A infraestrutura construída para o funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Odontologia está instalada no campus I da Unigranrio, na Cidade de Duque de Caxias, local de realização do curso.
O Laboratório de Biomateriais apoia o Programa de Pós-Graduação em Odontologia em suas atividades de pesquisa e no desenvolvimento de seus trabalhos laboratoriais. Este laboratório possui infraestrutura obtida a partir de recursos de Editais do CNPq (Universal) e da FAPERJ (Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa do Rio de Janeiro, Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa e APQ1), bem como de recursos oriundos da própria Instituição. Um exemplo desse apoio institucional foi a contrapartida de 50% (cerca de R$ 250.00,00) para a compra do microtomógrafo. Atualmente, o laboratório possui equipamentos destinados à produção e caracterização mecânica e estrutural de diferentes materiais, e tem como público-alvo alunos de iniciação científica e de pós-graduação da Unigranrio e de outras instituições de pesquisa em nível nacional. As principais ferramentas deste laboratório são: microtomógrafo modelo SkyScan 1174, utilizado para a obtenção de imagens em aspecto tridimensional e em alta qualidade; termocicladora modelo OMC300T Odeme, utilizada para o envelhecimento de materiais; computadores de alta performance para o tratamento e a avaliação de imagens; máquina de ensaio universal, utilizada para avaliar o desempenho e comportamento mecânico a partir de um vasto número de ensaios; equipamentos para o preparo e a padronização de amostras, como máquinas de corte e politriz, lupas estereocópicas e microscópios ópticos para a aquisição de imagens.
O LabGen também foi construído, parcialmente, com recursos da FAPERJ. O espaço foi criado para a realização de técnicas de biologia molecular aplicadas à genética e à epigenética humanas e à microbiologia – técnicas de extração de DNA, PCR e eletroforese. Nele também são realizados preparos de amostras biológicas para o processamento imuno-histoquímico, molecular e bioquímico. Seus principais equipamentos são: autoclave, balanças, banho-maria e seco, cabine de PCR, cabine de segurança para a extração de DNA, centrífuga refrigerada, cubas de eletroforese verticais e horizontais, destilador, estufa microprocessada, fonte de eletroforese, fotodocumentador Wisedoc e transiluminador, freezer -86ºC, geladeira minicentrífuga Scan Speed, PCR em tempo Real, Termocliclador Amplitherm e com gradiente de concentração. Este laboratório tem como público-alvo alunos de iniciação científica e de pós-graduação da Unigranrio.
O LAMP foi projetado para dar suporte às técnicas de Biologia Celular e Molecular. O LAMP possui câmara de fluxo laminar, incubadora de CO2, banho-maria, microcentrífuga, cubas de eletroforese, balança analítica, Phmetro, vortex e agitador magnético, geladeira e freezer, micro-ondas, termociclador, espectrofotômetro e material para a realização de cultura celular e equipamentos para a realização de ensaios moleculares (PCR, Western-Blot, ELISA). Este laboratório tem como público-alvo alunos de iniciação científica e de pós-graduação da Unigranrio.
O Laboratório de Patologia Clínica engloba os setores de Bioquímica Clínica, Hematologia, Imuno-hematologia, Imunologia, Endocrinologia, Microbiologia, Bacteriologia, Micologia e Parasitologia. Principais equipamentos: Dimendion AR dosagens bioquímicas (90.000 testes/ mês), Cell-Dyn hematologia (21.000 testes/ mês), Immulite dosagens de hormônios, imunologia, alergia, marcadores de hepatite e tumorais (10.000 testes/mês), Coagutimer II TAP e PTT (4.000 testes/mês), densitômetro para hemoglobina glicosilada, hemoglobina, proteínas e lipoproteínas (5.000 testes/mês), fotômetro de chama, diluidor DA (6.000 testes/mês), leitor de ELISA microbomba MCV II, homogenizador (36 amostras), microscópio binocular, microcentrífuga, Elektra Laborline (36 tubos), banho-maria, termobloco, deionizador, estufas, Ceucotrion –P, geladeiras e freezer.
Doze conjuntos odontológicos completos com periféricos para o atendimento das especialidades odontológicas. Anexo ao espaço clínico, encontram-se a central de esterilização e o laboratório de apoio.
Apoio técnico: Sara Barreto Santana e Fábio Garcia Ferreira. A Clínica de Estomatologia e Diagnóstico Oral mantida pela Unigranrio é integrada à Escola de Ciências da Saúde, na qual atuam professores e alunos de graduação e pós-graduação, desenvolvendo atividades assistenciais e de pesquisa no âmbito da Odontologia e da Medicina. Desde a sua criação, a Clínica de Estomatologia e Diagnóstico Oral adota abordagem de investigação diagnóstica que não se restringe à cavidade oral, por entender que muitas doenças sistêmicas se manifestam na boca (inclusive na saliva). A Clínica de Estomatologia e Diagnóstico Oral é referência para cirurgiões-dentistas e médicos de toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que referem seus pacientes para a avaliação diagnóstica e o tratamento pelos especialistas da clínica. A Clínica realiza cirurgias ambulatoriais para todos os tipos de lesões, biópsias exploratórias e prescrições. As condições patológicas mais comumente diagnosticadas e tratadas são: crescimentos de tecidos moles (hiperplásicos e neoplásicos), lesões ósseas de origem odontogênica (cistos e tumores), lesões pré-malignas, carcinomas de células escamosas e doenças de glândulas salivares acessórias. A Clínica de Estomatologia e Diagnóstico Oral dispõe de serviço de radiologia digital e Laboratório de Histopatologia.
A Policlínica de Duque de Caxias (PDC-Saúde) oferece à população de Duque de Caxias e demais municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro consultas ambulatoriais nas seguintes áreas: Clínica Médica (adultos, idosos e adolescentes), Cardiologia, Endocrinologia e Metabolismo, Gastroenterologia, Genética Médica, Nefrologia, Reumatologia, Geriatria e Gerontologia, Puericultura e Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Urologia. Dispõe, também, de moderno centro integrado de medicina diagnóstica com laboratório automatizado de Patologia Clínica, Departamento de Imagiologia, tomografia computadorizada de alta resolução, mamografia de alta resolução, radiologia convencional digital, ultrassonografia, ecocardiografia uni e bidimensional com Doppler a cores, ultrassonografia vascular com duplex scan, eletrocardiografia e teste ergométrico (com avaliação da capacidade e aptidão cardiorrespiratória). Com a infraestrutura descrita e o corpo clínico multiprofissional, a PDC-Saúde tem as condições necessárias para atender às resoluções do Conselho Nacional de Saúde e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que normatizam os Ensaios Clínicos Fase 1.
A Unigranrio é a maior instituição de ensino da região da Baixada Fluminense, com estudantes oriundos de diferentes municípios do Grande Rio. Em decorrência dos papéis educacionais, científicos e sociais desempenhados pela Universidade na região, a Biblioteca Euclides da Cunha, localizada no Campus do Programa, é uma das maiores bibliotecas da Baixada Fluminense.
Atualmente, o acervo da Biblioteca corresponde ao número total de 57.719 títulos, sendo 138.417 exemplares. No laboratório existente na Biblioteca, encontram-se disponíveis ao público 28 (vinte e oito) computadores com acesso ao UP TO DATE. O espaço conta com os seguintes recursos humanos: 2 bibliotecários, 1 assistente, 5 auxiliares e dois jovens aprendizes.
Inaugurada em 1972, a Biblioteca funciona de segunda a sábado. Conta com um Núcleo de Coordenação de Bibliotecas (NCB), composto por 10 Bibliotecas, Unidade de Conservação e Restauração de Documentos (UCORE) e um Laboratório de Informática. Ocupa um espaço físico de 2.000 m2, distribuídos em recepção, salão de acervo, salões de leitura, salas de estudo em grupo, cabines de estudo individual e hall para exposições e eventos.
A Biblioteca conta com acesso à Base de Teses e Dissertações (BDTD), permitindo o compartilhamento de dados com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (banco de dados internacional). Finalmente, há acesso à base SCIELO (Scientific Electronic Library Online), que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A UNIGRANRIO tem acesso franqueado às bases Scopus e Science Direct através do Portal de Periódicos da CAPES, que cobrem publicações centrais das Ciências Biológicas e da Saúde.
O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais e nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES, além do uso intenso do sistema UP TO DATE, que é uma base de dados, amplamente utilizada por profissionais da área de saúde, que disponibiliza artigos de revisão, escritos por autoridades renomadas em cada tema e que facilitam a atualização rápida e eficaz destes profissionais.
Além do extenso acervo da Biblioteca, os usuários têm acesso Wi-Fi nos salões de leitura a diferentes bases de dados, como:
O Sistema de Bibliotecas fornece acessibilidade aos seus usuários com necessidades educacionais especiais a diferentes fontes de informação, através de recursos diferenciados, como o acesso por rampas, o atendimento aos portadores de n.ecessidades auditivas realizado por um intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.