Corpo Docente

  • Claudia Maria Pereira
    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ). É cirurgiã-dentista com especialização em Estomatologia (ABO-MG). Mestrado em Ciências (área de Oncologia) pela Fundação Antônio Prudente São Paulo (SP) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com linha de pesquisa voltada para as Bases Moleculares das Doenças Bucais. Realizou seu pós-doutorado no Laboratório de Morfogênese Celular (ICB-UFRJ) sob a orientação do prof. Vivaldo Moura Neto, onde desenvolveu pesquisas no campo da Epigenética, com análises do perfil de metilação do DNA e da expressão de microRNAs em câncer de boca e glioblastoma. Tem experiência na área de Odontologia (com ênfase em Estomatologia) e em Biologia Molecular (com ênfase em Genética do Câncer). Atualmente, exerce o cargo de professora adjunta doutora da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), faz parte dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biomedicina Translacional (Biotrans) e Odontologia Clínica e Experimental (Odontoclinex) da Unigranrio. Tem como linha de pesquisa os estudos de expressão gênica em Biomedicina Translacional, com ênfase em Epigenética (metilação do DNA e microRNAs teciduais e circulantes) em doenças, como câncer oral, doença periodontal e peri-implantar, glioblastomas e obesidade.
    Lattes:http://lattes.cnpq.br/1587918459847514
    E-mail: claudemarie_br@unigranrio.edu.br
  • Emmanuel João Nogueira Leal da Silva
    Cirurgião-dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FO-UERJ – em 2007). Especialista em Endodontia (UERJ – 2008). Mestre em Clínica Odontológica, área de concentração em Endodontia, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP – 2011). Doutor em Clínica Odontológica, área de concentração em Endodontia, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP) com estágio de pesquisa na University of Minnesota, MN, EUA, em 2013. Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente, é professor adjunto dos programas de graduação e pós-graduação da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Bolsista de Produtividade do CNPq. Assessor ad hoc FAPERJ e FUNADESP.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1572297036325408
    E-mail: nogueiraemmanuel@unigranrio.edu.br

  • Fabiano Luiz Heggendorn
    Possui graduação em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Campos (2002), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é programa de capacitação instit. mcti(pci-db) do Instituto Nacional de Tecnologia e colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biocorrosão, brs, citotoxicologia, corrosão e desulfovibrio. Colaborador do laboratório LABIOFAR da Faculdade de farmacia da UFRJ.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0941800906358933
    E-mail:
    fabiano.heggendorn@unigranrio.edu.br

  • Flavio Rodrigues Ferreira Alves (Coordenador do Programa)
    Doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestre em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio de Sá (2004), especialista em Endodontia pela Universidade Estácio de Sá (2001), graduado em Odontologia pela Universidade Estácio de Sá (1999). Pesquisador do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (2012 – atual). Professor do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade do Grande Rio (mestrado e doutorado). Professor titular da Universidade Iguaçu. Membro do Comitê Internacional Preferred Reporting Items for Laboratory Studies in Endodontology (PRILE), PRIDE (Grã-Bretanha). Foi coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Odontologia da Universidade Estácio de Sá, níveis de mestrado e doutorado (Endodontia), e responsável pelo laboratório de Microbiologia do mesmo Programa (por 10 anos). Coordenou 12 turmas de especialização em Endodontia na Universidade Estácio de Sá, 4 turmas na Associação Brasileira de Odontologia de Niterói. É o atual coordenador do curso de especialização em Endodontia da Orthodontic Internacional. Editor associado de periódicos internacionais: European Endodontic Journal e Journal of Clinical and Experimental Dentistry. Revisor ad hoc de inúmeros periódicos nacionais e internacionais. Possui mais de 90 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, incluindo PLoS One, Journal of Endodontics e International Endodontic Journal. Apresenta fator H = 18 (ISI) e H = 23 (SCOPUS) e H = 25 (Google Scholar).
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9843478434929592
    E-mail:
    flavio.alves@unigranrio.edu.br

  • Henrique dos Santos Antunes
    Possui graduação em Odontologia pela Unigranrio (1999). Especialista em Endodontia pela Unigranrio (2002). Mestrado em Odontologia, área de concentração em Endodontia, pela Universidade de Taubaté (2006). Doutorado em Odontologia pela Universidade Estácio de Sá (2015). Atualmente, é professor adjunto doutor da Universidade do Grande Rio (Unigranrio) de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia stricto sensu. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentos e preparo químico-mecânico do sistema de canais radiculares; avulsão dentária; microcirurgia perirradicular e diagnóstico por imagem. Atualmente, é integrante dos grupos de pesquisa CNPQ: Biologia Endodôntica (UNESA), coordenado pelo professor Dr. José Freitas Siqueira Júnior; Endodontia Clínica e Experimental (Unigranrio), coordenado pelo professor Dr. Emmanuel João Nogueira Leal da Silva.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1891242788743576
    E-mail: antunesendo@unigranrio.edu.br

  • Isabela das Neves Rocas Siqueira
    Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Especialização em Endodontia pela Universidade Gama Filho (1996). Mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). É professora titular de Endodontia da Universidade Iguaçu (UNIG) e professora adjunta do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Foi professora titular de Endodontia dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado da Universidade Estácio de Sá, e coordenou o Laboratório de Microbiologia Molecular vinculado ao Programa de Mestrado/Doutorado da mesma Instituição por 15 anos. Foi coordenadora institucional PIBIC/CNPq da Estácio por 5 anos. Possui mais de 170 artigos científicos publicados em periódicos internacionais, incluindo os principais das áreas de Microbiologia e Odontologia, como Clinical Microbiology Reviews, Journal of Clinical Microbiology, PLoS One, Journal of Dental Research e Journal of Endodontics. Contribuiu com capítulos para os principais livros internacionais de Endodontia, incluindo "Cohen´s Pathways of the Pulp" (duas edições), "Ïngle's Endodontics", "Orstavik's Essential Endodontology", "Torabinejad & Walton´s Endodontics: Principles and Practice" e "Siqueira´s Treatment of Endodontic Infections". Tem atuado como revisora ad hoc de vários periódicos internacionais. Quanto a citações bibliográficas, apresenta fator H=47 (SCOPUS), H=42 (ISI) e H=67 (Google Acadêmico). Seu número de citações é >6.800 (SCOPUS) e >13.900 (Google Acadêmico). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia e Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: infecção pulpar, tratamento endodôntico, microbiologia molecular, diagnóstico microbiológico, instrumentação e obturação de canais.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6350828582662027
    E-mail: isabela.siqueira@unigranrio.edu.br

  • Jose Freitas Siqueira Junior
    Graduado em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1989). Especialista em Endodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Doutor em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente, é professor titular de Endodontia e coordenador do Grupo de Pesquisa Odontológica da Universidade Iguaçu (UNIG). Professor adjunto do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Foi professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Odontologia, níveis de mestrado e doutorado (Endodontia), da Universidade Estácio de Sá, do qual foi o idealizador, autor e coordenador do projeto de implantação. Foi coordenador de área da Saúde/Odontologia da FAPERJ (2015 a 2018). É membro do corpo editorial e revisor ad hoc de inúmeros periódicos internacionais, tendo atuado como Associate Editor do Journal of Endodontics (2006-2009). É autor de 9 livros, dentre eles "Treatment of Endodontic Infections" (2011) e "Endodontology: an integrated biological and clinical view" (2013), ambos publicados originalmente em inglês pela Quintessence Publishing. Publicou mais de 360 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, incluindo os principais das áreas de Microbiologia e Odontologia, como Clinical Microbiology Reviews, Journal of Clinical Microbiology, PLoS One, Journal of Dental Research e Journal of Endodontics. Quanto a citações bibliográficas, apresenta fator H=62 (SCOPUS), H=54 (ISI) e H=91 (Google Acadêmico). Seu número de citações é >11.700 (SCOPUS) e >25.200 (Google Acadêmico). Escreveu capítulos para os principais livros internacionais de Endodontia, incluindo "Cohen´s Pathways of the Pulp" (três edições), "Ingle´s Endodontics" (duas edições), "Torabinejad & Walton´s Endodontics: Principles and Practice" (duas edições), "Orstavik's Essential Endodontology" (duas edições) e "Seltzer & Bender´s Dental Pulp", dentre outros. Como homenagens de destaque, recebeu o 2014 Louis I. Grossman Award da American Association of Endodontists (AAE), principal honraria internacional para um pesquisador na área de Endodontia; e o 2012 Louis I. Grossman Award da Societé Française d´Endodontie (SFE), principal homenagem europeia a um pesquisador da área. Desde 2008, é um dos poucos professores fora dos Estados Unidos a constar na Recommended Speakers List da American Association of Endodontists, cujos nomes são endossados pela Associação para cursos de educação continuada, valendo créditos naquele país. Tem ministrado inúmeros cursos no Brasil, Estados Unidos, na Europa e América Latina. É pesquisador 1A do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3006383510997981
    E-mail: jose.siqueira@unigranrio.edu.br

  • Paulo André da Silva
    Pós-doutor pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (2013-2016). Doutor em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Fisiologia Geral e Fisiologia do Exercício, com ênfase em Fisiologia e Bioquímica Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Transportadores renais ativos primários de Na+, sinalização celular e bioquímica da contração muscular. Atualmente, exerce o cargo de professor adjunto doutor na Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e faz parte dos Programas de Pós-Graduação em Biomedicina Translacional (BIOTRANS). Tem como linha de pesquisa o estudo de transportadores ativos primários de sódio renal e sua modulação por peptídeos do Sistema Renina Angiotensina Aldosterona na hipertensão arterial associada à obesidade.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8556486997742435
    E-mail: paulo.silva@unigranrio.edu.br

  • Pedro Hernan Cabello Acero
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos de Lima-Peru (1967), mestrado (1972) e doutorado (1977) em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz – chefe do Laboratório de Genética Humana do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). É professor adjunto doutor da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Tem larga experiência em Estatística Aplicada às Ciências Biomédicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética de Populações Humanas, Epidemiologia Genética da Fibrose Cística, Genética de Doenças Crônicas Multifatoriais (Hypertension Arterial, Obesidade, Síndrome Metabólica, Parkinson, Alzheimer, Diabetes, Câncer de Próstata e Hipertrofia Benigna Prostática) e Genética de Doenças Neuromusculares Degenerativas (Distrofia Muscular de Duchenne, Atrofia Muscular Espinhal, Esclerose Lateral Amiotrófica).Lattes: http://lattes.cnpq.br/9756311182448074
    E-mail: pedro.acero@unigranrio.edu.br

  • Plinio Mendes Senna
    Professor adjunto da Escola de Ciências da Saúde da Unigranrio e da Faculdade de Odontologia da UERJ. Bolsista Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – 2005). Especialização em Prótese Dentária pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (2010). Mestrado em Clínica Odontológica, área de Prótese Dentária, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP – 2010). Doutorado em Clínica Odontológica, área de Prótese Dentária, pela FOP/UNICAMP (2013). Pós-doutorado na FOP/UNICAMP (2015) no desenvolvimento de superfícies bioativas para implantes dentários. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Materiais Odontológicos e Implantodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise biomecânica e desenvolvimento de biomateriais. Desenvolve projetos em parceria com pesquisadores da FOP/UNICAMP, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal Fluminense.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8974125477539432
    E-mail: plinio.senna@unigranrio.edu.br,

  • Rodrigo dos Santos Pereira
    Possui graduação em odontologia pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu/Faculdade São José. Realizou Mestrado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) com bolsa FAPESP. Doutorado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) com bolsa CAPES. Pós Doutor em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) com bolsa CAPES. Fellowship em cirurgia crânio-maxilo-facial com bolsa pela fundação AO no Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf em Hamburgo - Alemanha em 2015 sob supervisão do Prof Dr. Dr. Max Heiland. É membro da Fundação AO e membro aspirante do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial. Atualmente é professor doutor do Centro Universitário Serra dos Órgão - UNIFESO da disciplina de Cirurgia Oral e da especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Professor doutor do programa de Pós-graduação em Odontologia - PPGO (stricto sensu - Área de Implantodontia) da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO; Staff do serviço de Bucomaxilofacial do Hospital Geral de Nova Iguaçu - RJ e Hospital Constantino Ottaviano - HCTCO.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1640808089776231
    E-mail:
    rodrigo.pereira@unigranrio.edu.br

  • Sabrina de Castro Brasil
    Doutora em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio da Sá (2017). Mestre em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio de Sá (2013). Especialista em Endodontia pela Universidade Estácio de Sá (2011). Graduada em Odontologia pela Unigranrio (1999). Professora do curso de Odontologia, níveis graduação e pós-graduação stricto sensu, da Unigranrio. Professora do Programa Interinstitucional (Unigranrio, INMETRO e UEZO) de Biomedicina Translacional (BIOTRANS). Possui experiência em Endodontia Clínica, Microscopia e Pesquisa em Modelo Animal.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8141857466043568
    E-mail: sabrina.brasil@unigranrio.edu.br

  • Sara Gemini Piperni
    Graduada em Biotecnologia Farmacêutica pela Universidade de L'Áquila (2009), mestre em Biotecnologia Celular e Molecular pela mesma instituição (2011). Bolsa de estudo NIAF de 4 meses nos EUA no Sierra Nevada College. Doutorado sanduíche Marie Curie Fellow dentro do Projeto INTERBONE, onde visitou durante dois meses a Unigranrio (Duque de Caxias-RJ) e durante 3 meses a ANA University (Chennai-Índia). Doutora em Biotecnologia pela Universidade de L'Áquila (2015). Foi bolsista técnica CNPq MDT-F-F no INMETRO/RJ (dezembro de 2014 a novembro de 2015) – projeto "Nanoestrutura de biomateriais e minerais biogênicos: fundamentos e aplicações"; e, sucessivamente, bolsista CNPq DT1-1A-1A no INMETRO/RJ – projeto NANOREG (novembro de 2015 a outubro de 2016) dentro do edital/chamada "Crédito aos Laboratórios Brasileiros envolvidos dentro em pacotes de trabalho do projeto NANOREG". Bolsista FAPERJ, pós-doutorado nota 10 no CBPF com projeto titulado "Estudo translacional de nanomateriais para saúde: avaliação do tráfico intracelular, biodistribuição e citotoxicidade" (setembro de 2016 a janeiro de 2019). Professora visitante na Unigranrio (Duque de Caxias-RJ – até julho de 2019). Atualmente, é professora da Unigranrio.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1075655732012398
    E-mail: sara.piperni@unigranrio.edu.br

  • Victor Talarico Leal Vieira
    Graduado em Odontologia, especialista e mestre em Endodontia pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Doutor em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Professor do curso de graduação em Odontologia e do PPGO (mestrado e doutorado) da Unigranrio. Professor do Programa de Pós-graduação em Biomedicina Translacional (BIOTRANS) (Unigranrio/UEZO/INMETRO). Atua em linhas de pesquisa de Biomateriais, principalmente ligas de Níquel-Titânio. Participação no livro Endodontia Biologia e Técnica como coautor dos capítulos que tratam dos instrumentos endodônticos e seus mecanismos de fratura. Possui mais de 50 artigos publicados sobre o assunto.Lattes: http://lattes.cnpq.br/6139832168900273
    E-mail: victortalarico@unigranrio.edu.br