGHCA que participam do grupo: Anna Paula Soares Lemos, Fabiana Bazilio Faria
Palavras-chave: Literatura e Marginalidade; Baixada Fluminense; Identidades; Poética; e, Arte
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9971922836380731

  • GRUPO DE PESQUISA EM FORMAÇÃO HUMANA, INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA
Descrição: O GPEFIC (Grupo de Pesquisa em Formação Humana, Inclusão Social e Cidadania), em uma perspectiva interdisciplinar, tem como objetivo investigar e refletir sobre a formação humana de pessoas em diferentes fases da vida, ou seja, criança, jovens, adultos e idosos. A atenção do grupo está centrada na formação humana tanto nos alunos da educação básica, graduação e pós-graduação quanto na formação do professor no sentido de pensar em metodologias mais adequadas e que permitam conhecer melhor as situações do ensino das escolas com vistas ao desenvolvimento de saberes e reconhecimento dos direitos e deveres no exercício da cidadania no âmbito das relações sócio-política-econômica. Acompanham os docentes pesquisadores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, docentes da graduação, bem como alunos da graduação que são bolsistas de iniciação científica.
Nome do líder: Jurema Rosa Lopes Soares
Palavras-chave: Formação, Inclusão, Cidadania
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5079292694374771

  • FORMAÇÃO HUMANA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Descrição: A cibercultura transcendendo as formas de apropriação do saber e acarretando a exigência do domínio de novos códigos como condição elementar para a inserção social. A ressignificação da escola ao estabelecer o diálogo com as correntes midiáticas e as novas tecnologias, sempre considerando o contexto na perspectiva das ampliações culturais. O papel das comunidades digitais na formação humana. Os objetivos principais do grupo são: contribuir para o desenvolvimento da racionalidade crítico-dialética frente à formação humana na sociedade da informação; analisar as conquistas educacionais das tecnologias atuais correlatadas ao ensino e aprendizagem; compreender o conceito de cibercultura e as novas formas de apropriação do saber e do conhecimento; identificar o papel das comunidades digitais na formação humana; discutir questões relacionadas entre o mundo do trabalho e as novas tecnologias na contemporaneidade.
Nome do líder: Renato da Silva
Docentes do PPGHCA que participam do grupo: Márcio Luiz Corrêa Vilaça
Palavras-chave: Cibercultura; Formação Humana; Sociedade da Informação
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/41757

  • DOCÊNCIA E TUTORIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PRÁTICAS E DESAFIOS
Descrição: O grupo de pesquisa Docência e Tutoria na Educação a Distância: Práticas e Desafios é uma iniciativa do Núcleo de Educação a Distância, órgão da Reitoria da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Este Núcleo é responsável pela construção e adequação da educação a distância da universidade nos moldes exigidos pela legislação e pelo mercado. Neste sentido, o núcleo contribui para a plena aplicabilidade dos pilares sob os quais a universidade está alicerçada: sustentabilidade, empregabilidade e empreendedorismo. A criação de um espaço voltado para pesquisa científica, na área de educação a distância, pretende gerar uma série de elementos que possibilitem análises da prática docente e do impacto social no que diz respeito à inclusão digital. Além disso, o grupo de pesquisa pretende possibilitar a geração de dados estatísticos, qualitativos e quantitativos, artigos discutindo desafios e dificuldades para a construção dos cursos a distância.
Nome dos líderes: Rosane Cristina de Oliveira, Andressa Maria Freire da Rocha Arana
Palavras-chave: Educação a Distância, EaD, Tutoria, Tecnologias, Educação
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2060384061924816

  • EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA
Descrição: Estuda os processos de escolarização na educação básica e no ensino superior com ênfase para a inclusão escolar e social do público-alvo da educação especial. Visa investigar as implementações das políticas públicas de educação e das práticas de ensino existentes, com vistas às melhorias nas condições de aprendizagem escolar mediadas pelo uso das Tecnologias de Comunicação, Informação e Tecnologias Assistivas. Preocupa-se com estudos sobre desenvolvimento humano e inserção para o mundo do trabalho na região do Grande Rio, prioritariamente. Pretende-se, ainda, investigar e propor novas metodologias de ensino para a educação básica e ensino superior em parceria com pesquisadores do PPG em Diversidade e Inclusão (UFF) e pesquisadores da Equipe de Treinamento e Desenvolvimento de RH do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS – Duque de Caxias/RJ).
Nome dos líder: Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9138738718902785