INTERNACIONALIZAÇÃO: PPGHCA E INTERNACIONALIZAÇÃO

No PPGHCA, percebe-se que a internacionalização coopera para a melhoria da qualidade de vida e exige a abertura constante ao diálogo transnacional e ao estabelecimento de parcerias que possam fomentar soluções às complexas questões do nosso tempo. Isso demanda a formação de recursos humanos em alto nível e a produção de saberes e ações que tenham como objetivo a melhoria constante da qualidade de vida de professores, alunos, egressos e da comunidade do entorno do PPGHCA.
No quadriênio, o PPGHCA, conforme será detalhado abaixo, realizou atividades com professores de diferentes universidades estrangeiras e departamentos, dentre eles: Universidade de Estrasburgo, Universidade da Califórnia, Universidade de San Diego, Universidade de Harvard, Universidade de Michigan, Universidade da Louisiana e Sorbonne, além do Musée d'Histoire Naturelle de Neuchâtel.
Também se ampliou, no quadriênio, o número de trabalhos publicados em língua inglesa em periódicos internacionais, alguns destes destacados pelos docentes. Sobre esse ponto, deve-se lembrar que muitas pesquisas do PPGHCA tratam de questões educacionais, culturais e sociais da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o que representa um desafio para submissões a periódicos internacionais, que tendem a privilegiar temáticas de contextos mais amplos e de interesse global.

ACADEMIA DE IDIOMAS DA AFYA

Para estimular publicações internacionais e a participação em eventos internacionais, o PPGHCA tem incentivado que alunos e professores aproveitem a Academia de Idiomas da Afya. Os alunos e professores podem ter acesso gratuito e ilimitado à Academia de Idiomas da Afya. O curso de e-learning é baseado em estudos pela plataforma online, permitindo que os alunos aprendam idiomas de forma independente, onde e quando quiserem. Cada usuário tem acesso a: 25 cursos de línguas, incluindo inglês, francês, espanhol, italiano, português, alemão, holandês, entre outros; todos os níveis disponíveis (A1 a C1); e mais de 3.000 atividades por idioma. Interface em português e suporte para 30 línguas. Acesso em todos os dispositivos, responsivo para celulares, com aplicativo disponível.

NÚCLEO DE INTERNACIONALIZAÇÃO – NINT

A PROPEP (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa) é a área responsável por coordenar a política de internacionalização da Unigranrio, gerenciar os processos da área e promover o intercâmbio da Unigranrio com instituições de ensino superior de diversos países. Para tanto, conta com o Núcleo de Internacionalização – NINT. O Núcleo tem como objetivo criar condições para que estudantes e professores possam trocar conhecimentos e experiências acadêmicas com discentes e docentes de IES de excelente desempenho acadêmico em outras partes do mundo. O NINT atua nos processos de internacionalização da Unigranrio, que tiveram início com a adesão ao Programa Ciências Sem Fronteiras e passaram por reformulações para seu aperfeiçoamento e ampliação de alcance.
Da mesma forma, alunos estrangeiros são beneficiários desses acordos internacionais e são acolhidos pela Unigranrio, tendo acesso a todas as atividades acadêmicas. Atualmente, a Unigranrio possui convênios formais com instituições sediadas na Alemanha, Austrália, Canadá, China, EUA, Escócia, Espanha, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Itália e Portugal.

ACORDOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

O NINT é responsável pela redação e registro de novos acordos de cooperação internacional, pelo gerenciamento dos acordos existentes e pela inclusão de termos aditivos aos contratos. A instituição possui onze acordos com as seguintes universidades: Norwegian National Advisory Unit for Ageing and Health (Noruega), Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal), Instituto Superior Técnico de Lisboa (Portugal), Universidade da Beira Interior (Portugal), Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade do Algarve (Portugal), Universidade do Porto (Portugal) e Universidade Politécnica de Madrid (Espanha).