Parecerias do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes

A motivação da criação do PPGHCA teve como pedra fundamental a sua inserção na cidade de Duque de Caxias e na Baixada Fluminense. Desta forma, pensar na sua inserção não se trata de analisar apenas os seus resultados, mas, sim, refletir sobre a sua gênese e sua vocação.

A inserção se dá por meio de diferentes ações, que incluem: parcerias com instituições importantes da região, das quais se destaca o Instituto Histórico, Escola Estadual Professor José de Souza Herdy, Secretaria de Educação do Município de Duque de Caxias, e o Museu Ciência e Vida; as pesquisas dos alunos sobre e na Baixada; a maior qualificação de profissionais que trabalham na região; as atividades, principalmente educacionais; e os eventos organizados pelo programa ou nos quais o programa é um dos parceiros.

Uma parte considerável das pesquisas realizadas pelos alunos do PPGHCA trata de questões, desafios e potencialidades da Baixada Fluminense. Da mesma forma, os alunos e egressos do Programa, na sua maioria, moram e ou trabalham na região.

Ao longo do Quadriênio (2021-2024), ocorreram ações articuladas com secretarias do município de Duque de Caxias: Secretaria Municipal de Educação e Secretaria do Meio Ambiente; com o Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias; com a Casa do Professor da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, por meio do Museu Ciência e Vida, e com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Organização de livro com docentes, discentes do PPGHCA e autores da Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti.

Podem-se destacar as parcerias nacionais do PPGHCA nas seguintes categorias: Parcerias com Instituições da Baixada Fluminense; Parcerias com Grupos de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação.

As parcerias desenvolvidas na região da Baixada Fluminense contribuem significativamente para o estabelecimento de redes regionais de pesquisa e atuação. Algumas parcerias resultam na elaboração de projetos de pesquisa, com destaque para pesquisas do Jovem Cientista do Nosso Estado – JCNE (FAPERJ). Trata-se de um fator significativo de inserção regional, que contribui mais diretamente para a discussão e o enfrentamento de questões importantes para a região, além de possibilitar atividades de extensão e integração com a comunidade, escolas públicas e pesquisadores, estudantes universitários e de pós-graduação, e estudiosos da região em geral.

Em 2024, o PPGHCA celebrou uma parceria com o Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, que teve como um dos primeiros frutos o Seminário Internacional IMAGEMNO-PNCC: “Políticas Culturais, memória e estudos da cena: perspectivas contemporâneas”. O evento selou parceria com a UNIGRANRIO AFYA no sentido de desenvolver pesquisas relacionadas ao território da Baixada Fluminense. A abertura do evento contou com a presença e fala de abertura da Secretária Nacional dos Comitês de Cultura, Roberta Martins.

No cenário internacional, destacam-se a parceria da professor Etyelle Pinheiro com a Universidade de Harvard, por meio do Afro-Latin American Research Institute (ALARI), dado encontra-se detalhado na internacionalização, e a parceria em crescimento da Professora Anna Lemos com o professor Leonardo Tônus na Universidade de Sorbonne, já tendo submetido projetos à FAPERJ em editais específicos para parceria e mobilidade com instituições Francesas (Edital de Mobilidade Internacional FAPERJ-França). O edital apresenta poucas vagas e ainda não fomos contemplados. Nova proposta será submetida em 2025.

 

Principais Parcerias:

 

As parcerias com Grupos de Pesquisas e as parcerias com Programas de Pós-Graduação geraram projetos de pesquisas que resultaram em publicações de artigos, livros e capítulos de livros e organização de eventos. As principais parcerias de intercâmbios nacionais vinculadas aos docentes do PPHCA são:

 

Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura

 

Em 2024, o PPGHCA celebrou uma parceria com o Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, que teve como um dos primeiros frutos o Seminário Internacional IMAGEMNO-PNCC: “Políticas Culturais, memória e estudos da cena: perspectivas contemporâneas”. O evento selou parceria com a UNIGRANRIO AFYA no sentido de desenvolver pesquisas relacionadas ao território da Baixada Fluminense. A abertura do evento contou com a presença e fala de abertura da Secretária Nacional dos Comitês de Cultura, Roberta Martins.

 

Associação Nacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (ANINTER-SH)

Participação em Coordenação de Grupos de Trabalhos pelos docentes do PPGHCA na Associação Nacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (ANINTER-SH). Evento Internacional VII CONINTER (Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades). Docentes foram coordenadoras de GTs nos últimos 4 anos.

 

Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem – UENF

A parceria tem rendido ampla participação dos docentes e discentes dos 2 programas em eventos organizados pelo outro. Além disso, diversas vezes os professores Márcio Vilaça e Lilia Gonçalves foram convidados para palestras de abertura de eventos, mesas, organização de GTs. Evidências no Anexo 10.

 

Instituto Histórico de Duque de Caxias – Instituição municipal de forte inserção local na Baixada Fluminense.

A parceria do PPGHCA com o Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias (IHCMDC), que é coordenado pela professora Dra. Tania Amaro, egressa do PPGHCA e que também exerce o papel de pesquisadora responsável pela parceria, tem possibilitado a realização de eventos diversos e acesso ao acervo para pesquisas de alunos e professores. Trata-se de uma das mais antigas parcerias do PPG, que foi sendo consolidada ao longo dos anos.

O Instituto reúne importante acervo sobre a Baixada Fluminense e realiza a publicação da Revista “Pilares da História”, dedicada a divulgar estudos sobre a região. A parceria com o Instituto já gerou a publicação de vários artigos científicos e proporcionou a organização de eventos e exposições de caráter regional e nacional, como os que fizeram parte do calendário nacional do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

 

Comissão da Diversidade da Escola Lina Márcia Gonçalves Panaro, Duque de Caxias

Baixada em Cena: Oficina de Autorretrato, organizada pelo LABCEMA na Unigranrio para os alunos, em outubro de 2024. Participação da docente no II Explana Arte, organizado na escola, em novembro de 2024.

 

ANPUH-Rio - Associação Nacional de História

 

Em 2024 fizemos parte da equipe que coordenou o 21º Encontro de História da ANPUH-Rio ( 21º Encontro de História da Anpuh-Rio), ocorrido entre os dias 08 e 12 de julho. O evento contou com a parceria das seguintes instituições: ANPUH-RIO; UNIGRANRIO (PPGHCA) e a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ).
Este evento, de ampla repercussão, colocou a Baixada Fluminense em destaque ao ser realizado, prioritariamente, nas instalações da UNIGRANRIO, situada em Duque de Caxias. Estiveram no congresso, apresentando trabalhos e coordenando Simpósios Temáticos, tanto docentes quanto discentes de nosso programa.
Destacamos a relevância do evento por reunir diversos profissionais da área de História e também da área Interdisciplinar. Ao todo foram 35 Simpósios Temáticos, 6 Mesas Redondas, 3 Minicursos, Fóruns, Palestras e Lançamento de Livros.

 

Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti

 

Formação de Professores e Orientadores Educacionais. Publicação do Livro: Memórias da orientação educacional ações, mediações e percursos em São João de Meriti – RJ / Aurea de Almeida Lobo; Leon Ursus Camilo; Márcia Vales Ferreira; Marlies da Costa Bengio; Patrícia Leal Corrêa; Haydéa Maria Marino de Sant’Anna Reis; Patrícia Rodrigues Rocha; Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti [Organizadores]. – Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2024.

 

Museu Ciência e Vida (MCV) – Instituição estadual de forte inserção local na Baixada Fluminense.

Pelas suas características de grande visibilidade e influência não só em Duque de Caxias, como na Baixada Fluminense e no Estado do Rio de Janeiro, a parceria com o Museu Ciência e Vida vem permitindo, entre outras atividades, a realização de seminários, conferências e workshops iniciados a partir de 2013

 

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CIFEFIL) – Grupo de estudos de visibilidade nacional, organizadora de eventos nacionais que resultaram elevada produção de artigos e ampla visibilidade dos trabalhos.

A Associação de pesquisadores em linguística e filologia é um dos mais ativos e produtivos grupos de estudos linguísticos brasileiros, com organização de eventos nacionais anualmente, organização de diferentes periódicos, com portal de ampla visibilidade na internet (www.filologia.org.br), refletindo-se em citações de trabalhos de docentes e discentes por pesquisadores dos mais diferentes estados do Brasil. A UNIGRANRIO se destaca na programação de eventos do CIFEFIL, com intensa participação dos docentes e discentes do PPGHCA.

PPG em Diversidade e Inclusão (UFF) e Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias da Faculdade de Educação na Baixada Fluminense da Universidade do Estado, do Rio de Janeiro – FEBF/UERJ

Parceria da Professor Haydéa Reis com pesquisadores do PPG em Diversidade e Inclusão (UFF) e Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias da Faculdade de Educação na Baixada Fluminense da Universidade do Estado, do Rio de Janeiro – FEBF/UERJ (UERJ)

 

ANPOLL - GT TEATRO E DRAMATURGIA ANPOLL:

A parceria da Professor Anna Lemos tem se realizado por meio de eventos e tem rendido capítulos de livros. No Quadriênio, foram capítulos em 2 livros. Desta parceria, também nasce a oportunidade de estágio de pós-doutoramento da professora Anna Lemos.