Projetos

 


HISTOPATOLOGIA DO COMPLEXO-DENTINA POLPA E DOS TECIDOS PERIAPICAIS

  • Início: 01/2012
  • Responsável: Sabrina de Castro Brasil
  • Linha de pesquisa: Endodontia Experimental
  • Área de concentração: Endodontia

Este projeto apresenta o escopo de avaliar eventos celulares e moleculares relacionados com a histofisiopatologia do complexo dentina polpa e tecidos periapicais, incluindo o potencial conservador de técnicas para a remoção de lesões de cárie em dentina.

BIOLOGIA PULPAR E PERIAPICAL: ASPECTOS CELULARES E MOLECULARES

  • Início: 03/2018
  • Responsável: Isabela das Neves Rocas Siqueira
  • Linha de pesquisa: Estudos Avançados em Clínica Odontológica
  • Área de concentração: Clínica Odontológica

No presente projeto serão avaliadas as pulpopatias e as periapicopatias, especificamente as sintomáticas. A sintomatologia aguda espontânea, presente na maioria dos casos dessas lesões, necessita de um procedimento invasivo como forma de tratamento. Por outro lado, as lesões de natureza crônica (periodontites apicais assintomáticas, subdivididas histologicamente em granulomas e cistos perirradiculares) são influenciadas diretamente pela condição de necrose pulpar. Este projeto estudará, também, de acordo com a base da Odontologia conservadora, as condições pulpares que requeiram tratamento não invasivo, especialmente nos casos em que as estruturas dentais permitam uma restauração direta mais conservadora, em geral, aquelas ofertadas nos principais pontos de atendimento público. Este projeto empregará análises histológicas, subsequentes análises imuno-histoquímicas para proteínas relacionadas com a degradação da matriz extracelular e remodelamento ósseo, com vistas ao estabelecimento do precoce diagnóstico. 


BACTÉRIAS RESISTENTES AO PREPARO QUÍMICO-MECÂNICO: QUANTIFICAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO

  • Início: 10/2019
  • Responsável: José Freitas Siqueira Júnior
  • Linha de pesquisa: Aspectos Biológicos do Tratamento Odontológico
  • Área de concentração: Clínica Odontológica

Lesões perirradiculares estão entre as doenças crônicas mais comuns que afetam seres humanos. Evidências científicas claramente indicam uma etiologia infecciosa para estas doenças. A maioria dos estudos clínicos relacionados com a eficácia do preparo químico-mecânico, usando clorexidina ou NaOCl como irrigante, tem sido realizada por meio do método de cultura. Limitações dos métodos de cultura podem ocasionar receio em relação à eficácia dos procedimentos terapêuticos, bem como erros inerentes ao tipo de espécie persistente no canal. Isto se torna ainda mais claro quando se considera que cerca de 40-55% da microbiota associada a infecções primárias é composta por espécies não cultiváveis. Assim, métodos moleculares podem fornecer dados mais confiáveis neste aspecto. Baseado nestas premissas, o objetivo deste estudo será aplicar a técnica do checkerboard de captura reversa associada ao PCR para a análise da composição e quantificação bacteriana associada a casos de infecção endodôntica primária antes e após o preparo químico-mecânico utilizando-se NaOCl ou clorexidina como substância química auxiliar. Este projeto é mantido por recursos da taxa de Bancada Bolsa de Produtividade – CNPq.

Grupos de Pesquisa

(I) Pesquisa Endodontia Clínica e Experimental (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/225963)

Líder: Emmanuel João Nogueira Leal da Silva

O grupo se dedica à pesquisa laboratorial e clínica em Endodontia, fornecendo embasamento científico para a seleção de materiais e técnicas, além de aprimorar protocolos baseados em evidências. Também forma pesquisadores qualificados, incentivando a inovação e a produção científica. A colaboração com instituições nacionais e internacionais fortalece o intercâmbio de conhecimento e amplia o impacto dos achados, contribuindo para a evolução das diretrizes clínicas e da qualidade do atendimento odontológico.

Linhas de Pesquisa:

1. Propriedades biológicas de materiais utilizados em endodontia.

2. Propriedades mecânicas, físico e químicas de materiais utilizados em endodontia.

3.Técnicas aplicadas à endodontia.

 

(II) Estudos Translacionais em Clínica Odontológica (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/812358)

Líder: Flávio Rodrigues Ferreira Alves

O grupo foca na conexão entre pesquisa básica e aplicação clínica, buscando validar técnicas e protocolos terapêuticos a partir da correlação de dados de pesquisas pré-clínicas e clínicas. Essa abordagem visa oferecer soluções eficazes para o tratamento de diversas patologias orofaciais.

Linhas de Pesquisa:

1. Estudos Longitudinais e transversais em Mulheres e comunidade LGBTQIA+ com histórico de agressão orofacial.

2. Estudos longitudinais e transversais em traumatismo dentário.

3. Medicina endodôntica: correlação entre doenças sistêmicas com as patologias pulpares e perirradiculares.

4. Microbioma oral e sua correlação com doenças sistêmicas.

5. Protocolos de tratamento no trauma facial.

 

(III) Caracterização e Propriedades de Biomateriais (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/812289)

Líder: Victor Talarico Leal Vieira

O grupo visa estudar biomateriais de diversas classes, caracterizando-os e analisando suas propriedades químico-mecânicas e biológicas. A caracterização estrutural permite compreender o comportamento dos materiais sob condições de uso, sendo essencial para o desenvolvimento de suas aplicações na odontologia. O grupo busca soluções tecnológicas para problemas clínicos, adotando uma abordagem multidisciplinar que envolve profissionais de ciências básicas, saúde e engenharia.

Linhas de Pesquisa:

1. Caracterização físico-química e biológica dos biomateriais

2. Propriedades e análises de superfícies bioativas.

3. Preservação óssea alveolar.

4. Biomateriais implantáveis.

5. Nanomateriais em odontologia.