GESTÃO AMBIENTAL

Formação: Tecnológo
Duração: 2 anos
Modalidade: EAD

INSCREVA-SE AGORA!


Curso de Gestão Ambiental – Unigranrio Afya

Sobre o curso

A Gestão Ambiental abrange diversas disciplinas e oferece formação generalista, preparando profissionais para atuar na Educação, Legislação Ambiental e em questões relacionadas aos ecossistemas e suas interações com atividades humanas, como Poluição Atmosférica, Hídrica e Saneamento. A graduação capacita profissionais para o Monitoramento de Impactos Ambientais, a Recuperação de Áreas Degradadas e a realização de perícias e auditorias ambientais. A demanda por esses profissionais está em crescimento, com oportunidades no setor público, consultoria para projetos sustentáveis e pesquisa em inovação sustentável. Os tecnólogos em Gestão Ambiental desempenham um papel fundamental na promoção da sustentabilidade, participando de debates legais, implementando programas e gerenciando processos industriais para minimizar o impacto ambiental na produção.

Competências

O tecnólogo em Gestão Ambiental é um profissional multidisciplinar que foca a sua atuação na preservação e recuperação do meio ambiente. O profissional é um dos principais atores na promoção da sustentabilidade.

É um profissional que debate leis, implementa programas e realiza perícia ambiental para proteger os ecossistemas. Também realiza o gerenciamento de processos industriais para minimizar o impacto ambiental da produção. 

Diferenciais da unidade

A Gestão Ambiental é uma área que engloba disciplinas Exatas, Biológicas e Humanas. Nesse conjunto, a formação generalista abre um extenso leque de possibilidades profissionais como na Educação e Legislação Ambiental.

Perfil do egresso

O Tecnólogo em gestão Ambiental entende a relação entre o ser social e o meio ambiente a partir de uma visão holística de maneira a compreender relações e interações entre as variáveis ambientais. Sua função principal é garantir o uso racional de recursos naturais, de modo a preservar e conservar a biodiversidade em conformidade com as premissas do desenvolvimento sustentável. Sua prática profissional pode ser desenvolvida tanto no espaço urbano como rural. Dessa forma, desenvolve, implementa e gerencia programas de reciclagem, educação ambiental e planos de saneamento; analisa o impacto das atividades humanas sobre o solo, a água e o ar; e orienta a utilização dos recursos por técnicas que diminuam os impactos ao meio ambiente.

Mercado de trabalho

O Tecnólogo em Gestão Ambiental atua, ainda, na elaboração e implantação de projetos ambientais; gerenciamento da implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas, implementação de ações de controle de emissão de poluentes, administração de resíduos e procedimentos de remediação, também pode prestar consultoria, assistência e assessoria.

Diferenciais do curso

Dentre os diferenciais do curso, destacam-se (i) O curso de gestão ambiental da UNIGRANRIO está vinculado ao CREA e, portanto, o aluno formado estará vinculado ao Conselho:

  • O curso prevê integração plena entre teoria e prática por meio da execução de projetos;
  • O curso proporciona ao aluno a construção de competências para o planejamento, organização, gestão, supervisão, avaliação e pesquisa e busca atender às demandas atuais;
  • O curso conta com time de professores 100% no mínimo mestres e com vasta experiência de mercado;
  • O curso é rápido, apenas dois anos e com forte absorção no mercado.

Principais eventos

  • Semana de Engenharia e Tecnologia;
  • Semana de Acolhimento Discente;
  • Hackathon;
  • Jornada Científica.

Parcerias

Temos parceria com prefeituras e empresas privadas.

Atividades práticas

No curso, na disciplina de química e nas disciplinas do eixo específico são utilizados os laboratórios virtuais e, dentre os utilizados destacamos:

  • Determinação de pH;
  • Determinação de Alcalinidade;
  • Determinação de Acidez; Coleta, Preparo e Análise Microbiológica da Água;
  • Coleta, Preparo e Análise Microbiológica do Solo; Coleta, Preparo de Análises Físico-químicas de Efluentes 1 (BQO e BDO);
  • Coleta, Preparo de Análises Físico-químicas de Efluentes 2 (Outros);
  • Indicação dos EPIs para Práticas Laborais; Verificação de Inconformidades em um Ambiente Industrial, dentre outros.

INSCREVA-SE AGORA!

COORDENADOR
  • Júlio Cesar Pereira de Oliveira
MENSALIDADE

Confira os valores