Corpo Docente

  • Claudia Maria Pereira (Colaboradora)
    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ). É cirurgiã-dentista com especialização em Estomatologia (ABO-MG). Mestrado em Ciências (área de Oncologia) pela Fundação Antônio Prudente São Paulo (SP) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com linha de pesquisa voltada para as Bases Moleculares das Doenças Bucais. Realizou seu pós-doutorado no Laboratório de Morfogênese Celular (ICB-UFRJ) sob a orientação do prof. Vivaldo Moura Neto, onde desenvolveu pesquisas no campo da Epigenética, com análises do perfil de metilação do DNA e da expressão de microRNAs em câncer de boca e glioblastoma. Tem experiência na área de Odontologia (com ênfase em Estomatologia) e em Biologia Molecular (com ênfase em Genética do Câncer). Atualmente, exerce o cargo de professora adjunta doutora da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), faz parte dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biomedicina Translacional (Biotrans) e Odontologia Clínica e Experimental (Odontoclinex) da Unigranrio. Tem como linha de pesquisa os estudos de expressão gênica em Biomedicina Translacional, com ênfase em Epigenética (metilação do DNA e microRNAs teciduais e circulantes) em doenças, como câncer oral, doença periodontal e peri-implantar, glioblastomas e obesidade.
    Lattes:http://lattes.cnpq.br/1587918459847514
    E-mail: claudemarie_br@unigranrio.edu.br
  • Emmanuel João Nogueira Leal da Silva
    Cirurgião-dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FO-UERJ – em 2007). Especialista em Endodontia (UERJ – 2008). Mestre em Clínica Odontológica, área de concentração em Endodontia, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP – 2011). Doutor em Clínica Odontológica, área de concentração em Endodontia, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP) com estágio de pesquisa na University of Minnesota, MN, EUA, em 2013. Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente, é professor adjunto dos programas de graduação e pós-graduação da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Bolsista de Produtividade do CNPq. Assessor ad hoc FAPERJ e FUNADESP.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1572297036325408
    E-mail: nogueiraemmanuel@unigranrio.edu.br

  • Fabiano Luiz Heggendorn
    Possui graduação em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Campos (2002), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é programa de capacitação instit. mcti(pci-db) do Instituto Nacional de Tecnologia e colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biocorrosão, brs, citotoxicologia, corrosão e desulfovibrio. Colaborador do laboratório LABIOFAR da Faculdade de farmacia da UFRJ.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0941800906358933
    E-mail:
    fabiano.heggendorn@unigranrio.edu.br

  • Flavio Rodrigues Ferreira Alves (Coordenador do Programa)
    Doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestre em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio de Sá (2004), especialista em Endodontia pela Universidade Estácio de Sá (2001), graduado em Odontologia pela Universidade Estácio de Sá (1999). Pesquisador do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (2012 – atual). Professor do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade do Grande Rio (mestrado e doutorado). Professor titular da Universidade Iguaçu. Membro do Comitê Internacional Preferred Reporting Items for Laboratory Studies in Endodontology (PRILE), PRIDE (Grã-Bretanha). Foi coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Odontologia da Universidade Estácio de Sá, níveis de mestrado e doutorado (Endodontia), e responsável pelo laboratório de Microbiologia do mesmo Programa (por 10 anos). Coordenou 12 turmas de especialização em Endodontia na Universidade Estácio de Sá, 4 turmas na Associação Brasileira de Odontologia de Niterói. É o atual coordenador do curso de especialização em Endodontia da Orthodontic Internacional. Editor associado de periódicos internacionais: European Endodontic Journal e Journal of Clinical and Experimental Dentistry. Revisor ad hoc de inúmeros periódicos nacionais e internacionais. Possui mais de 90 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, incluindo PLoS One, Journal of Endodontics e International Endodontic Journal. Apresenta fator H = 18 (ISI) e H = 23 (SCOPUS) e H = 25 (Google Scholar).
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9843478434929592
    E-mail:
    flavio.alves@unigranrio.edu.br
  • Isabela das Neves Rocas Siqueira
    Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Especialização em Endodontia pela Universidade Gama Filho (1996). Mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). É professora titular de Endodontia da Universidade Iguaçu (UNIG) e professora adjunta do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Foi professora titular de Endodontia dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado da Universidade Estácio de Sá, e coordenou o Laboratório de Microbiologia Molecular vinculado ao Programa de Mestrado/Doutorado da mesma Instituição por 15 anos. Foi coordenadora institucional PIBIC/CNPq da Estácio por 5 anos. Possui mais de 170 artigos científicos publicados em periódicos internacionais, incluindo os principais das áreas de Microbiologia e Odontologia, como Clinical Microbiology Reviews, Journal of Clinical Microbiology, PLoS One, Journal of Dental Research e Journal of Endodontics. Contribuiu com capítulos para os principais livros internacionais de Endodontia, incluindo "Cohen´s Pathways of the Pulp" (duas edições), "Ïngle's Endodontics", "Orstavik's Essential Endodontology", "Torabinejad & Walton´s Endodontics: Principles and Practice" e "Siqueira´s Treatment of Endodontic Infections". Tem atuado como revisora ad hoc de vários periódicos internacionais. Quanto a citações bibliográficas, apresenta fator H=47 (SCOPUS), H=42 (ISI) e H=67 (Google Acadêmico). Seu número de citações é >6.800 (SCOPUS) e >13.900 (Google Acadêmico). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia e Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: infecção pulpar, tratamento endodôntico, microbiologia molecular, diagnóstico microbiológico, instrumentação e obturação de canais.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6350828582662027
    E-mail: isabela.siqueira@unigranrio.edu.br

  • Jose Freitas Siqueira Junior
    Graduado em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1989). Especialista em Endodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Doutor em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente, é professor titular de Endodontia e coordenador do Grupo de Pesquisa Odontológica da Universidade Iguaçu (UNIG). Professor adjunto do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Foi professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Odontologia, níveis de mestrado e doutorado (Endodontia), da Universidade Estácio de Sá, do qual foi o idealizador, autor e coordenador do projeto de implantação. Foi coordenador de área da Saúde/Odontologia da FAPERJ (2015 a 2018). É membro do corpo editorial e revisor ad hoc de inúmeros periódicos internacionais, tendo atuado como Associate Editor do Journal of Endodontics (2006-2009). É autor de 9 livros, dentre eles "Treatment of Endodontic Infections" (2011) e "Endodontology: an integrated biological and clinical view" (2013), ambos publicados originalmente em inglês pela Quintessence Publishing. Publicou mais de 360 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, incluindo os principais das áreas de Microbiologia e Odontologia, como Clinical Microbiology Reviews, Journal of Clinical Microbiology, PLoS One, Journal of Dental Research e Journal of Endodontics. Quanto a citações bibliográficas, apresenta fator H=62 (SCOPUS), H=54 (ISI) e H=91 (Google Acadêmico). Seu número de citações é >11.700 (SCOPUS) e >25.200 (Google Acadêmico). Escreveu capítulos para os principais livros internacionais de Endodontia, incluindo "Cohen´s Pathways of the Pulp" (três edições), "Ingle´s Endodontics" (duas edições), "Torabinejad & Walton´s Endodontics: Principles and Practice" (duas edições), "Orstavik's Essential Endodontology" (duas edições) e "Seltzer & Bender´s Dental Pulp", dentre outros. Como homenagens de destaque, recebeu o 2014 Louis I. Grossman Award da American Association of Endodontists (AAE), principal honraria internacional para um pesquisador na área de Endodontia; e o 2012 Louis I. Grossman Award da Societé Française d´Endodontie (SFE), principal homenagem europeia a um pesquisador da área. Desde 2008, é um dos poucos professores fora dos Estados Unidos a constar na Recommended Speakers List da American Association of Endodontists, cujos nomes são endossados pela Associação para cursos de educação continuada, valendo créditos naquele país. Tem ministrado inúmeros cursos no Brasil, Estados Unidos, na Europa e América Latina. É pesquisador 1A do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3006383510997981
    E-mail: jose.siqueira@unigranrio.edu.br

  • Rodrigo dos Santos Pereira
    Possui graduação em odontologia pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu/Faculdade São José. Realizou Mestrado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) com bolsa FAPESP. Doutorado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) com bolsa CAPES. Pós Doutor em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) com bolsa CAPES. Fellowship em cirurgia crânio-maxilo-facial com bolsa pela fundação AO no Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf em Hamburgo - Alemanha em 2015 sob supervisão do Prof Dr. Dr. Max Heiland. É membro da Fundação AO e membro aspirante do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial.  Professor doutor do programa de Pós-graduação em Odontologia - PPGO (stricto sensu - Área de Implantodontia) da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO e Staff do serviço de Bucomaxilofacial do Hospital Geral de Nova Iguaçu - RJ 
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1640808089776231
    E-mail:
    rodrigo.pereira@unigranrio.edu.br

  • Sabrina de Castro Brasil
    Doutora em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio da Sá (2017). Mestre em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio de Sá (2013). Especialista em Endodontia pela Universidade Estácio de Sá (2011). Graduada em Odontologia pela Unigranrio (1999). Professora do curso de Odontologia, níveis graduação e pós-graduação stricto sensu, da Unigranrio. Professora do Programa Interinstitucional (Unigranrio, INMETRO e UEZO) de Biomedicina Translacional (BIOTRANS). Possui experiência em Endodontia Clínica, Microscopia e Pesquisa em Modelo Animal.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8141857466043568
    E-mail: sabrina.brasil@unigranrio.edu.br

  • Victor Talarico Leal Vieira
    Graduado em Odontologia, especialista e mestre em Endodontia pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Doutor em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Professor do curso de graduação em Odontologia e do PPGO (mestrado e doutorado) da Unigranrio. Professor do Programa de Pós-graduação em Biomedicina Translacional (BIOTRANS) (Unigranrio/UEZO/INMETRO). Atua em linhas de pesquisa de Biomateriais, principalmente ligas de Níquel-Titânio. Participação no livro Endodontia Biologia e Técnica como coautor dos capítulos que tratam dos instrumentos endodônticos e seus mecanismos de fratura. Possui mais de 50 artigos publicados sobre o assunto.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6139832168900273
    E-mail: victor.vieira@unigranrio.edu.br
  • José Claudio Provenzano
    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Mestrado em Odontologia (Endodontia) no ano de 2008 e Doutorado em Bioquímica pela UFRJ (2013). Atualmente é professor adjunto da Pós-Graduação em Odontologia da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Atua na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia, principalmente nos seguintes temas: dor pós-operatória, controle da infecção endodôntica, patogênese das lesões perirradiculares, medicação intracanal, resposta imunológica, polimorfismo genético, proteoma das infecções endodônticas, estratégias antimicrobianas no controle da infecção endodôntica, instrumentos endodônticos,anatomia interna, microtomografia computadorizada. Possui mais de 40 artigos publicados e com fator H = 17 (Scopus). Atualmente é revisor de mais de 10 revistas científicas internacionais e tem mais de 15 orientações concluídas de alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Foi o responsável pelo Laboratório de Microtomografia Computadorizada do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estácio de Sá de 2014 - 2022. Atua como Professor da Universidade Iguaçu e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Campus I - Nova Iguaçu. Contemplado como pesquisador bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ nos anos de 2015 / 2018 e 2022.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0971271423141741
    E-mail: jose.provenzano@unigranrio.edu.br
  • Cristine da Silva Furtado Amaral
    Professora do Programa de Pós Graduação em Odontologia da UNIGRANRIO. Professora do curso de Graduação em Odontologia da Universidade Veiga de Almeida, com área de atuação: Periodontia e Clínicas Integradas. Atuação também no curso de Graduação de Biomedicina e Enfermagem na UVA, área de atuação: Trabalho de Conclusão de Curso I e II e Produção de Pesquisa de Intervenção. Participa de projetos na área de medicina periodontal, tratamento periodontal, obesidade e epidemiologia. Doutora em Odontologia, Área de Concentração Periodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Mestrado em Odontologia, Área de Concentração Periodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro, Especialização em Periodontia pela Universidade Gama Filho (1999) e Graduação pela Universidade Gama Filho (1997). Habilitação em Laserterapia pela Universidade de São Paulo (2015)
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6139832168900273
    E-mail: cristine.amaral@unigranrio.edu.br

  • Carolina Kaminski Sanz
    Possui doutorado em engenharia de materiais, com ênfase em biomateriais, pela COPPE-UFRJ (2022). Pesquisadora visitante (Sanduíche) na Universidade de Michigan (Estados Unidos), bolsista CAPES - PrInt (2019-2020), sob orientação de Marco C. Bottino. Mestrado pela COPPE-UFRJ, em engenharia de materiais, no Laboratório de Filmes Finos de Proteção do Departamento de Engenharia de Materiais da UFRJ. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2014). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) e fez iniciação científica no Departamento de Próteses e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia da UFRJ durante 2 anos. Atualmente ocupa o cargo de professora no Stricto Sensu do programa de pós graduação da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Sua linha de pesquisa é odontologia e biomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: biomateriais, caracterização de materiais, microscopia eletrônica, criomicroscopia, medicina regenerativa, regeneração óssea, nanomateriais, scaffolds, sistemas de liberação de medicamentos, estudos de cultura celular , microbiologia oral e estudos in vitro e in vivo.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/4363695382389634
    E-mail: carolina.sanz@unigranrio.edu.br